Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo

Cada Palavra... Uma Arte

"Cada Palavra…uma Arte” foi um projeto, com um cariz pedagógico – artístico, em que a Escola constituiu o espaço privilegiado de intervenção. Um lugar onde a Ética e a Estética se conjugaram numa simbiose que deu mote à reflexão, admiração, deslumbramento e às múltiplas interpretações das pessoas e do mundo.

Neste projeto do Município da Lourinhã, uma palavra/conceito serviu de base de reflexão e de inspiração para a interpretação e desconstrução de três obras/produções artísticas de referência, tendo em vista a produção de uma obra final, de cariz original.

A Cor, a Saudade, a Beleza e a Felicidade foram as palavras/ conceito, que serviram de trampolim para um trabalho que se desenvolveu ao longo do ano letivo de 2011/2012, abarcando uma turma por nível de ensino e agrupamento escolar.

Pretendeu-se, no fundo, que as crianças e os jovens – enquanto futuros cidadãos ativos e seres humanos em desenvolvimento, com sensibilidades e curiosidades, medos e anseios – fossem capazes de desenvolver um pensamento criativo, crítico e autónomo, no que respeita a si próprios, aos outros e ao mundo que os rodeia.

Numa primeira fase do projeto foram entregues pistas de exploração ou questões de reflexão, que poderiam ser trabalhadas em paralelo com a análise e interpretação de obras/produções artísticas de referência. Obras essas que enquadraram a escultura (A bailarina de Degas), passando pela arte urbana contemporânea (os trabalhos de VHILS), até às artes performativas. Posteriormente, as crianças do pré-escolar e alunos do 1.º ciclo tiveram a oportunidade de assistir a dois espetáculos de teatro diretamente relacionados com as palavras/conceito que lhes foram propostas como desafio: “Saudade – um conto para sete dias” e “Amarelo”.

Após a análise, reflexão e interpretação das obras/produções artísticas de referência, e no seu devido tempo, solicitou-se às turmas envolvidas a escolha de uma área artística para a produção final deste projeto. Durante abril e maio, na Felicidade trabalhou-se o vídeo, na Beleza o teatro, a fotografia, a ilustração, o design e o graffiti, na Saudade a dança e na Cor o cinema de animação. Cada turma foi acompanhada por um artista da área, que orientou os alunos em todo este trabalho criativo e de descoberta.

Mais do que a mostra de um produto final, pretendeu-se uma plena fruição e valorização do processo artístico-pedagógico onde a relação artista, professor e alunos se desenvolvesse num espaço de pensamento crítico e criativo. Neste projeto manteve-se o respeito pelo livre crescimento das crianças e jovens, integrando os momentos próprios da infância e da adolescência. Pretendeu-se, por isso, desenvolver as suas aptidões e habilidades, estimulando a admiração, a indagação e a reflexão, tornando-os assim pessoas participativas na construção de um mundo com referências mais claras e consistentes.

Na programação evento “Livros a Oeste” 2012, que decorreu na Lourinhã, entre os dias 31 de maio e 7 de junho, esteve integrada a apresentação destas obras finais.

“Cada Palavra…uma Arte” surgiu em exposições de artes visuais patentes no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, bem como em espetáculos de artes performativas – dança e teatro - no auditório da Associação Musical e Artística Lourinhanense, nos dias 1 e 2 de junho. A produção final do graffiti subordinada ao conceito de Beleza pôde ser apreciada nas instalações da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. João das Regras.

 

Documentos

Cada Palavra Uma Arte - PROJETO para as escolas da Lourinhã
Relatório de avaliação