Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
ConversAndo traz Museu dos Templários ao Oeste
aspiring Geoparque Oeste

ConversAndo traz Museu dos Templários ao Oeste

17 fevereiro, 2023
As evidências da passagem da Ordem dos Templários pelo território do aspiring Geoparque Oeste, demonstadas na primeira sessão de ConversAndo, surpreenderam participantes e oradores. Manuel Furtado Mendes, diretor do futuro Museu dos Templários, em Tomar, assumiu vontade de incluir o Oeste na exposição.

A primeira sessão de ConversAndo decorreu no auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira e teve início com uma breve apresentação do aspiring Geoparque Oeste pelo Coordenador Executivo, Miguel Reis Silva, que apresentou também aos presentes o conceito deste ciclo de conversas e caminhadas.

“Por Terra de Templários” contou com a participação dos oradores José Manuel Anes, Manuel Furtado Mendes e da moderadora Vanessa Antunes e foi de extrema importância para clarificar e desmistificar a ligação da Ordem dos Templários ao Oeste, apesar da ausência de António Botto Quintans, autor de várias obras que evidenciam essa passagem pelo território, que não pode estar presente.Na visita à igreja de Santa Maria do Castelo foi possível comprovar, in situ, a passagem da Ordem dos Templários pelo território do aspiring Geoparque Oeste, mostrando aos participantes as marcas ainda bem presentes no local.

Desta sessão, destaca-se a vontade de Manuel Furtado Mendes de incluir o Oeste no futuro Museu dos Templários, a vasta sabedoria e experiência de vida e profissional de José Manuel Anes, que encantou os presentes, e a satisfação dos participantes que, com a participação nesta sessão, garantiram um momento extraordinário de aprendizagem.

ConversAndo abarca o total de 14 conversas e caminhadas, desenvolvidas em todos os municípios integrantes deste aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO, que têm como principal objetivo a divulgação e debate de temas e locais relacionados com o património natural e cultural deste território.

A próxima conversa realiza-se a 25 de março, nas Caldas da Rainha, e tem “Por Fontes e Termas” como tema. No dia seguinte, a 26 de março, na mesma cidade, decorre a primeira caminhada de ConversAndo, com o tema “Caldas da Rainha – Cidade Criativa da UNESCO”.