Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo

O que é

Através da Resolução do Conselho de Ministros nº 197/97, publicada em DR em 11 de Novembro, as autarquias locais foram incumbidas de dinamizar nos seus territórios uma Rede Social, que se baseou desde o início em Conselhos Locais de Ação Social a nível concelhio e Comissões Sociais de Freguesia nestes territórios. O objetivo era fomentar a cooperação entre autarquias, administração central e entidades públicas e privadas sem fins lucrativos que atuam nos respetivos territórios na área social no sentido de uma atuação concertada com vista à prevenção e solução de problemas sociais e à definição de prioridades comuns.

O concelho da Lourinhã com o intuito de agir preventivamente e intervir o mais precocemente nos problemas sociais, aderiu ao projeto Rede Social em 20 de fevereiro de 2003, constituindo o Conselho Local de Ação Social (CLAS) em setembro desse ano.

A Rede Social visa dois grandes objetivos fundamentais:

  • Combate à pobreza e à exclusão social;
  • Promoção do desenvolvimento local.

Presentemente, os desafios são: Colocar as pessoas em primeiro lugar, continuando a apoiar mais e melhor, quem mais precisa, mediante a racionalização dos meios existentes. Nesse sentido, torna-se fundamental atualizar o Diagnóstico Social, que servirá de base à elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Social.

Acreditamos que o trabalho em parceria, consubstanciado na Rede Social, é, inequivocamente, uma cultura a incentivar, pelo que continuaremos a apostar nas nossas instituições, de forma a responder cada vez melhor às necessidades da população, contribuindo para que a Lourinhã, seja de fato, um concelho justo e solidário.

Contactos:

Rede Social da Lourinhã

Câmara Municipal da Lourinhã

Técnica da Rede Social – Helena Carruço Mota

Praça José Máximo da Costa

2534 -500 Lourinhã

Telefone – 261 410 169

E-mail: geral@cm-lourinha.pt

No caso de pretender formalizar o seu pedido ou exposição através de email deverá utilizar o seguinte endereço geral@cm-lourinha.pt, e indicar no corpo do seu email a seguinte informação: Nome completo ou designação da entidade; Morada de residência ou sede; N.º de identificação Fiscal.