.jpg?TeyjB7LncH5J_tgT0iVy1RrX5DvP1w5TxashLwPi1uM1)
A primeira sessão de ConversAndo decorreu no auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira e teve início com uma breve apresentação do aspiring Geoparque Oeste pelo Coordenador Executivo, Miguel Reis Silva, que apresentou também aos presentes o conceito deste ciclo de conversas e caminhadas.
“Por Terra de Templários” contou com a participação dos oradores José Manuel Anes, Manuel Furtado Mendes e da moderadora Vanessa Antunes e foi de extrema importância para clarificar e desmistificar a ligação da Ordem dos Templários ao Oeste, apesar da ausência de António Botto Quintans, autor de várias obras que evidenciam essa passagem pelo território, que não pode estar presente.Na visita à igreja de Santa Maria do Castelo foi possível comprovar, in situ, a passagem da Ordem dos Templários pelo território do aspiring Geoparque Oeste, mostrando aos participantes as marcas ainda bem presentes no local.
Desta sessão, destaca-se a vontade de Manuel Furtado Mendes de incluir o Oeste no futuro Museu dos Templários, a vasta sabedoria e experiência de vida e profissional de José Manuel Anes, que encantou os presentes, e a satisfação dos participantes que, com a participação nesta sessão, garantiram um momento extraordinário de aprendizagem.
ConversAndo abarca o total de 14 conversas e caminhadas, desenvolvidas em todos os municípios integrantes deste aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO, que têm como principal objetivo a divulgação e debate de temas e locais relacionados com o património natural e cultural deste território.
A próxima conversa realiza-se a 25 de março, nas Caldas da Rainha, e tem “Por Fontes e Termas” como tema. No dia seguinte, a 26 de março, na mesma cidade, decorre a primeira caminhada de ConversAndo, com o tema “Caldas da Rainha – Cidade Criativa da UNESCO”.