Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo

Património Cultural Imaterial Local

PCI - IDENTIDADE LOCAL

IDENTIFICAR – SALVAGUARDAR – PARTILHAR

O Projeto de Recolha do Património Cultural Imaterial Local – dinamizado pela Câmara Municipal e Museu da Lourinhã, em parceria com o Agrupamento de Escolas da Lourinhã e do Agrupamento D. Lourenço Vicente – teve inicio em 2013 e traduz-se num verdadeiro trabalho de cooperação institucional e de empenho comunitário, que concorre para a salvaguarda das manifestações do património cultural imaterial do território e para a construção de uma base de dados de acesso publico, que permite, através de um Inventário On-Line, registar, partilhar e sedimentar a identidade coletiva do concelho.

Porque identificar significa proteger os bens culturais de um território, mas também possibilitar o seu acesso e fruição pela comunidade, este inventário On-Line reúne de forma sistematizada o trabalho de recolha e registo – das expressões orais, como contos, cantos e lendas; de rituais e celebrações; de artes, saberes e modos de fazer, enraizados no quotidiano das populações - realizado pelos jovens dos 2º e 3º ciclos e ensino secundário do concelho da Lourinhã. Para a concretização deste objetivo, os alunos utilizaram a metodologia do KIT de Recolha de PCI, um recurso educativo concebido e editado pelo Instituto dos Museus e da Conservação (DGPC – MC).

Contaram com a preciosa orientação dos seus professores, bem como com o indispensável apoio dos seus familiares, amigos e vizinhos que, com os seus testemunhos, permitiram que mais uma parte do património local seja preservado e divulgado. Os registos são, sempre que possível, enriquecidos com imagens das celebrações, das artes e ofícios e, no caso dos contos e lendas, com as belas e originais ilustrações da autoria de Mário Alvares. As recolhas do património cultural imaterial local fazem ainda parte do acervo nacional e constam da Base de Dados Nacional.

O Inventário On-Line, em constante desenvolvimento, facilita e incentiva a participação das comunidades na defesa e valorização do património que criam, mantêm e transmitem, proporcionando igualmente um espaço privilegiado de dialogo entre gerações, promotor do conhecimento e compreensão da diversidade cultural.

Participe na salvaguarda do nosso Património Cultural Imaterial PCI Local (contos, lendas, cantos – histórias de vida, de pessoas ou lugares; manifestações e celebrações festiva – artes e ofícios tradicionais) e envie-nos o seu contributo (geral@cm-lourinha.pt), utilizando as fichas de recolha e instruções que disponibilizamos.

Documentos

KIT Ficha 08 Entrevista História Vida
KIT Ficha 07 Pessoas
KIT Ficha 06 Objetos
KIT Ficha 04 Lugares
KIT Ficha 03 Tradições Orais
KIT Ficha 02 Tradições Festivas
KIT Ficha 01 Saberes e Ofícios