Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo

Notícias

Sem resultados a apresentar
OesteCim

Projeto Oeste + Igual, EEA Grants | Inquérito Digital de Autodiagnóstico dirigido a Professores e Educadores da Região Oeste

15 setembro, 2021

Já conhece o Projeto Oeste + Igual?

Trata-se de um projeto-piloto na implementação das políticas e boas-práticas nas áreas da Igualdade de Género e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal na Região Oeste.

Se é Professor ou Educador na Região Oeste, responda ao Inquérito Digital e contribua para melhorar a Igualdade no Oeste.

Participe aqui.

 Projeto Oeste + Igual, EEA Grants | Inquérito Digital de Autodiagnóstico dirigido a Professores e Educadores da Região Oeste
OesteCim

Comunidade Intermunicipal do Oeste abre procedimento concursal na carreira/categoria de Bombeiro Sapador

03 setembro, 2021

A Comunidade Intermunicipal do Oeste abriu um procedimento concursal com vista a preencher 14 postos de trabalho em regime de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo incerto, para a carreira/categoria de Bombeiro Sapador.

Os candidatos a Bombeiros Sapadores Florestais do Oeste irão desenvolver ações de silvicultura, de manutenção de proteção de povoamentos florestais, ações de manutenção e beneficiação de infraestruturas de defesa da floresta e de apoio à gestão florestal, ações de sensibilização, de vigilância, apoio ao combate e a operações de rescaldo e vigilância ativa pós-rescaldo, ações de instalação e manutenção de rede primária e secundária da defesa da floresta contra incêndios, ações de combate a incêndios rurais e de recuperação de áreas ardidas e estabilização de emergência, e outras ações especializadas no âmbito da gestão florestal.

Os interessados deverão ter como requisitos específicos o 12.º ano de escolaridade e idade inferior a 25 anos, completados no ano de abertura do concurso, podendo excecionalmente ser dispensado o requisito relativo à idade para os trabalhadores que se encontrem a exercer funções correspondentes ao conteúdo funcional.

As candidaturas deverão ser dirigidas ao Presidente do Júri e formalizadas através do preenchimento de formulário, disponibilizado na página eletrónica da OesteCIM, www.oestecim.pt, sendo remetidas através do correio eletrónico recrutamento@oestecim.pt ou remetidas através de correio.

Mais informações em https://bit.ly/procedimento-concursal-bombeiro-sapador-oeste

 

procedimento concursal na carreira/categoria de Bombeiro Sapador
OesteCim

OesteCIM pretende saber qual o grau de satisfação em relação a igualdade de género e conciliação da vida profissional, pessoal e familiar nos Municípios do Oeste

04 agosto, 2021

No âmbito do Projeto Oeste + Igual, a OesteCIM lançou um Inquérito Digital com vista à recolha de informação que permita obter um ponto de situação realista sobre a implementação das políticas de igualdade de género e conciliação da vida profissional, familiar e pessoal nos Municípios do Oeste.

O questionário tem como objetivo analisar questões como a existência de apoio a colaboradoras durante o período de gravidez e no regresso ao trabalho, a diversidade entre colaboradores, a percentagem de mulheres entre os líderes/gestores da empresa, a existência de programas e/ou campanhas para a Igualdade e/ou Conciliação Trabalho-Família, a facilidade dos homens em terem um bom emprego e serem promovidos face às mulheres ou a existência de casos de discriminação no trabalho.

Questionário - Gestores/as e Dirigentes de Empresas da Região Oeste

Questionário - Alunos/as do 3º Ciclo e Secundário da Região Oeste

Questionário - Dirigentes e Colaboradores/as das Autarquias da Região Oeste

Questionário - Dirigentes Executivos/as e Quadros Dirigentes de Associações da Região Oeste

Questionário – Professores e Educadores da Região Oeste

Questionário - Cidadãs e Cidadãos da Região Oeste

Inquérito OesteCIM
OesteCim

OesteCim apresenta Estudo do Sistema de Recolha de Biorresíduos

14 julho, 2021

 

A OesteCim irá apresentar, no próximo dia 16 de julho, às 10h00, numa sessão aberta ao público, os resultados do Estudo do Sistema de Recolha de Biorresíduos, que pretende apoiar a definição de uma estratégia concertada para a gestão sustentável dos biorresíduos produzidos no território abrangido pelos seus 12 Municípios. 

