Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo

Resíduos Sólidos Urbanos Recicláveis

A recolha de resíduos é um assunto preocupante nos tempos atuais, havendo a necessidade impreterível de contribuir para um futuro melhor.
A reciclagem é um assunto cada vez mais importante, sendo essencial o encaminhamento correto dos resíduos que produzimos para apontarmos a uma Economia Circular.

O conceito de Economia Circular é essencial, pois através do encaminhamento correto de resíduos podemos reduzir a quantidade de matéria-prima necessária para a criação de novos produtos utilizados no nosso dia-a-dia, diminuindo o impacto no nosso planeta e nos seus recursos naturais.
Cerca de 90% dos resíduos que produzimos em casa podem ser encaminhados para valorização, desde a reciclagem, à compostagem e à utilização de resíduos verdes para aquecimento no inverno. De um modo geral, todos os resíduos podem ser valorizados.

Contudo, o encaminhamento da reciclagem apenas se encontra na 4ª posição numa política que cada vez mais é esquecida: a política dos 5 R’s. RECUSAR produtos descartáveis para REDUZIR a quantidade de resíduos produzidos, REUTILIZAR sempre que possível, RECICLAR todos os resíduos com potencial de valorização e COMPOSTAR (ROT em Inglês) os resíduos biodegradáveis.

Atualmente houve uma evolução favorável com a deposição seletiva de resíduos, conforme se pode verificar nos seguintes gráficos com dados dos últimos 10 anos.

O Município tem à disposição dos seus munícipes variados equipamentos para deposição de resíduos passíveis de reciclagem (Papel/Cartão, Plástico/Metal, Vidro).

• Contentores de 240 L – Ilhas ecológicas
Utilizados num conjunto de 3 contentores, para deposição de matérias como papel/cartão, plástico/metal e vidro, com cores individuais de acordo com a tipologia de resíduos a depositar (azul, amarelo e verde). Estão localizados em aglomerados populacionais menos densos e em locais onde não é possível colocar ecopontos de maior dimensão, devido as características dos arruamentos.

• Contentores de 800 L
Utilizados para a deposição de papel/cartão e para a deposição de vidro. Utilizados predominantemente em locais de elevada produção específica de resíduos (comercio/industria).

• Contentores de 2500/3000/5000 L – Ecopontos
Utilizados num conjunto de 3 contentores, para deposição de matérias como papel/cartão, plástico/metal e vidro com cores individuais de acordo com a tipologia de resíduos a depositar. Utilizados também individualmente (contentor cúbico) para deposição seletiva de papel/cartão. Estão localizados em lugares públicos de fácil acesso, aglomerados populacionais e em locais de grande produção de resíduos.


Responsabilidade da recolha
A recolha dos rsu depositados nos Ecopontos de 2500/3000/5000 L, é da responsabilidade da Valorsul, S.A.

O Município assegura a recolha e encaminhamento dos resíduos recicláveis depositados nos restantes equipamentos, assim como a recolha porta-a-porta junto dos grandes produtores e concurso Ecovalor de todos os Jardins de Infância e Escolas do Ensino Básico e do Concelho da Lourinhã.

Todos os recicláveis são encaminhados para a Valorsul, S.A. - Centro de Tratamento de Resíduos dos Oeste (CTRO), localizado em Vilar, concelho do Cadaval.

Documentos

Evolução comparativa de papel/cartão
Evolução comparativa de vidro
Evolução comparativa de plástico/ metal
Evolução comparativa de recicláveis (papel, Vidro e plástico)
Vidro
Plástico
Papel
Metal