
A 11ª edição de 2023 do festival literário Livros a Oeste, organizado desde 2012 pela Câmara Municipal da Lourinhã, com programação de João Morales, e uma das mais importantes manifestações culturais da Região Oeste (evento nomeado para a edição deste ano dos Iberian Festival Awards), decorre de 9 a 13 de maio, sob a égide de alguns dos grandes nomes da literatura portuguesa.
“Entre nós e as palavras”, verso de Mário Cesariny que serve de mote à edição de 2023 do Livros a Oeste, expressa bem a matéria-prima de que é feito o entendimento da vida.
Pelas palavras. No ano em que se assinalam os cem anos do nascimento deste nome maior da cultura portuguesa, Mário Cesariny de Vasconcelos, juntamos-lhe outros centenários, de criadores igualmente indispensáveis na compreensão da literatura portuguesa do séc. XX e, não menos importante, da consolidação da liberdade. Sem esta, não há arte que possa nascer e desenvolver-se.
Assim, evocamos também Natália Correia, mulher-furacão que deixou uma impressão digital intensa e indelével em tudo aquilo que tocou, nas artes, nas letras, na política, no debate de ideias.
Ou Mário-Henrique Leiria, provocador e libertário, construtor de denúncias em forma de textos únicos e de formato, por vezes, inclassificável. Um homem que com o seu humor rasgou de alto a baixo a seriedade cinzenta onde habitávamos. Denunciando, sempre.
Ou ainda Urbano Tavares Rodrigues, defensor incansável da liberdade, professor, poeta, romancista, ensaísta, antifascista assumido que colocou o corpo físico nessa equação, enquanto a alma rebelde traçou a crónica de um povo oprimido.
Se o tema escolhido para o anual concurso de contos recorda como “cada PESSOA muda o MUNDO”, o verso de Cesariny realça uma das ferramentas essenciais para essa mudança, as palavras, neste caso, as de quatro figuras de exceção, cujo centenário se assinala em 2023.
Para José Tomé, vereador da cultura, «a recente nomeação para o Iberian Festival Awards representa mais uma demonstração de reconhecimento perante o trabalho continuado e persistente que a Câmara Municipal da Lourinhã tem vindo a desenvolver no âmbito da cultura em geral e do livro em particular. Nesta edição, prosseguimos a habitual linha de trabalho deste festival, com atividades nos vários horários e a primeira metade do dia profusamente preenchida com sessões pensadas para as nossas escolas».
«Natália, Cesariny e Mário-Henrique serão evocados ao longo do festival, com a presença de algumas figuras amplamente conhecedoras do seu trabalho e da sua vida. E Urbano Tavares Rodrigues, igualmente centenário em 2023, completa este quarteto de lutadores pela liberdade, com a exposição “CEM ANOS DE UM INSUBMISSO – Urbano Tavares Rodrigues (1923-2013) “, que lhe dedicamos, na Galeria Municipal da Lourinhã, só possível graças à generosidade da sua família», anuncia João Morales, programador do festival.
Como habitualmente, uma programação variada e recheada de bons motivos de apelo, cujas manhãs e início das tardes foram pensadas para os alunos das nossas escolas, abrangendo diversos géneros literários, mas também a dramatização de textos, exemplos da apropriação do Cinema ao mundo da Literatura, cruzamentos entre artes e outras opções estéticas.
Além de um conjunto de escritores e ilustradores com um trabalho meritório e carismático, contamos com a presença de outras figuras, como a galerista Maria Arlete Silva (da histórica Galeria 111), o ator Rui Neto ou o guionista Henrique Dias (responsável pelos explosivos textos da hilariante série “Pôr-do-Sol” – juramos, pelo Colar de São Cajó!).
A preenchida semana encerra com um o espetáculo-oficina, “A Palavra é uma Arma”, concebido ao longo da semana do festival com alunos da Lourinhã, sob a direção de André Neves (Maze, de Dealema), cujo resultado será apresentando no último dia.
Ainda uma última nota para a Academia Cultura Sénior, parceiro habitual do festival, que este ano apresenta duas produções originais, completamente concebidas por si.
Como habitualmente também, o festival Livros a Oeste conta com uma Feira do Livro que acompanha todos os dias do evento, este ano instalada no Pátio Interior do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, organizada pela Associação Juvenil de Peniche.
A entrada é livre e a programação completa pode ser consultada, em breve, aqui.