Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
Seminário "Forte da Memória Costeira"
Seminário "Forte da Memória Costeira"

Seminário "Forte da Memória Costeira"

Este evento tem por objetivo dar a conhecer os trabalhos que têm sido desenvolvidos naquele equipamento, desde 2021, altura em que o Ministério da Administração Interna e o município da Lourinhã assinaram um acordo de cedência do Forte de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo e Antigo Posto da Guarda Fiscal - Paimogo-Lourinhã, permitindo à autarquia iniciar, com os parceiros do projeto Coastal Memory Fort (University of Oslo, Stiftelsen Museum Nord, Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P., COFAC - Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL - Universidade Lusófona, Centro de Estudos Históricos da Lourinhã e União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia) a reabilitação do Forte, através do uso de técnicas e materiais de construção não-destrutivas da identidade do edifício, a promoção de identidade da comunidade local ou a implementação de sistemas de realidade aumentada.

Assim, no dia 15 de setembro, a sessão, apenas dirigida aos parceiros do projeto, começa às 09h00, com a receção aos participantes, seguindo-se o painel Modelos de gestão do património imaterial; Sustentabilidade das atividades culturais do património costeiro; Empreendedorismo local com enfoque na área das indústrias culturais criativas, saberes e conhecimentos tradicionais, por Anna Vermehren. Mais tarde, a mesma oradora apresenta a intervenção Boas práticas de envolvimento da Comunidade Local; Utilização da paisagem como elemento de identidade e reforço do sentimento de pertença da comunidade; Curadoria para exposições digitais, seguindo-se Programa cultural: ponto de situação e debate, por José Cruz, Vanessa Antunes, Carla Tomás, Rosário Veiga e Anabela Cruces.

No dia 16 de setembro, a sessão é aberta a toda a comunidade e tem início às 9h30, com a receção aos participantes, seguindo-se uma intervenção do vereador João Serra, responsável pelo pelouro do Turismo e da Economia, no município da Lourinhã. Depois, Rosário Veiga, Nuno Raposo, Paulo Tinoco e Michela Degortes abordam o tema Paimogo: Uma reabilitação com história - vertente material e, mais tarde, tem início a intervenção Comunidade e identidade: o contributo do património imaterial para a criação do Forte das Memórias, por José Cruz, Carla Tomás, Marluci Menezes e Vanessa Antunes. Segue-se Nord Museum – um caso de sucesso, por Anna Vermehren e Uma viagem ao passado no Forte de Paimogo com realidade aumentada, por Gunnar Liestol. Nesse dia, o encerramento ficará a cargo do presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte de Carvalho..

As inscrições na sessão de dia 16 deverão ser feitas através do e-mail livia.vieira@cm-lourinha.pt.

Sobre a candidatura Coastal Memory Fort, foi submetida pela autarquia para financiamento EEA Grants, no âmbito do Programa Cultura, em parceria com quatro parceiros nacionais, nomeadamente o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, a COFAC - Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL Universidade Lusófona, o Centro de Estudos Históricos da Lourinhã e a União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, e com duas entidades da Noruega, tendo a mesma sido aprovada no valor de € 750 000,00, com a autarquia a financiar os restantes € 132 352,95. A Direção-Geral do Património Cultural é o operador do Programa Cultura, tendo como parceiro a Direção-Geral das Artes.

O Coastal Memory Fort tem por objetivos criar novas oportunidades e serviços para o desenvolvimento local que, articulados com outros produtos turísticos concelhios, irão valorizar o território e gerar emprego e salvaguardar este património histórico do concelho.

Documentos

Programa 16 de setembro
Programa 15 de setembro