Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo

Seminário "Terramoto 1755: Efeitos no Oeste”

Este seminário teve por objetivo trazer à lembrança, tal como indica o nome do projeto “Forte da Memória Costeira”, os eventos naturais decorridos em 1755, nomeadamente o terramoto seguido de Tsunami que afetaram a região Oeste de Portugal.

Assim, no dia 4 de novembro, a sessão que teve como público-alvo a população em geral bem como os professores da comunidade local da Lourinhã e Torres Vedras, teve com início pelas 09h00 no Salão Nobre da Câmara Municipal da Lourinhã.

A sessão foi aberta com a intervenção do vereador João Serra, responsável pelo pelouro do Turismo e da Economia, no município da Lourinhã.
Depois, Anabela Cruces, professora na Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona fez um breve enquadramento do projeto EEAGrants “Coastal Memory Fort (Forte do Paimogo)” apresentando também os kits pedagógicos que estão a ser criados para a comunidade escolar.

O primeiro painel teve como tema “Os tsunamis e suas origens, exemplos internacionais”, este foi partilhado por César Andrade, professor catedrático (aposentado) da Universidade de Lisboa, abordou o tema “Tsumanis: geração, propagação, impactos na zona costeira; e por Pedro Costa, professor associado do Departamento de Ciências da Terra – Universidade de Coimbra, abordou o tema “Registo geológico de Tsunamis na Europa Atlântica”.

O segundo painel teve como tema “O tsunami de 1755 e o litoral oeste”, este foi partilhado por Nuno Pimentel, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, abordou o tema “O litoral Oeste, aberto ao mar e aos tsunamis”; e por Ana Ramos Pereira, professora Catedrática (aposentada) da Universidade de Lisboa.

#Working togheter for a green competitive and inclusive Europe!

eeagrants.gov.pt     eeagrants.org