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Igreja do Divino Espírito Santo - Moledo

O topónimo Moledo, que deriva do latim molletum, rochedo ou pedra grande, esta associado ao território onde se integra - o Planalto das Cezaredas - um dos mais belos monumentos naturais nacionais e um local que a história e a tradição oral popular associa aos acampamentos de César, às caçadas reais e aos amores clandestinos de D. Pedro e Inês de Castro.

Segundo alguns historiadores, perto do local onde se ergue a da Igreja do Divino Espírito Santo, Igreja Matriz do Moledo, existiria um Paço, de cujas ruinas ainda existiram algumas pedras, onde terá vivido D. Inês e D. Pedro e terão nascido três dos seus filhos. A história imortalizou esta aldeia, que acolhe de forma inovadora e criativa, o passado, o presente e o futuro, prezando e mantendo as histórias contadas de geração em geração através do curioso projeto de escultura pública - Moledo Acontece - associado ao mito inesiano em terras da Lourinhã. As várias e curiosas obras deste projeto podem ser admiradas um pouco por toda a aldeia, particularmente junto à igreja, aos lavadouros e ao Ribeiro de S. Domingos.

A Igreja do Divino Espírito Santo é um templo rural obidense, de tradição popular religiosa típica na região, em que a tipologia de alpendre é o prolongamento do espaço religioso no exterior. Na torre sineira inscreve-se a data de 1629, ano da sua construção ou reconstrução. A edificação da igreja insere-se numa época de grande projeção artística nacional mas também de grande conturbação politica e social, consequência do domínio espanhol e das guerras da restauração, e que se traduziu na influência de um estilo genuinamente português denominado de "Brutesco Nacional" - uma trilogia composta por azulejo, pintura de tetos em caixotão e talha dourada.

Erguida entre o final do século XVI e o início do século XVII, é uma igreja de fachada simples, com portal renascentista e colunas de fustes lisos assentes num murete que delimita o adro. O interior de uma nave, com planimetria longitudinal, foi posteriormente guarnecido com silhar de azulejo de tipo "Padrão" ou "Tapete" do século XVII. O teto é apainelado e pintado com ornatos de florões, cartelas, anjos, grinaldas e flores soltas, sobressaindo em cada painel um medalhão central com figuras simbólicas das litanias marianas e, ao centro, a representação de Pentecostes, símbolo do Divino Espírito Santo. O coro alto é sustentado por interessantes colunas de pedra com pias de água-benta incorporadas à volta dos fustes.

Coordenadas: 9:15:30.418,39:17:06.485