Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
La Grande Lessive volta em exposição às ruas da Lourinhã a 23 de março
Cultura

La Grande Lessive volta em exposição às ruas da Lourinhã a 23 de março

13 março, 2023

Pelo 3º ano consecutivo, o município da Lourinhã volta a aceitar o desafio de Deuil-la Barre, no âmbito do protocolo de geminação existente, e convida toda a comunidade a participar em mais uma edição de “La Grande Lessive®”.

Esta edição, sujeita ao tema “A minha cabana (e) é a tua”, vai funcionar nos mesmos moldes das anteriores, onde cada participante pendurou por um dia, em fios suspensos entre dois suportes, o seu desenho, pintura, colagem, fotomontagem, fotografia ou poema visual, utilizando para o efeito molas de roupa.

A exposição acontecerá num dia único, 23 de março, pelo que os trabalhos deverão ser entregues até dia 18 de março, na Galeria Municipal da Lourinhã, Rua João Luis de Moura, vila da Lourinhã, de terça-feira a sábado, das 10h30 às 16h30, ou poderão ser pendurados pelos autores no Largo D. Lourenço Vicente, também na vila.

Sobre a edição 2023 de La Grande Lessive®:

Cada convite para La Grande Lessive® é explorado de diferentes pontos de vista. As criações não têm de ser parecidas. Desta diversidade de abordagens nasce o interesse dos estendais. Uma Grande Lessive® bem conseguida contém obras do mesmo formato (A4), que se tornaram espaços criativos abertos a todas as possibilidades, utilizando vários meios e formas (fotografia, desenho, colagem, pintura, criação digital, etc.) após a sua elaboração por pessoas de todos os géneros, idades, condições sociais, aptidões e locais de residência. A sua suspensão no mesmo fio provoca assim vizinhanças inesperadas que questionam um mesmo assunto.

Desde o início, dependendo da escolha de um "e" que ligue duas construções distintas ("A minha cabana e a tua") ou do uso do verbo "ser" ("A minha cabana é a tua"), as opções técnicas, estéticas e artísticas serão distintas. Pode até ver-se a viver sozinho numa cabana ou a partilhar uma, no coração da cidade, com outras pessoas.

Em ambos os casos, esta cabana será um lugar de vida articulando o interior e o exterior, o íntimo e o público, a fragilidade e o conforto. As ligações a estabelecer ou recusar com um ambiente vegetal, mineral, animal, humano, cultural, urbano ou não, industrial ou pós-industrial, rural, marinho, alpino, desértico, etc., irão delinear os seus contornos.

Durante La Grande Lessive® os fios serão esticados de modo a construir uma cabana ao ar livre. As suas paredes serão constituídas por fios esticados para suportar uma infinidade de cabanas de todos os tipos, criadas por cada participante num suporte em formato A4. Estes trabalhos tomarão a forma de esquissos, esboços, desenhos coloridos ou não, pinturas, fotografias, criações digitais, colagens, fotomontagens ou textos (lendas, escalas, descrição, história, etc.). Haverá tantas representações de cabanas, quantos os participantes, mas apenas uma cabana monumental concebida em três dimensões para as acomodar. Esta instalação será visitável durante o dia.