Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo

Notícias

Sem resultados a apresentar

Adiamento da Reunião Pública Participativa do aspiring Geoparque Oeste

05 maio, 2021

O aspiring Geoparque Oeste promove esta sessão com o objetivo de impulsionar a participação e o envolvimento ativo da população nas diferentes fases do planeamento das ações, as suas expectativas e opiniões sobre o turismo, a educação, o património natural e cultural, a promoção do território, de modo a construirmos um documento estratégico participado e onde os nossos parceiros se identifiquem nas suas principais linhas de ação.

Neste sentido, a participação nesta reunião de todos os agentes do território do aspiring Geoparque Oeste é bastante importante, pois será um dos momentos de maior relevância desta candidatura a Geoparque Mundial da UNESCO.

As inscrições são limitadas e estão abertas até ao dia 11 de maio, no seguinte link https://bit.ly/3sWxrF2.

Imagem adiamento reunião participativa Geoparque Oeste

Aspiring Geoparque lança vídeo promocional

26 abril, 2021

O aspiring Geoparque Oeste lançou hoje, juntamente com os seis municípios que o integram, um vídeo promocional com o objetivo de promover os territórios e os respetivos patrimónios natural e cultural.

Segundo João Serra, o Presidente da Direção da AGEO (Associação Geoparque Oeste), "este vídeo promocional é uma porta e um cartão de visita do território do aspiring Geoparque Oeste para todos os que não conhecem o seu património e as suas gentes." O Coordenador Executivo, Miguel Reis Silva, referiu que "este vídeo mostra que o processo de construção da candidatura a Geoparque Mundial da UNESCO está a fazer o seu caminho, demonstrando assim todo o trabalho realizado até ao momento."

O aspiring Geoparque Oeste abarca uma área de aproximadamente 1154 km2, traduzindo a área conjunta e vontade associativa de 6 municípios: Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche, Torres Vedras e outras entidades parceiras.

logotipo aspiring geoparque oeste

I sessão do Ciclo de Webinars sobre os aspirantes a Geoparques Mundiais da UNESCO Portugueses é já amanhã

21 abril, 2021

O I Ciclo de Webinars sobre os aspirantes a Geoparques Mundiais da UNESCO Portugueses, organizado pela Comissão Nacional da UNESCO em conjunto com o aspiring Geoparque Oeste, tem a sua primeira sessão a 22 de abril, entre as 16h00 e as 18h30.

A sessão decorrerá em formato online, através da plataforma Zoom, com link de acesso disponibilizado via email, um dia antes de cada data e com tramsissão no canal de Youtube do Aspiring Geoparque Oeste.

As inscrições são gratuitas  e podem ser realizadas em https://forms.gle/1qjib3rzML8nejK27.

Este ciclo de webinars tem por objetivo dar a conhecer os aspirantes a Geoparques Mundiais da UNESCO em território nacional, tendo em conta o seu projeto de candidatura, relevância científica e trabalho em rede., contando ainda com a efetiva cooperação conjunta entre os aspirantes a Geoparques e os cinco Geoparques Mundiais da UNESCO Portugueses já existentes.

O evento será composto por várias sessões, distribuídas entre os meses de abril e junho de 2021, sendo a 1ª sessão, por ocasião do Dia Mundial da Terra e a última sessão por ocasião do Dia Mundial de Combate à Desertificação e Seca, encerrando assim este evento a 17 de junho.

 

No final será enviado um certificado para cada um dos participantes.

Programa geoparque

Aspiring Geoparque Oeste acorda com Município do Bombarral cedência de espaço para futuro Centro de Interpretação

10 março, 2021

A antiga Escola Básica do 1º Ciclo do Bombarral, situada junto à Praça da República, foi o espaço escolhido para a instalação do futuro Centro de Interpretação do Geoparque Oeste – Terras do Jurássico.

A cedência do antigo edifico escolar foi formalizada segunda-feira, dia 8 de março, através da celebração de um protocolo, assinado pelos presidentes da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes e da direção da AGEO - Associação Geoparque Oeste, através do Presidente da Direção, João Serra, num momento que contou ainda com presença do vereador do Município do Bombarral, Vítor Fonseca.

O Centro de Interpretação terá como principal missão dar a conhecer todo o território do Geoparque, as suas maravilhas geológicas, ambientais e heranças culturais que tornam este território único e motivo de orgulho das suas gentes, permitindo continuar a preservação deste património, a despertar o interesse para a ciência e a promover o desenvolvimento sustentável na região.

Assinatura do protocolo