Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo

Notícias

Sem resultados a apresentar
Economia

Conheça os resultados finais do Concurso de Ideias - Turismo do Futuro

12 outubro, 2021

O Município da Lourinhã, através da Startup Lourinhã, lançou, em abril, o Concurso de Ideias de Negócio – Desafio Turismo.

Pretendeu-se com esta iniciativa promover o ecossistema empreendedor da Lourinhã e contribuir ativamente para o desenvolvimento do concelho. O tema da iniciativa foi o turismo visto que o turismo pós-pandémico vai exigir uma nova versão dos negócios e novas interpretações nesta área que possam fazer face aos desafios emergentes trazidos pela pandemia.

Decorridos os períodos de candidatura, seleção, análise e classificação das mesmas, apuraram-se os projetos premiados:

1º “O Meu Pôr do Sol"

2º “Descobrir a Lourinhã/ Dino-Tours/ Dino-Exploradores”

Estes projetos serão incubados na Startup Lourinhã, de modo a receberem apoio técnico necessário ao seu desenvolvimento e implementação, nomeadamente ao nível de desenvolvimento do conceito, modelo e plano de negócios, estratégia, gestão, design, marketing, comunicação, entre outras valências.

Acrescem ainda os prémios previstos no normativo, os quais serão usufruídos nas unidades do ramo hoteleiro do concelho distinguidas com o selo de qualidade Marca Lourinhã: Noiva do Mar – Apartamentos Turísticos, Ldª e Furnaka Village.

O próximo concurso de Ideias de Negócio, que se encontra em fase de preparação, terá como tema a sustentabilidade nas áreas agrícola e marítima.

Startup Lourinhã – Empreender à Beira Mar.

Concurso de Ideias - Turismo do Futuro - Resultados Finais
Economia

Conheces o programa Verão Ativo?

14 junho, 2021

O Município da Lourinhã desenvolveu o programa Verão Ativo, dirigido a jovens com idades compreendidas entre 16 e 25 anos, com o objetivo de permitir colaborarem na organização de atividades desenvolvidas pela autarquia, nomeadamente na dinamização de atividades educativas e turísticas, no apoio à Biblioteca de Praia e na realização de atividades no Parque de Campismo da Praia da Areia Branca.

O programa decorre de 01 de julho a 15 de setembro e as inscrições devem ser efetuadas entre 15 e 22 de junho, através do preenchimento de um formulário de candidatura, remetido para veraoativo@cm-lourinha.pt.

Conhece as normas de participação.

Verão Ativo 2021 - Lourinhã
Economia

Município da Lourinhã marca presença na Feira Nacional de Agricultura

10 junho, 2021

O Município da Lourinhã marcará presença na Feira Nacional da Agricultura enquanto associado da AMPV – Associação dos Municípios Portugueses do Vinho.

O município contará com um stand nos dias 11 e 12 de junho, numa ação de ativação da Marca Lourinhã e de promoção territorial. Nos dois dias, marcará presença, no stand do município, a empresa Arribas & Parcelas, Lda. que conta com dois produtos distinguidos com o selo de qualidade Marca Lourinhã: os vinhos Carlotas e Valmitão. No dia 12 de junho, destacar também a presença da Adega Cooperativa da Lourinhã, produtora de Aguardente DOC Lourinhã, ex libris do território.

O certame decorre entre 9 e 13 de junho, no CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém.

Feira nacional da agricultura
Economia

Já são 97 os estabelecimentos comerciais que aderiram à plataforma Buy Lourinhã

04 maio, 2021

Com o objetivo de potenciar este recurso que, para além do seu website, também ocupa espaço próprio nas redes sociais Facebook e Instagram, o Município da Lourinhã lança hoje um vídeo promocional que vem reforçar o conceito de e-commerce e apresentar as funcionalidades disponíveis.

Desde o seu lançamento, o número de empresas a aderirem à plataforma Buy Lourinhã tem sido crescente, tendo atingido, nesta última semana, os 97 estabelecimentos aderentes aprovados. Encontram-se ainda em fase de pré-registo, a aguardar aprovação, 27 estabelecimentos.

A Buy Lourinhã permite duas possibilidades aos comerciantes e empresários do concelho: terem disponíveis produtos e serviços apenas em montra ou realizarem vendas online. Das 97 empresas aprovadas na Plataforma Buy Lourinhã, 38 empresas apresentam-se como montra de serviços (39%), 40 apresentam-se como montra de produtos (41%) e 19 já recebem encomendas (20%).

