Geminações
O estabelecimento de alianças entre municípios de diferentes países fortalece o crescimento das relações internacionais, possibilitando uma ligação dinâmica entre vilas e cidades.
Neste contexto, as geminações surgem como instrumentos privilegiados ao nível da cooperação, facilitando a troca de conhecimentos e experiências num cenário que envolve diferentes sectores da sociedade civil.
As geminações estabelecidas pelo Município da Lourinhã visam, precisamente, esse estreitamento da cooperação, traduzido no intercâmbio escolar e sociocultural, bem como na parceria em projetos de formação, modernização administrativa e desenvolvimento, entre outras.
Geminações – Vila da Lourinhã
EuropaA Lourinhã está geminada com duas vilas francesas: Écully – uma comuna francesa localizada na região de Rhône-Alpes e Deuil-la-Barre situada nas imediações de Paris.
A geminação com Écully é a mais antiga do Município da Lourinhã, tendo sido celebrada a 5 de Janeiro 1995. A par de contactos institucionais diversos, a cooperação tem sido, particularmente, visível nos intercâmbios estabelecidos entre as populações escolares das vilas francesa e portuguesa.
Na dimensão cultural, é de referir a atuação de bandas filarmónicas concelhias em Écully.
Com Deuil-la-Barre, situada nas imediações de Paris, foi assinada em 18 de abril de 2009 uma Carta de Amizade com o objetivo de estreitar laços de amizade e cooperação entre os dois municípios, bem como de os fomentar entre as associações, estabelecimentos de ensino e empresas das duas comunidades.
Esta Carta de Amizade, responsável por vários intercâmbios e visitas mútuas, culminou, oficialmente, com a assinatura do Protocolo de Geminação entre a Autarquia de Deuil-la-Barre e o Município da Lourinhã em 16 de janeiro de 2016, comprometendo-se os dois municípios a trabalhar de forma concertada, confiante, amigável e duradoura nas áreas culturais, desportivas, económicas e sociais.
ÁfricaO estreitamento dos laços de amizade entre os povos da Lourinhã e da Ilha do Sal, em Cabo Verde, foi objeto de um protocolo (ver) estabelecido a 15 de Setembro de 2006.
A cooperação tem-se realizado – especialmente – na área do desenvolvimento, com a participação de técnicos do Município da Lourinhã em diversos projetos nas áreas da formação profissional e administração municipal.
Ao longo dos anos, a cooperação tem-se ainda registado no campo institucional, com a visita de representantes políticos do Sal ao nosso concelho e com a estadia de uma comitiva lourinhanense na ilha do arquipélago de Cabo Verde.