Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo

Paimogo - Forte da Memória Costeira

O projeto Coastal Memory Fort tem como principal objetivo a revitalização e salvaguarda do Forte de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo, mais conhecido como o Forte de Paimogo, situado sobre as arribas da Praia de Paimogo, datado de 1674 e classificado como Imóvel de Interesse Público, em 1957.

O Coastal Memory Fort visa a reabilitação do Forte, através do uso de técnicas e materiais de construção não-destrutivas da identidade do edifício, bem como o investimento em atividades com a comunidade local e escolar e a promoção do turismo sustentável, com a finalidade de criar novas oportunidades e serviços para o desenvolvimento local que, articulados com outros produtos turísticos concelhios, irão valorizar o território e gerar emprego.

Este projeto de revitalização pretende dar uma nova função ao Forte de Paimogo, transformando-o no "Forte de Memórias", através do reforço da identidade da comunidade local e da recuperação e apropriação dos saberes tradicionais.

 

Objetivos do projeto

Promover a salvaguarda do património cultural costeiro através da reabilitação do Forte de Paimogo da Lourinhã, recurso fundamental para a capacitação da comunidade e população local, através da reconexão com a sua própria identidade / memória e do reforço de valores que potenciam o desenvolvimento local sustentado

Melhorar a eficácia da salvaguarda do património cultural costeiro classificado, através da estabilização, reabilitação e conservação do Forte de Paimogo e das arribas em que se localiza, pela junção de financiamentos EEA Grants/DGPC (reabilitação do Forte) e verbas próprias nacionais do município Lourinhã/APA (estabilização das arribas).

Respeitar os princípios gerais da conservação, em particular o princípio da intervenção mínima e o princípio da compatibilidade de materiais e técnicas, de modo a evitar a destruição de testemunhos que fazem parte da identidade e significância do Forte.

Fortalecer os valores de memória, tanto individual quanto coletiva, através da conversão do Forte do Paimogo numa “Caixa Forte de Memórias da Comunidade Local” (Coastal Memory Fort / Magical Meeting Point).

Reforçar o direito à cultura e fruição cultural, através da implementação de uma programação cultural, sempre em estreita colaboração com a Comunidade Local, que irá contribuir para o desenvolvimento local sustentável.

Contribuir para o desenvolvimento socioeconómico local sustentável da Lourinhã, para a sua inclusão e coesão, no combate às assimetrias regionais e na promoção do seu património.

Promover a criação de postos de trabalho, pelo incentivo, apoio e capacitação proporcionado pela Incubadora do município da Lourinhã, ao desenvolvimento de projetos de empreendedorismo cultural e criativo, na recuperação dos saberes tradicionais e transmissão de conhecimentos.

Aumentar, de forma sustentada o número de visitantes e a diversificação de públicos, criando novas oportunidades e serviços para o desenvolvimento local que, articulados com outros produtos turísticos concelhios, irão valorizar o território e gerar emprego.

Proporcionar aos públicos-alvo do projeto Coastal Memory Fort (comunidade local, comunidade escolar, comunidade sénior, público em geral/turistas) a participação em atividades culturais.

Facebook do promotor 

Instagram do promotor

 

 

Documentos

Atividades do Projeto