
Já está ativo o sistema de reembolso de depósito para garrafas de bebidas e latas não reutilizáveis da Região Oeste
Entra hoje em funcionamento o sistema de reembolso de depósito para garrafas de bebidas e latas não reutilizáveis da Região Oeste, que tem como objetivo aumentar a aplicação dos princípios da economia circular em setores específicos, na produção e consumo, através da implementação de um sistema de depósito e retorno das garrafas de plásticos em todos os Municípios da Região Oeste.
Ao depositar embalagens de bebidas nas máquinas do Projeto Oeste + Recicla, o consumidor final irá receber descontos nos Passes de Transporte Rodoviários da Região Oeste, um incentivo que visa contribuir para o uso do transporte coletivo e para o alcance da neutralidade carbónica.
O objetivo é garantir o encaminhamento das embalagens para reciclagem e a produção de reciclado de elevada qualidade, compatível com os requisitos necessários para a incorporação na produção de novas garrafas de bebidas, promovendo a maximização da circularidade dos materiais recuperados.
A partir de 17 de outubro de 2022, as máquinas de recolha de embalagens de bebidas e latas não reutilizáveis, adquiridas no âmbito do Projeto ‘Oeste +Recicla’ entram em funcionamento nos Municípios da Região Oeste, um Projeto financiado pelo Programa Ambiente do EEA Grants.
O projeto, liderado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste, em parceria com a entidade Norueguesa Empower.eco, visa contribuir para a recolha seletiva dos resíduos de embalagens de bebidas em plástico não reutilizáveis na Região Oeste, com impacto direto positivo nas taxas de recolha, na qualidade do material recolhido e na qualidade dos materiais reciclados, gerando oportunidades para o setor da reciclagem e para o mercado de materiais reciclados. Para além disso, o Projeto pretende contribuir para o aumento da recolha e reciclagem de embalagens de bebidas e latas, visando o cumprimento das metas europeias e nacionais.