Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo

Capela de Nossa Senhora dos Anjos - Feteira

Apesar da povoação de Feteira não constar do censo de 1527, já deveria existir pois a sua capela, em honra de Nossa Senhora dos Anjos, erguida à entrada da aldeia e muito perto do Moledo, é sem dúvida uma construção quinhentista, semelhante as existentes na Pena Seca e no Reguengo Pequenos. O nome da localidade, que se dizia Afeteira, derivará da existência abundante de Fetos.

Próximo da aldeia foi descoberta, em 1981, a Gruta da Feteira, uma necrópole do neolítico, datada de há 5 3000 anos, composta por sepulturas secundárias de urnas circulares. Numa das urnas, contendo ossos de vários corpos, foi encontrado um parietal que terá sido objeto de trepanação e que, mostrando calo ósseo, prova a sobrevivência do individuo à intervenção cirúrgica, bem como um crânio serrado, provavelmente utilizado em rituais funerários à semelhança de outros encontrados na Península Ibérica. Foram ainda encontrados peças de mobiliário funerário diverso, objetos para fins votivos, líticos e de cerâmica, lisa e decorada, assim como peças de colar em concha e em osso.

É uma pequena capela de finais do século XVI, com características renascentistas, de arquitetura rural típica da zona estremenha. Com alpendre de três águas sobre a porta principal, que ocupa a quase totalidade da fachada, está rodeada por um pequeno adro de forma circular com quatro degraus que dão acesso ao nível inferior da rua. O alpendre é sustentado por dois colunelos, assentes em murete e com moldura em cantaria, possuindo em toda a volta do seu interior um banco de pedra corrido. A capela-mor está separada do corpo da igreja por arco de volta perfeita, sustentado por duas colunas toscanas, e o altar-mor possui um retábulo do século XVIII em madeira pintada a azul e ouro, muito simples, onde se abre um nicho com a imagem da santa padroeira do século XVI. Os tetos, hoje recobertos a madeira, eram anteriormente pintados a azul celeste.

No exterior, a encimar a parede lateral do lado norte, foi construída uma pequena torre sineira em substituição de um antigo campanário.

Coordenadas: 9:15:34.193,39:16:35.058