Em termos de setores de atividade, aquele que mais se destaca é o do vestuário. No entanto, verifica-se uma procura crescente nas áreas do retalho alimentar, do alojamento, seguros, agência e consultoria imobiliária, materiais de construção, entre outros.

Em anexo encontra um ficheiro com o descritivo das empresas aderentes.

Buy Lourinhã
Economia

Município disponibiliza formação em Marketing Digital aos comerciantes locais

16 abril, 2021

No dia 22 de abril, às 19h00, o Município da Lourinhã, através da incubadora de empresas Startup Lourinhã, realiza um Workshop em Marketing Digital, dirigido aos comerciantes do concelho da Lourinhã. Esta ação de formação prende-se com a crescente importância da internet e das redes sociais no quotidiano atual, tornando-se crucial saber identificar públicos, criar estratégias eficientes para cada perfil e, assim, conseguir comunicar de uma forma mais certeira e eficiente, mantendo os clientes já existentes e captando novos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui

 

workshop mkt digital
Economia

Feira mensal volta a realizar-se a 5 de abril

02 abril, 2021

Esta segunda-feira, voltará a realizar-se, na vila da Lourinhã, a habitual feira mensal, interrompida por motivos de contenção da pandemia por COVID-19.

Estarão implementadas medidas de segurança, relacionadas com esta doença, que o Município espera que sejam respeitadas, a bem da manutenção dos baixos números de infeções e dos consequentes impactos na economia local.

Aproveite, assim, para fazer boas compras, nunca descurando a sua saúde.

Feira mensal volta a 5 de abril
Economia

Plataforma Buy Lourinhã: um mês de crescimento

31 março, 2021

A plataforma Buy Lourinhã, publicada oficialmente pelo Município da Lourinhã no passado dia 25 de fevereiro, apresenta-se como uma das mais importantes medidas de apoio à divulgação e promoção do comércio local em período de pandemia Covid-19, através da digitalização das pequenas e médias empresas do território, permitindo a cada empresário ter uma presença online, fazendo negócio 365 dias do ano, 24h por dia.

Um mês após o lançamento da plataforma, João Serra, Vereador responsável pela Divisão de Desenvolvimento Territorial, faz um balanço positivo, afirmando que “A plataforma enquanto montra de comerciantes foi lançada com 84 pré-registos, dos quais estavam aprovados 51. Um mês depois, a adesão e interesse têm sido grandes por parte do pequeno comércio e prestação de serviços, pelo que, neste momento, a plataforma conta com 119 pré-registos, estando aprovados e publicados 88. Para além disso, a montra de produtos/serviços apresenta, neste momento, mais de 370 artigos”.

Neste período, o Município apostou na capacitação do comércio local no âmbito das funcionalidades da plataforma e também no âmbito da fotografia de produto visto que o aspeto visual da plataforma é um dos elementos cruciais da mesma.

Em termos de setores de atividade, o que mais se destaca é o vestuário. No entanto verifica-se uma procura crescente nas áreas do retalho alimentar, do alojamento, seguros, agência e consultoria imobiliária, dos materiais de construção, entre outros.

A partir de hoje, 31 de março, a plataforma está também preparada para que os comerciantes que assim o decidam, possam passar a receber encomendas online, começando assim numa nova fase que permite o contacto direto com o cliente final, sendo a gestão de cada presença online na Buy Lourinhã da inteira responsabilidade de cada empresário.

A plataforma é exclusiva a empresários e empresas com sede e estabelecimento no concelho da Lourinhã, nas áreas do pequeno comércio e/ou prestação de serviços. O pré-registo dos empresários interessados em integrar a plataforma já se encontra a decorrer, através do seguinte processo:

1. Preenchimento do formulário, disponível em https://buy.cm-lourinha.pt ;2. Envio de uma cópia da declaração do início de atividade ou da certidão permanente da empresa e uma cópia dos documentos comprovativos da situação fiscal regularizada perante a Autoridade Tributária e Segurança Social para o email buy@cm-lourinha.pt, sujeito a aprovação por parte do Município.

Tanto o registo como a adesão são gratuitos.

O Município convida todos os empresários do concelho a juntarem-se a esta que se pretende vir a ser a maior montra de produtos e serviços da Lourinhã.

