Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo

Compostagem

A compostagem doméstica é um processo natural de reciclagem de resíduos orgânicos, em que o objetivo é transformar o material orgânico em húmus, concentrando os nutrientes certos para as plantas e solo.

Permite que as várias quantidades de vegetais, restos de podas, relvas, folhas de jardim e plantas secas possam deixar de ser misturadas com outros resíduos urbanos, causando aumento das emissões de carbono, focos de contaminação e mais poluição.
A reciclagem destes resíduos orgânicos separadamente, para além de aligeirar os custos da sua recolha e tratamento em aterros sanitários, resulta num adubo 100% natural para fertilizar a terra.

A Valorsul em parceria com o Município da Lourinhã tem vindo a realizar ações de formação e sensibilização sobre compostagem doméstica, com posterior atribuição de compostores domésticos aos munícipes interessados neste processo, em particular os que possuam quintal, horta ou jardim.

Os munícipes interessados em participar nestas ações de formação “Compostar, outra forma de Reciclar”, deverão contatar a Coordenação de Ambiente para proceder à inscrição e obter mais informações através do endereço eletrónico ambiente@cm-lourinha.pt ou contatar a Valorsul em valorsul@valorsul.pt.
Pode também construir o seu próprio compostor!

Veja aqui:Como construir um CompostorGuia Prático de Compostagem