LouriBD, 1º Festival de Banda Desenhada da Lourinhã
Cultura

Já está disponível o programa do LouriBD, 1º Festival de Banda Desenhada da Lourinhã

03 março, 2023

Entre os dias 11 e 19 de março, o município da Lourinhã e a Editora Escorpião Azul, com o apoio da Antena 1, promovem o 1º Festival de Banda Desenhada da Lourinhã – LouriBD, na vila da Lourinhã, um evento de entrada livre cujo programa já está disponível para consulta no site autárquico, aqui.

A inauguração do evento acontece a 11 de março, com a apresentação por parte do vereador com o pelouro da Cultura, José Tomé, e uma visita à exposição de banda desenhada e ao Mercado do Livro. Nesse mesmo dia, o público poderá assistir à apresentação de livros e de um concerto ilustrado, bem como à exibição de curtas-metragens de animação, ou participar de conversas, sessões de autógrafos e do Botequim da BD.

A 12 de março, a manhã começa com um workshop de Mangá, seguindo-se, de tarde, a apresentação de um livro e conversas com autores e sessões de autógrafos. Depois disso, até às 19 horas, o público poderá participar do Botequim da BD.

Entre 13 e 16 de março, estão disponíveis vários workshops, seguindo-se a apresentação de livros, com sessões de autógrafos e conversas com os autores, estando o Mercado do Livro e a Exposição abertos em permanência.

Dia 17, sexta-feira, entre as 10 horas e as 00 horas, com workshops, sessões de autógrafos, conversas, apresentações de livros e o Botequim da BD.

Sábado, 18, outro dia intenso, traz apresentações de projetos e livros, workshops, música ilustrada, conversas e sessões de autógrafos e Botequim da BD.

O último dia de LouriBD acontece a 19 de março, a partir das 15 horas, com apresentações de livros, uma conversa e sessões de autógrafos, que encerram o evento às 18 horas.

Recorde-se que esta primeira edição surge da vontade de difundir, junto da comunidade, aquilo que é a banda desenhada, tornando-a acessível e próxima de todos os leitores, independentemente da idade ou da literacia de cada um, e afirmar o seu enorme potencial pedagógico, artístico e cultural, que tanto enriquece e singulariza este género.

O festival conta com a presença dos seguintes autores e moderadores:

Álvaro e Filipe Duarte | António Rocha | Carlos Páscoa | Derradé | Fil | Hugo Pinto | Inês Garcia e Tiago Cruz | João Amaral | João Gordinho | Jorge Deodato | Lança Guerreiro | Luís Louro | Marco Fraga | Mário João Marques | Miguel Santos | Paulo J. Mendes | Paulo Monteiro | Pepedelrey | Rita Alfaiate | Rui Alves de Sousa | Sharon Mendes | Sérgio Santos | Véte

No que diz respeito à Exposição de BD “10 Anos de Histórias aos Quadradinhos” de Escorpião Azul, patente ao público de 7 de março a 1 de abril, na Galeria Municipal da Lourinhã, são acolhidos os mais variados estilos e géneros da Banda Desenhada presente a nível nacional, bem como da Editora Escorpião Azul.

Cada autor é único e diferente, quer na forma de contar a sua história, quer no seu traço e técnica. Os originais apresentados revelam sempre a verdadeira criação e construção da BD, o esforço e as várias camadas de execução até alcançar o trabalho final.

Os originais expostos são representados pelos seguintes autores:

Agonia Sampaio | António Rocha | Derradé | Fábio Veras | Filipe Duarte | Inês Garcia e Tiago Cruz | João Amaral | João Gordinho | João Vasconcelos | Lança Guerreiro | Luís Louro | Miguel Santos | Paulo J. Mendes | Pepedelrey | Rafael Sales | Ricardo Lopes | Rita Alfaiate | Sharon Mendes | Véte |

Pessoas de todas as idades podem ver a arte original dos desenhos em exposição, produzir as suas próprias tiras em workshops, apreciar e adquirir as várias edições no mercado, conversar com os autores, autografar os seus livros ou assistir a concertos ilustrados. Pretende-se criar um lugar para todos os entusiastas de banda desenhada e um local para acolher curiosos que desejam familiarizar-se com o mundo da arte sequencial.

Acompanhe a LouriBD também nos canais digitais do município da Lourinhã, em www.cm-lourinha.pt, www.facebook.com/municipiodalourinha e www.instagram.com/municipiolourinha.ig/.