Buy Lourinhã
Economia

Município aprova medidas de apoio ao sector local de restauração e bebidas

12 março, 2021

Foram ontem, 10 de março, aprovadas em reunião de Câmara Municipal da Lourinhã, medidas de apoio, a título extraordinário e temporário, ao setor de restauração e bebidas, com o objetivo de ajudar as empresas a suportar o impacto económico da pandemia COVID-19, são elas:

1 - Isenção do pagamento de rendas/concessões/licenças dos espaços da titularidade do Município, destinados à atividade de restauração e bebidas, de fevereiro a junho de 2021, que não reúnam condições de acesso ao Programa APOIAR - COMPETE 2020.

O pedido de isenção, deverá ser requerido através de formulário e enviado para o email: geral@cm-lourinha.pt, até ao dia 25 de março, acompanhado de documento comprovativo e/ou declaração sob compromisso de honra, em como o requerente não reúne condições de acesso à medida APOIAR RENDAS.

2 - Um apoio excecional a todo o setor da restauração e bebidas para alargamento ou atribuição de esplanadas, com isenção de taxa, de 1 de abril a 31 de dezembro de 2021.

O pedido da atribuição da esplanada deverá ser requerido através de formulário a enviar para o email: geral@cm-lourinha.pt, anexando fotografia ou planta de localização do local a ocupar, desenho ou planta com as medidas da esplanada, com o número de cadeiras e mesas a instalar, com a antecedência de 15 dias uteis, relativamente à sua efetiva pretensão.

Ambas as medidas têm por base o previsível futuro plano gradual de desconfinamento, a ser anunciado a curto prazo pelo Governo.

Apoios Locais Restauração 1
Economia

Município da Lourinhã lança Plataforma “BuyLourinhã”

25 fevereiro, 2021

O Município da Lourinhã desenvolveu uma plataforma de compras online, acessível em https://buy.cm-lourinha.pt/, que designou como BuyLourinhã. Esta plataforma está integrada num conjunto de medidas que têm como principal objetivo a promoção e dinamização do tecido empresarial local, em período de pandemia de Covid-19. A plataforma é exclusiva a empresários e empresas com sede e estabelecimento no concelho da Lourinhã, nas áreas do pequeno comércio e/ou prestação de serviços. Tanto o registo como a adesão são gratuitos.

A partir de amanhã, 25 de fevereiro, a plataforma funcionará, numa primeira fase, como montra de comerciantes onde os empresários poderão divulgar os seus negócios e, a curto prazo, possibilitará aos estabelecimentos registados a concretização de vendas, através de contacto direto com o cliente final. Significa isto que, numa fase posterior, a gestão de cada presença online na Buy Lourinhã será da inteira responsabilidade de cada empresário. Até ao final do mês de março, passará a ser possível vender produtos e/ou serviços online.

Neste momento, são 51 os negócios aderentes, número que se espera que aumente à medida que o projeto cresça.
A curto prazo, a autarquia irá proporcionar, a título gratuito e a todos os estabelecimentos aderentes que manifestem interesse, ações de capacitação na área da fotografia de produto para plataformas digitais e, posteriormente, na área do marketing digital e vendas online.

O registo dos empresários interessados em integrar a plataforma pode ser feito através do seguinte procedimento:
1. Preenchimento do formulário para o efeito, disponível em https://buy.cm-lourinha.pt/marketplace/ 
2. Envio de cópia da declaração do início de atividade ou da certidão permanente da empresa e de cópia dos documentos comprovativos da situação fiscal regularizada perante a Autoridade Tributária e Segurança Social, para o e-mail buy@cm-lourinha.pt, documentos sujeitos a aprovação por parte do Município.

A Buy Lourinhã apresenta-se como uma das mais importantes medidas de apoio à divulgação e promoção do comércio local, através da digitalização das empresas do território, permitindo a cada empresário ter uma presença online, fazendo negócio 365 dias do ano, 24h por dia. Ao consumidor, permite-lhe igualmente fazer compras em qualquer dia, a qualquer hora e sem sair de casa, conhecendo a diversificada oferta de negócios do concelho da Lourinhã, numa única plataforma.

O Município convida todos os empresários do concelho a juntarem-se a esta que se pretende vir a ser a maior montra de produtos da Lourinhã.

