Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
Moledo, pintura mural de Jorge Charrua
Cultura

MAP de Moledo integra a programação da Bienal Cultura e Educação do Plano Nacional das Artes

17 abril, 2023

Mostra de Arte Pública de Moledo integra a Bienal Cultura e Educação #1, na categoria Rotas e Percursos, projeto promovido pelo Plano Nacional das Artes, permitindo que esta singular e importante rota artística da Lourinhã seja divulgada em todo o território nacional, valorizando o património histórico e cultural do concelho, mas também promovendo a temática Pedro&Inês, um dos mais distintivos eixos turísticos do território, que honra esta história de amor intemporal, cujos protagonistas deixaram a sua marca na Lourinhã.

Sobre a Mostra de Arte Pública (MAP) da aldeia de Moledo, nasce de uma parceria entre a antiga junta de freguesia de Moledo, a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e a escola Secundária António Arroio, com o profundo envolvimento da comunidade local e do município da Lourinhã, e tem por objetivos a democratização da arte e a promoção do bem-estar da população. Desta forma, as dinâmicas são sempre implementadas com o envolvimento da comunidade e, quando possível, as obras são executadas pelos artistas em regime de residências artísticas, proporcionando a interação e troca de saberes entre os locais e os artistas. Daqui, já resultaram 50 obras espalhadas pela aldeia, com vários projetos culturais e artistas convidados, podendo ser visitados trabalhos de arte urbana, instalações com peças de cerâmica e azulejo e ainda Land Art. As últimas datam de 2020 e resultam de uma parceria com a revista FOmE, quando a aldeia recebeu os trabalhos de pintura mural de Jorge Charrua e de Filipa Morgado, no primeiro caso, uma abordagem contemporânea à imagem de Inês de Castro e, no segundo, uma interpretação da história de Pedro e Inês, com vista à criação de um espaço abstrato, mas alinhado com a ideia de caminho (interior e exterior), de fuga e esconderijo. De realçar ainda as visitas de Pantónio ao Moledo, artista cuja relação com a aldeia remonta a 2014 e que, também em 2020, ofereceu a pintura do moinho à aldeia, num ato de partilha que trouxe uma nova obra sobre os mesmos muros.

Sobre a Bienal Cultura e Educação, decorre até 30 de junho e estabeleceu-se no país através da formação de parcerias, trabalhando em rede com instituições, equipamentos culturais e educativos, câmaras municipais, fundações, associações, coletividades, artistas, mediadores e professores, tendo, ao todo, reunido mais de 300 propostas artísticas e culturais para jovens e crianças. Ambiciona promover e desenvolver processos de envolvimento com as comunidades, a criação e produção, o acesso e a mediação das artes e do património. Pretende ainda celebrar e tomar consciência da importância transformadora das artes, valorizar a criação e a programação para a infância e a juventude, com o “objetivo de transformar as instituições culturais em território educativo e as escolas em polos culturais” e fomentar uma verdadeira democracia cultural: a participação ativa de cada um na cultura de todos, como agentes culturais e educativos.