.jpg?TeyjB7LncH5J_tgT0iVy1RrX5DvP1w5TxashLwPi1uM1)
Seminário "Forte da Memória Costeira"
Este evento tem por objetivo dar a conhecer os trabalhos que têm sido desenvolvidos naquele equipamento, desde 2021, altura em que o Ministério da Administração Interna e o município da Lourinhã assinaram um acordo de cedência do Forte de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo e Antigo Posto da Guarda Fiscal - Paimogo-Lourinhã, permitindo à autarquia iniciar, com os parceiros do projeto Coastal Memory Fort (University of Oslo, Stiftelsen Museum Nord, Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P., COFAC - Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL - Universidade Lusófona, Centro de Estudos Históricos da Lourinhã e União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia) a reabilitação do Forte, através do uso de técnicas e materiais de construção não-destrutivas da identidade do edifício, a promoção de identidade da comunidade local ou a implementação de sistemas de realidade aumentada.
Assim, no dia 15 de setembro, a sessão, apenas dirigida aos parceiros do projeto, começa às 09h00, com a receção aos participantes, seguindo-se o painel Modelos de gestão do património imaterial; Sustentabilidade das atividades culturais do património costeiro; Empreendedorismo local com enfoque na área das indústrias culturais criativas, saberes e conhecimentos tradicionais, por Anna Vermehren. Mais tarde, a mesma oradora apresenta a intervenção Boas práticas de envolvimento da Comunidade Local; Utilização da paisagem como elemento de identidade e reforço do sentimento de pertença da comunidade; Curadoria para exposições digitais, seguindo-se Programa cultural: ponto de situação e debate, por José Cruz, Vanessa Antunes, Carla Tomás, Rosário Veiga e Anabela Cruces.
No dia 16 de setembro, a sessão é aberta a toda a comunidade e tem início às 9h30, com a receção aos participantes, seguindo-se uma intervenção do vereador João Serra, responsável pelo pelouro do Turismo e da Economia, no município da Lourinhã. Depois, Rosário Veiga, Nuno Raposo, Paulo Tinoco e Michela Degortes abordam o tema Paimogo: Uma reabilitação com história - vertente material e, mais tarde, tem início a intervenção Comunidade e identidade: o contributo do património imaterial para a criação do Forte das Memórias, por José Cruz, Carla Tomás, Marluci Menezes e Vanessa Antunes. Segue-se Nord Museum – um caso de sucesso, por Anna Vermehren e Uma viagem ao passado no Forte de Paimogo com realidade aumentada, por Gunnar Liestol. Nesse dia, o encerramento ficará a cargo do presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte de Carvalho..
As inscrições na sessão de dia 16 deverão ser feitas através do e-mail livia.vieira@cm-lourinha.pt.
Sobre a candidatura Coastal Memory Fort, foi submetida pela autarquia para financiamento EEA Grants, no âmbito do Programa Cultura, em parceria com quatro parceiros nacionais, nomeadamente o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, a COFAC - Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL Universidade Lusófona, o Centro de Estudos Históricos da Lourinhã e a União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, e com duas entidades da Noruega, tendo a mesma sido aprovada no valor de € 750 000,00, com a autarquia a financiar os restantes € 132 352,95. A Direção-Geral do Património Cultural é o operador do Programa Cultura, tendo como parceiro a Direção-Geral das Artes.
O Coastal Memory Fort tem por objetivos criar novas oportunidades e serviços para o desenvolvimento local que, articulados com outros produtos turísticos concelhios, irão valorizar o território e gerar emprego e salvaguardar este património histórico do concelho.