Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
Cultura

Exposição de pintura “Mensagens Codificadas”

13 jan - 28 fev, 2023
10H30-16H30
Galeria Municipal da Lourinhã
Exposição de pintura “Mensagens Codificadas”

SINOPSE E BIO

Helena Zyryanova nasceu em 1971 na costa do Mar Negro, na Crimeia, onde se formou na Escola de Arte e o seu sonho sempre foi ser artista. Veio viver para Portugal em 2000, onde ficou durante doze anos, participando em diversas exposições coletivas e individuais. Pintando retratos ao vivo e paisagens, que fizeram sucesso e foram vendidos. Em 2012 foi viver para a Alemanha, regressando a Portugal em setembro de 2022, local onde se inspira no oceano e dá continuidade ao seu trabalho. De 2018 a 2019, apresentou as suas obras online na “Agora-Galery”, em Nova York. Em 2018 participou, no “33º The Chelsea International Fine Art Competition New York” e em 2021 no Concurso “The Luxembourg Art Prize”.

"As minhas obras têm um estilo surrealista, muito brilhante e colorido, e encontram-se em coleções particulares de diversos países, nomeadamente: América, Canadá, Brasil, Portugal, França, Alemanha, Dinamarca, Grécia e Japão. Refletem o nosso mundo, enfatizando o significado da vida, ações, destinos e desejos de todos nós.Encontro inspiração quando vejo algumas fotografias na Internet, caminho pelas ruas da cidade, assisto a filmes ou às vezes apenas em um sonho. Crio constantemente e amo cada um dos meus trabalhos, desde um esboço até uma assinatura numa pintura, adoro o próprio processo de criação."

As suas pinturas, são como sonhos ou desejos com uma gota de surrealismo, permitindo-nos olhar para o mundo a que estamos habituados, mas de uma forma ligeiramente nova, por vezes com uma certa dose de humor, mas sempre com uma energia positiva.