Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
Prémios, uma nova cerveja artesanal e propostas gastronómicas inovadoras marcam a 11.ª edição das festividades
Turismo

Prémios, uma nova cerveja artesanal e propostas gastronómicas inovadoras marcam a XI Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã

07 novembro, 2022

O ex-líbris da Lourinhã volta a marcar a agenda da região, num evento que começa no dia 10 de novembro, com 22 estabelecimentos de restauração participantes, e decorre até 24 de novembro.

À semelhança de anos anteriores, a 11.ª Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã volta a fazer da bebida destaque de um conjunto de sugestões gastronómicas, reunindo 22 estabelecimentos aderentes que se propuseram a reinventar diferentes sabores, no prato e no copo, com o produto de excelência da região. A iniciativa apresenta sugestões imperdíveis, desde entradas como o Mexilhão meia concha e o Creme de marisco – ambos confecionados com aguardente – a pratos principais como o Linguini al nero di seppia com gamberi e o Bife Wellington com molho de Aguardente DOC Lourinhã. As sobremesas também não dispensam a célebre bebida espirituosa: propostas como Tiramisu ou Leche frita com ganache de chocolate aromatizada com Aguardente DOC Lourinhã prometem um final de refeição inesquecível. Há, ainda, uma variedade de cocktails em que o produto é protagonista, como o intemporal Old Fashioned ou o original White Sand Cocktail.

Ao todo são 59 entradas, pratos principais e sobremesas e, ainda, 5 cocktails a não perder.

Para além da oferta gastronómica, as festividades serão palco do lançamento exclusivo de uma nova cerveja artesanal. Nascida de uma parceria entre a cerveja lisboeta 8.ª Colina e a Adega Cooperativa da Lourinhã, a cerveja foi produzida recorrendo a métodos artesanais, com estágio em barricas da Adega Cooperativa. A apresentação oficial desta nova cerveja artesanal terá lugar no dia 12 de novembro, às 18h, no restaurante Novo Parque, no Parque da Fonte Lima.

 

A 11.ª edição contará ainda com um sorteio, organizado pelo Município da Lourinhã, para a atribuição de quatro prémios. O sorteio destina-se a todos os consumidores que, durante o período da Quinzena, consumam pelo menos uma das propostas gastronómicas dos estabelecimentos aderentes. Por cada compra, os consumidores recebem uma senha única de participação, que deverão depositar numa tômbola localizada no interior da Biblioteca Municipal da Lourinhã. As senhas devem ser depositadas até às 12h do dia 28 de novembro.

 

O sorteio realizar-se-á no dia 28 de novembro de 2022, às 15:30 horas, na Biblioteca Municipal da Lourinhã. Serão atribuídos os seguintes prémios:

1º Prémio: Aguardente Velha XO DOC Lourinhã 21 Anos (Quinta do Rol);

2º Prémio: Aguardente DOC Lourinhã XO/40%, comemorativa do 30.º aniversário da Região Demarcada DOC Lourinhã, personalizada (Adega Cooperativa da Lourinhã);

3º Prémio: Duas Visitas guiadas “Sabores da Lourinhã” - Visita guiada + Prova de 2 Aguardentes DOC Lourinhã XO Matriz e 30.ª Série + Harmonização Tarte D. Isabel (Adega Cooperativa da Lourinhã);

4º Prémio: Vaporizador de Aguardente DOC Lourinhã XO/40%, de 9cl (Adega Cooperativa da Lourinhã).

 

Para mais informações, o normativo pode ser consultado aqui.

 

Estamos prontos para receber mais uma edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã, que, além de ser um importante fator dinamizador da economia local, é uma oportunidade única para dar a conhecer a nossa região e as nossas gentes. Este ano, o espírito criativo por trás desta festividade é mais evidente do que nunca, com propostas gastronómicas ainda mais inventivas e uma cerveja inovadora com o ADN da nossa aguardente regional”, refere João Serra, vereador da Câmara Municipal da Lourinhã.

 

A 11.ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã conta com a participação dos seguintes restaurantes aderentes: 100 Pratus (Praia da Areia Branca); Areal Beach Bar by Chakall (Praia do Areal Sul), Ave Dourada (A-dos-Cunhados), Avenida Café Cervejaria (Lourinhã),Barracão do Petisco (Marquiteira), Castelo (Lourinhã), Chico Neto (Praia de Porto Dinheiro), Dom Lourenço (Praia da Areia Branca), Marisqueira Mar do Norte (Praia de Porto Dinheiro), Novo Parque (Parque da Fonte Lima), O Passarinho (Moita dos Ferreiros), Os Severianos (Casal Novo da Amieira), Paraíso do Foz (Alto Foz), Páteo Ibérico (Lourinhã), Pizza & Companhia (Praia de Porto Dinheiro), Pizzaria da Praia (Praia da Areia Branca), SandWish Beer Food Truck (Lourinhã), Solmar & Terrace (Praia da Areia Branca), Terra à Terra (Lourinhã), Vestigium (Reguengo Pequeno), Vista Mar by Noiva do Mar (Atalaia) e o Yukimura Sushi Bar (Lourinhã).

 

As ementas podem ser consultadas no site Visit Lourinhã. O decorrer do evento pode ser acompanhado nas redes sociais visitlourinha.IG e municipiodalourinha/FB.

 

A Lourinhã produz aquela que é considerada uma das três melhores aguardentes do mundo, sendo uma das únicas três regiões demarcadas da Europa apenas para a produção de aguardentes – para além de Armagnac e Cognac. A distinção DOC (Denominação de Origem Controlada) é atribuída pela Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa às aguardentes que cumpram e apliquem o regulamento que estabelece as condições dos solos, as características de cultivo e de tecnologias de vinificação, conservação e destilação, envelhecimento e engarrafamento.

 

Sobre a Região Demarcada de Aguardente DOC Lourinhã

A Região Demarcada de Aguardente Vínica de Qualidade com Denominação de Origem Controlada “Lourinhã” comemora 30 anos em 2022 (foi criada a 7 de março de 1992) e é composta por cinco municípios (Lourinhã, Bombarral, Óbidos, Peniche e Torres Vedras). A Região, única em Portugal para a produção exclusiva de aguardentes vínicas, é uma das três regiões demarcadas da Europa.