Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo

Ana Ventura

É copywriter, contadora de histórias e animadora de leitura. Iniciou a escrita de contos infantis em 2003, e, desde então, publicou O Bicharoco que era Oco (ed. Pena Azul), A Zebra Zezé (Texto Editores) e O Cato Quer Mimos (ed. Letra Imaginária, 2014), O Menino que Gritou para Dentro, Que Sentido Faz e Uma Bolota Prodigiosa  (os três na Zero a Oito). O seu mais recente trabalho é O Dia de Bolo de Chocolate.

Todos os títulos têm uma encenação associada com materiais elaborados especificamente para o efeito. Pela sua experiência na área da performance a partir do livro, é também solicitada para encenar conteúdos de outros autores. Neste âmbito já colaborou com a livraria Baobá, o centro de interpretação ambiental de Almada ou o serviço educativo do teatro LU.CA.

Publicou Lendas Portuguesas Contadas de Novo – a partir do qual desenvolveu o espectáculo que traz ao Livros a Oeste – explorando conteúdos do património natural (referências geográficas, biodiversidade local) e cultural (herança real que chegou aos dias de hoje) sem deixar de polvilhar generosamente com os pós prodigiosos que estão na sua origem.