Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo

Brasão

Heráldica - Lourinhã

A vila da Lourinhã é das localidades portuguesas com maior número de testemunhos antigos acerca das suas armas. Cinco pedras de representação heráldica (de armas) e um estandarte (mandado fazer aquando do 1.º Centenário da Batalha do Vimeiro, em 1908) constituíram as bases para a definição do atual brasão municipal.

O brasão de armas da Lourinhã, estudado e ordenado pela Associação de Arqueólogos Portugueses, a solicitação da Comissão Administrativa da Câmara Municipal da Lourinhã, foi oficialmente fixado pela Portaria n.º 9923, de 5 de Novembro de 1941, sendo, então, publicado em Diário do Governo. Brasão de Pedra

Constituição das Armas, Bandeira e Selo

Constituição das Armas: De vermelho, com um loureiro de verde, frutado de ouro, num terrado de negro realçado de verde. O tronco acompanhado por duas flores de lis, de ouro. Em chefe, um crescente de prata e um sol de ouro. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com os dizeres a negro: "Vila da Lourinhã".

Bandeira: esquartelada de amarelo e verde. Cordões e borlas de ouro e de verde. Haste e lança douradas.

Selo: circular, tendo ao centro as peças das armas, sem indicação dos esmaltes. Em volta, e dentro dos círculos, encontram-se os dizeres: "Câmara Municipal da Lourinhã".

Simbologia Heráldica: 

Árvore central - símbolo de força ou representação de florestas locais;

Flores de Lis - símbolo heráldico de França, representam os primeiros donatários da vila e os seus fundadores de origem francesa.

Sol e Lua - indicam que o brasão municipal era considerado com força e poder permanentes, de dia e noite, para todo o sempre. Estes símbolos podem, ainda, indicar que o brasão, para além do poder que inspirava, estava, ainda, sujeito a um poder mais alto, celestial, representado pelos principais astros;

Ouro - metal que representa a nobreza, constância, poder;

Prata - metal que exprime a humildade e riqueza; 

Vermelho - esmalte que significa vitórias, ardis e guerras;

Negro - significa firmeza e obediência;

Verde - esmalte que representa a fé