Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
Concurso de Fotografia - aspiring Geoparque Oeste (Lourinhã)
aspiring Geoparque Oeste

Lourinhã recebe exposição itinerante do concurso de fotografia pelo território do aspiring Geoparque Oeste

19 outubro, 2022

A exposição itinerante do Concurso de Fotografia pelo território do aspiring Geoparque Oeste encontra-se patente ao público, até ao dia 18 de novembro, no hall da Câmara Municipal da Lourinhã.

A exposição exibe as fotografias vencedoras do concurso, duas das quais dos lourinhanenses Francisco Fernandes e Maria Matos, no qual foi possível participar entre os meses de abril e junho de 2022, e que teve como objetivos a promoção do património natural e cultural do território, a divulgação deste aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO, a apresentação de um território de paisagens e cenários icónicos e a projeção da fotografia como ferramenta de promoção e divulgação.

Vencedores:

Grande - Sinking Inside de Rui Miguel P. Santos.

Categoria Homem e Atividade Humana:

1º lugar – Voar por aqui de Rui Pedro B. de Sousa

2º lugar – Linhas de Torres_Forte Ordasqueira de Rafael C. de Oliveira

3º lugar – Pesca na Lagoa de Óbidos de Luís Miguel F. de Sousa

4º lugar – Mulher na Pesca de Maria da Guia P. de Matos

Categoria Património Natural:

1º lugar – Ficarei para sempre de Rui Pedro B. de Sousa

2º lugar – Pelos olhos de uma gaivota de Luís Miguel V. Sousa

3º lugar – Baleal de Luís Filipe Duarte dos R. Ferreira

4º lugar – Desenhos da Ilha do Baleal de Rodrigo Nuno P. Lopes

Categoria Património Cultural:

1º lugar – Defender o Castelo de Rui Pedro B. de Sousa

2º lugar – Cucos-Reflexos do esquecimento de João Pedro Lucas

3º lugar – Forte de N. Sra. Anjos-Paimogo de Francisco José F. Engenheiro Fernandes

4º lugar – The Comet de Verena Fuchs

O concurso contou com parceiros institucionais que garantiram os prémios atribuídos aos vencedores - Dino Parque Lourinhã, Furnaka Ecosurf Village, Museu da Lourinhã, Museu Renda de Bilros de Peniche e Odisseia Viva.

A exposição itinerante pelo território do aspiring Geoparque Oeste com as fotografias vencedoras já esteve patente no Salão Nobre do Município do Bombarral e seguirá para a Câmara Municipal do Cadaval, onde poderá ser visitada a partir do dia 21 de novembro.

A exposição continuará a sua itinerância em 2023, nos municípios de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras.

O Concurso de Fotografia no aspiring Geoparque Oeste foi coorganizado pela Associação Geoparque Oeste (AGEO) e a Revista National Geographic - Portugal.