Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo

Lourinhã - Compostar para Todos

Bem-vindo ao projeto piloto LOURINHÃ - COMPOSTAR PARA TODOS!

O que é a compostagem:

A compostagem doméstica é um processo natural de reciclagem de resíduos orgânicos, em que o objetivo é transformar o material orgânico em húmus, concentrando os nutrientes certos para as plantas e solo. Permite que as várias quantidades de vegetais, restos de podas, relvas, folhas de jardim e plantas secas possam deixar de ser misturadas com outros resíduos urbanos, causando aumento das emissões de carbono, focos de contaminação e mais poluição. A reciclagem destes resíduos orgânicos, para além de aligeirar os custos da sua recolha e tratamento em aterros sanitários, resulta num adubo 100% natural, para fertilizar a terra.

Qual a importância da compostagem:

Os biorresíduos produzidos e colocados em compostores, ajudam a mudar a prática de “usar e descartar”, devido à técnica da economia circular: recusar, reduzir, reutilizar, reciclar e reaproveitar (compostagem) Quando faz compostagem, melhora a gestão de resíduos, através de pequenos gestos.

Enquadramento do projeto piloto LOURINHÃ – COMPOSTAR PARA TODOS:

O município da Lourinhã quer impulsionar a economia circular e melhorar a gestão de resíduos, também através do aumento da taxa de desvio para aterro dos biorresíduos produzidos pela comunidade local, conseguido através das correta separação na origem e da acertada deposição final. Aproveitando a abertura do Aviso nº 8247/2021 do Fundo Ambiental - “Biobairros – da terra à terra”, a autarquia apresentou uma candidatura para aquisição de equipamentos para compostagem comunitária, que veio a ser aprovada e que disponibiliza biocompostores nas freguesias de Lourinhã e Atalaia (Praia da Areia Branca), Miragaia e Marteleira (Miragaia), Santa Bárbara (Pregança) e São Bartolomeu dos Galegos e Moledo (Moledo). O produto resultante da compostagem comunitária, será incorporado nas áreas verdes das freguesias e nas hortas e jardins dos participantes, tornando-se assim uma mais-valia.

Com base na análise do Estudo Prévio sobre a implementação da recolha seletiva em Portugal Continental, incidindo, em especial, sobre o fluxo dos biorresíduos (Julho 2019) e no “Estudo para o desenvolvimento de sistemas de recolha de biorresíduos”, nos municípios da Comunidade Intermunicipal do Oeste, do qual o Município da Lourinhã faz parte, concluiu-se que as localidades supra referidas apresentam menor potencial técnico de implementação de recolha seletiva de biorresíduos, devendo ser consideradas soluções como a compostagem comunitária.

Desta forma, o Aviso nº 8247/2021 do Fundo Ambiental - “Biobairros – da terra à terra”, permitiu o investimento em equipamentos para compostagem comunitária, que concorrem para a diminuição do desperdício alimentar e para a redução da quantidade de resíduos depositados em aterro, contribuindo para a redução de:

1. resíduos recolhidos;2. transportes efetuados; 3. custos associados;4. emissões gases com efeito de estufa, produzidos pela deposição de biorresíduos em aterro.

Objetivos:

O projeto tem como objetivo disponibilizar equipamentos de compostagem comunitária (biocompostores) nas freguesias da Lourinhã e Atalaia, localidade da Praia da Areia Branca, Miragaia e Marteleira, localidade de Miragaia, Santa Bárbara, localidade de Pregança e São Bartolomeu dos Galegos e Moledo, localidade de Moledo, reduzindo assim a quantidade de biorresíduos enviados para a aterro. O composto resultante da compostagem comunitária será utilizado como fertilizante natural nas zonas verdes das Freguesias e nas hortas e jardins dos participantes.

Público-alvo:

Todos os munícipes residentes nas localidades das freguesias abrangidas por este projeto: freguesia da Lourinhã e Atalaia (Praia da Areia Branca), freguesia de Miragaia e Marteleira (Miragaia), Santa Barbara (Pregança) e freguesia de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo (Moledo).

Inscrição no projeto:

Ficha de inscrição (aceda aqui)Os munícipes interessados devem preencher, assinar e entregar a Ficha de Inscrição, na Junta de freguesia ou enviar por e-mail, para ambiente@cm-lourinha.pt. Seguidamente, receberão o kit de Compostagem Comunitária e serão convidados para uma ação de formação a realizar em datas a definir.

Kit de Compostagem Comunitária:

A cada munícipe que se inscreva no projeto piloto será entregue um “Kit de compostagem”, constituído por:

1. Chave de acesso ao compostor comunitário;2. Balde para separar os biorresíduos;3. Manual de compostagem comunitária.

Deveres do munícipe:

1. Inscrição no projeto piloto, através do site da Câmara Municipal da Lourinhã ou na Junta de Freguesia;2. Frequência de uma ação de formação sobre compostagem, promovida pela Câmara Municipal da Lourinhã;3. Separação correta dos biorresíduos, na origem (em casa);4. Utilização cuidada do biocompostor.

Deveres da Câmara Municipal da Lourinhã:

Fornecimento, aos munícipes inscritos no projeto, de:

  1. Chave de acesso ao compostor;
  2. Balde para separar biorresíduos;
  3. Manual de compostagem comunitária;
  4. Promoção de sessões de formação sobre a correta utilização do compostor;
  5. Prestação de apoio técnico para o bom desenvolvimento do processo de compostagem;
  6. Manutenção dos equipamentos e respetivas áreas envolventes.

Bolsa de Voluntários “Mestres Composteiros”:

Os munícipes podem propor-se a integrar a bolsa de voluntários “Mestres Composteiros”, tendo como função gerir o processo de compostagem, revirar a pilha de compostagem e adicionar material estruturante, assim como sensibilizar os restantes participantes para a importância deste processo. Para o efeito, será disponibilizada formação adequada, com vista à correta gestão e acompanhamento do sistema de compostagem, onde serão designados aqueles que assumirão a função “Mestres Composteiros”.

Considerações Gerais:

A participação no projeto é voluntária, gratuita e por agregado familiar, implicando a leitura e aceitação do Regulamento. Os baldes e chaves de acesso ao compostor comunitário são propriedade da Câmara Municipal da Lourinhã. Em caso de desistência, o participante deve devolver a chave de acesso ao compostor, entregando-a na respetiva Junta de Freguesia ou na Câmara Municipal da Lourinhã.