 

 

Município da Lourinhã lança Plataforma “BuyLourinhã”
Economia

Conhecidos os novos períodos de candidaturas para medidas de apoio ao emprego e à formação profissional

09 fevereiro, 2021

Já são conhecidos os períodos de candidaturas às medidas Estágios ATIVAR.PT e Medida Incentivo ATIVAR.PT, criadas no âmbito do Programa Reforçado de Apoios ao Emprego e à Formação Profissional.

Estas medidas visam assegurar a manutenção do emprego, a retoma progressiva da atividade económica e a (re)inserção profissional dos utentes desempregados.

O período para apresentação de candidaturas às medidas é o seguinte:

1.º Período - 15 de fevereiro a 30 junho

2.º Período - 15 de agosto a 30 de dezembro

Consulte mais informações sobre estas medidas aqui e aqui.

Para esclarecimento de dúvidas, contacte o Centro de Emprego de Torres Vedras (261 146 900 / ce.torresvedras@iefp.pt) ou o Gabinete de Inserção Profissional da Lourinhã (261 146 187 / gip@cm-lourinha.pt).

Conhecidos os novos períodos de candidaturas para medidas de apoio ao emprego e à formação profissional
Economia

Sessão de divulgação sobre o Programa de Apoio à Produção Nacional

09 fevereiro, 2021

A Comissão Diretiva do Programa Centro2020, em parceria com as oito Comunidades Intermunicipais da Região Centro, promove, no dia 12 de fevereiro, às 11h, uma sessão de divulgação online sobre o Programa de Apoio à Produção Nacional – “Estimular a produção nacional, melhorar a produtividade, assegurar emprego”.

A inscrição deve ser feita aqui. Após o registo, será enviado para o email o link para assistir ao evento.

Mais informações sobre o Programa de Apoio à Produção Nacional no site da Comunidade Intermunicipal do Oeste, aqui: Programa de Apoio à Produção Nacional na Região Oeste - Oeste CIM

Sessão de divulgação sobre o Programa de Apoio à Produção Nacional
Economia

Município da Lourinhã prepara lançamento da plataforma Buy Lourinhã

09 fevereiro, 2021

O Município da Lourinhã encontra-se a desenvolver uma plataforma de compras online, que designou como Buy Lourinhã, mais uma vez apoiando a economia local em período de pandemia de Covid-19. A plataforma é exclusiva a empresários e empresas com sede e estabelecimento no concelho da Lourinhã, nas áreas do pequeno comércio e/ou prestação de serviços.

A Buy Lourinhã apresenta-se como uma das mais importantes medidas de apoio à divulgação e promoção do comércio local, através da digitalização das empresas do território, permitindo a cada empresário ter uma presença online, fazendo negócio 365 dias do ano, 24h por dia. Ao consumidor, permite-lhe igualmente fazer compras em qualquer dia, a qualquer hora, sem sair de casa, conhecendo a diversificada oferta de negócios do concelho da Lourinhã, numa única montra.

A plataforma funcionará, numa primeira fase, como montra de produtos e serviços onde os empresários poderão divulgar os seus negócios, mas, a curto prazo possibilitará aos estabelecimentos registados a concretização de vendas, através de contacto direto
com o cliente final. Significa isto que, numa fase posterior, a gestão de cada presença online na Buy Lourinhã será da inteira responsabilidade de cada empresário. O pré-registo dos empresários interessados em integrar a plataforma já se encontra a decorrer, através do seguinte processo:

1. Preenchimento do formulário, disponível aqui ;
2. Envio de uma cópia da declaração do início de atividade ou da certidão permanente da empresa e de uma cópia dos documentos comprovativos da situação fiscal regularizada perante a Autoridade Tributária e Segurança Social, para o email buy@cm-lourinha.pt,
sujeito a aprovação por parte do Município.

Tanto o registo como a adesão são gratuitos.

O lançamento da plataforma, enquanto mostra de produtos e serviços, acontecerá no final do mês de fevereiro de 2021 e, até ao final do mês de março, passará a ser possível vender produtos e serviços online. Neste momento, são 27 os negócios aderentes,
número que se espera que aumente à medida que o projeto cresça.

O Município convida todos os empresários do concelho a juntarem-se a esta que se pretende vir a ser a maior montra de produtos e serviços da Lourinhã.

Município da Lourinhã prepara lançamento da plataforma Buy Lourinhã