Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
Lourinhã recebeu delegação de Bétera, no segundo evento transnacional do projeto Work On
Emprego e Empreendorismo

Lourinhã recebeu delegação de Bétera, no segundo evento transnacional do projeto Work On

04 novembro, 2022

Entre 28 e 30 de outubro, o município da Lourinhã recebeu uma delegação do município de Bétera, no âmbito do projeto Work On, dando continuidade aos eventos transnacionais que integram este programa cofinanciado por Fundos Europeus.

A comitiva, constituída por cinquenta habitantes daquela cidade espanhola, mas também por alunos do programa Erasmus+ e jovens lourinhanenses, foi recebida, na manhã de 28 de outubro, no Salão Nobre do edifício sede da autarquia, pelo presidente, João Duarte de Carvalho, pelo vice-presidente, José Tomé e pelo adjunto do presidente da Câmara, David Margarido, tendo-se seguido três sessões de trabalho, nomeadamente Oportunidades de Emprego na EU; Programas, Iniciativas e Projetos Europeus; Erasmus+: oportunidades de mobilidade da e na União Europeia, ministradas respetivamente por Nídia Figueiredo, concelheira EURES - Rede Europeia de Emprego, Sara Balcazar, representante da IrRADIARE e Sandra Geada, gestora da EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo.

De tarde, o tempo foi para partilha de experiências, numa sessão dinamizada pela Associação Juvenil de Peniche, pela associação lourinhanense Tá a Mexer e pela Escola de Serviços e Comércio do Oeste-ESCO.

Concluídos os trabalhos, os presentes foram convidados a assistir à exibição do filme A Metamorfose dos Pássaros, de Catarina Vasconcelos, no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira.

Sábado, 29 de outubro começou com uma visita à empresa BioFrade – Agricultura Biológica, localizada em Toxofal de Baixo, Lourinhã. De tarde, a delegação deslocou-se ao Vimeiro, onde visitou o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, seguindo para o Parque da Fonte Lima, na freguesia de Santa Bárbara. A noite terminou com mais um momento cultural, este, na AMAL, para assistir ao concerto dos Deepway, banda local.

O último dia iniciou-se com uma visita guiada ao Museu da Lourinhã, seguindo-se outra à Igreja de Santa Maria do Castelo e ao Cruzeiro da Lourinhã. Depois do almoço, a comitiva seguiu para a 7ª edição do Festival da Abóbora da Freguesia de Lourinhã e Atalaia, regressando, às 19 horas, a Bétera.

Para o município da Lourinhã a existência de projetos que permitam o intercambio de culturas, experiências e conhecimentos, são profundamente enriquecedoras, tanto para os decisores políticos bem como para os empresários e populações locais.