O desenvolvimento deste estudo foi adjudicado à empresa 3 Drivers – Engenharia, Inovação e Ambiente, Lda., e passou por identificar e analisar soluções técnicas de recolha e de valorização na origem, adequadas ao contexto geográfico e sociodemográfico dos Municípios da OesteCIM, que permitam recuperar de forma eficiente estes resíduos a custos equilibrados e, ao mesmo tempo, beneficiar das vantagens ambientais e económicas decorrentes do seu desvio do fluxo indiferenciado.

Inscreva-se na sessão através de email para candidaturas@oestecim.pt.
 
 

 

 

Biorresíduos OESTECIM
OesteCim

Reunião do Concelho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Oeste decorreu hoje, na Lourinhã

27 maio, 2021

Decorreu hoje, na Lourinhã, uma Reunião do Concelho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM), onde estiveram representados os doze municípios da região Oeste.

Nesta sessão, foi aprovado o relatório de gestão e prestação de contas 2020 da OesteCIM e foi também assinado, pelos municípios de Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras, o Memorando de Entendimento entre os municípios, que tem por objetivo estabelecer os termos de cooperação destes, no âmbito da dinamização do aspirante Geoparque Oeste, da sua estrutura de gestão e da sua candidatura a Geoparque Mundial da UNESCO.

Para João Serra, Presidente da Direção da AGEO – Associação Geoparque Oeste, “este é um momento histórico para o Oeste e para esta candidatura”. “Acredito que a dinâmica promovida por este projeto trará ao território uma dinâmica social, económica e científica muito importante para o desenvolvimento sustentável da região.”

Presente na cerimónia protocolar, o Presidente do Conselho Intermunicipal, Pedro Folgado, afirmou que “esta candidatura é muito importante para um território que se quer afirmar como uma referência nas áreas da ciência, educação, turismo e desenvolvimento sustentável e, como tal, o Oeste está unido no sucesso deste projeto liderado por seis municípios.

O aspirante Geoparque Oeste compreende os municípios de Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras, num total de 1154km2, acolhendo cerca de 212.000 habitantes. Tem como principal base geológica o período Jurássico, onde os fósseis descobertos em todo o seu território e afloramentos de reconhecimento internacional dão corpo aos mais de 70 geossítios já levantados. Mas este aspirante Geoparque Oeste não é só dinossauros, e o património cultural, material e imaterial, aqui presente são uma referência regional e nacional nas suas diferentes dimensões.

 

Reunião OesteCim - 27 de maio 2021
OesteCim

OesteCIM promove World Café para debate da temática Igualdade de Género na Região Oeste

24 março, 2021

No dia 19 de março, realizou-se a segunda atividade do Projeto Oeste+Igual, World Café, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Oeste e subordinada às temáticas da “Violência no Namoro”, “Desconstrução dos Estereótipos de Género nas Escolhas Vocacionais” e “Conciliação entre as Esferas Profissional, Familiar e Pessoal”. A sessão de abertura ficou a cargo do Dr. Paulo Simões, Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Oeste, seguindo-se a Dra. Susana Ramos, Coordenadora da Unidade Nacionalde Gestão EEAGrants Portugal, a Dra. Sandra Ribeiro, Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e a Dra. Sónia Fertuzinhos, especialista e doutoranda emPolíticas Públicas.

Depois da sessão de abertura, os cerca de quarenta participantes foram divididos por pequenos grupos em três salas virtuais que funcionaram como espaço colaborativo e informal de brainstorming. Os participantes puderam dar os seus contributos e opiniões a questões relevantes, identificando obstáculos, refletindo sobre o tema e sugerindo ideias para a resolução da problemática da Igualdade de Género e Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal na Região Oeste.

Através da partilha das perceções de cada indivíduo pretendeu-se construir uma visão conjunta que concorra para o desenvolvimento de estratégias inovadoras para uma verdadeira mudança na Região Oeste. No final de cada ronda, os grupos transitaram para outra sala e trabalharam sobre as ideias desenvolvidas e registadas pelo grupo anterior na sala. No final, todos regressaram à sala comum para as conclusões.

A sessão de encerramento contou com a intervenção da Dra. Mónica Ferro, do Fundo das Nações Unidas para a População, seguindo-se o Dr. Paulo Simões que agradeceu a presença eo contributo de todos.

Oeste + Igual é um projeto do Open Call#5 - Projetos para a promoção da igualdade entre mulheres e homens ao nível local, no âmbito do Programa Conciliação e Igualdade de Género, operado pela CIG e financiado pelos EEA Grants.

Oeste + Igual