
Fernando Cabral Martins
Foi Professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, onde ensinou Literatura e Cultura Portuguesa. Preparou diversas edições anotadas e comentadas de Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros, Alexandre O’Neill e Luiza Neto Jorge.
Coordenou um Dicionário de Fernando Pessoa e do Modernismo Português, em 2008. Publicou em 1990 uma antologia dos poetas simbolistas, e livros ensaísticos sobre Cesário Verde (1988), Mário de Sá-Carneiro (1994), Julio (2005), Fernando Pessoa (2014) e Mário Cesariny (2016), bem como O Trabalho das Imagens, em 2000. Co-traduziu a poesia de Boris Vian (1997) e uma antologia dos trovadores provençais (2014).
É um dos responsáveis pela organização de duas coleções de antologias. Uma, dedicada a Fernando Pessoa (Pessoa Breve) e uma outra para divulgar o trabalho de José de Almada Negreiros (Almada Breve), ambas no catálogo da Assírio & Alvim.
Em 2009 publicou a novela A Flor Fatal; em 2022, O Deceptista (na &etc) e, em 2017, o estudo Mário Cesariny e o Virgem Negra, pretexto ideal para ser nosso convidado no Livros a Oeste 2023.