Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
Lourinhã já conta com duas Equipas de Intervenção Permanente na prevenção e socorro de acidentes e catástrofes
Município

Lourinhã já conta com duas Equipas de Intervenção Permanente na prevenção e socorro de acidentes e catástrofes

03 outubro, 2022

A 29 de setembro foi apresentada a segunda Equipa de Intervenção Permanente, constituída pelo chefe Emanuel Ribeiro, o motorista André Santos, Jorge Campaniço, Bruna Terrinca e Carla Martins, que se vêm juntar aos elementos da primeira, concretamente a Venâncio Silva (chefe), Diogo Engenheiro (motorista), Emanuel Celeiro, Ruben Caseiro e Fernando Mendes. 

Ambas as equipas são financiadas em 50% pelo município da Lourinhã e os restantes 50% pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, ficando a associação lourinhanense apenas com os custos do equipamento e material necessários. Para o ano de 2022, e relativamente à segunda EIP, o município irá suportar o valor de 9542 €, referentes a três meses (outubro a dezembro). Quanto à primeira equipa, o município assume 50% do valor, num montante de 74.718,55 €, referentes a 12 meses (janeiro a dezembro).

Em termos de trabalho efetivo, ambas as equipas passam a assegurar o horário das 07h00 às 22h00, sendo que as 24h00 de socorro continuam a ser asseguradas pelos bombeiros da associação lourinhanense.

As EIP são equipas formadas por cinco bombeiros profissionais, que se destinam ao cumprimento de missões no âmbito da Proteção Civil. Os bombeiros que integram estas equipas são caracterizados pela elevada especialização, com competências em valências diferenciadas para atuarem em diferentes cenários.

O município da Lourinhã, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã assinaram, em maio deste ano, um protocolo de colaboração que prevê a criação de Equipas de Intervenção Permanente (EIP), constituídas por voluntários daquela associação e que têm por objetivo melhorar as condições de prevenção e socorro face a acidentes e catástrofes.