Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo

Notícias

Sem resultados a apresentar
Águas e Saneamento

Município da Lourinhã inicia processo de deteção e localização de fugas de água na rede de abastecimento de água

29 junho, 2021

No passado dia 23 de junho, o Município da Lourinhã iniciou os trabalhos de deteção e localização de fugas na rede de abastecimento de água, que decorrerá até ao final do ano de 2021.

Este projeto está a ser conduzido pela empresa Wavesdefender Tratamento de Água Lda.- Wta, e tem como objetivo detetar e localizar as fugas de água na rede de abastecimento do Concelho, através da sonda direta de pontos de fácil acesso de tubagem, como válvulas de seccionamento, bocas-de-incêndio e bocas de rega, utilizando equipamento dotado de um amplificador e de um filtro de ruído (Geofone). É ainda efetuada a sondagem acústica indireta, com escuta efetuada à superfície do solo, acima da conduta, quando as características do terreno o permitem.

Ao longo deste processo, a empresa Wavesdefender Tratamento de Água Lda.- Wta, estará devidamente credenciada e identificada, podendo surgir situações pontuais que careçam de acesso a locais específicos, em propriedade privada, pelo que o Município da Lourinhã solicita a colaboração e disponibilidade de todos os munícipes no apoio aos trabalhos executados por estas equipas.

Sobre a reparação das fugas de água, a empresa comunica a sua deteção ao Município que, através de meios próprios, procede à reparação das mesmas.

A redução do volume de água perdida torna-se especialmente relevante, tanto no que a encargos económicos elevados respeita como ao impacto ambiental.

A Câmara Municipal da Lourinhã encontra-se disponível para qualquer esclarecimento adicional, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, através do telefone 261 410 100, ou dos emails aguas@cm-lourinha.pt e ambiente@cm-lourinha.pt.

Exemplo de fuga detetada
Águas e Saneamento

Prorrogado prazo para pagamento da fatura da água até 30 de junho

26 junho, 2021
Considerando o atraso ocorrido na distribuição das faturas de água do mês de maio de 2021, por motivos alheios à autarquia e por forma a mitigar os efeitos deste atraso junto dos Munícipes, a Câmara Municipal da Lourinhã prorrogou a data limite de cobrança das faturas deste mês, na rede Payshop e CTT, até ao dia 30de junho de 2021.
Pedimos desculpa pelo incómodo causado.
Prorrogado prazo para pagamento da fatura da água até 30 de junho
Águas e Saneamento

Possibilidade de suspensão de contratos de serviços essenciais (água, saneamento, resíduos)

04 junho, 2021

A Lei n.º 29/2021 de 20 de maio, vem estabelecer a possibilidade de ser requerida a suspensão dos contratos de fornecimento de água por micro e pequenas empresas e empresários em nome individual em situação de crise empresarial, pelo prazo máximo de 60 dias não renovável ou por empresas cujas instalações estejam sujeitas a encerramento por determinação legal ou administrativa, adotada no âmbito das medidas de controlo da pandemia da doença COVID-19, pelo período enquanto se mantiver a referida medida de encerramento.

Nos termos da referida Lei, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos aprovou o modelo de requerimento de suspensão do serviço, o qual é disponibilizado por esta via às entidades gestoras do serviço de abastecimento de água, e que poderá ser igualmente consultado no sítio da internet da ERSAR (http://www.ersar.pt) e no Fórum do Portal ERSAR.

Nos termos da citada Lei n.º 29/2021, o exercício do direito de requerer a suspensão do serviço não pode implicar quaisquer custos ou taxas para os utilizadores e, no caso dos utilizadores que entendam não exercer este direito, tal não prejudica a proibição da suspensão dos serviços durante o primeiro semestre de 2021, nos termos previstos no artigo 361.º da Lei n.º 75 -B/2020, de 31 de dezembro, que aprova o Orçamento do Estado para 2021.

Aceda ao requerimento aqui.

 

Possibilidade de suspensão de contratos de serviços essenciais (água, saneamento, resíduos)
Águas e Saneamento

Município elabora projeto de fecho para os sistemas de saneamento de águas residuais do Reguengo Grande

04 junho, 2021

O Municipio da Lourinhã irá implementar um projeto de fecho dos sistemas de saneamento de águas residuais do Reguengo Grande, previsivelmente ainda durante 2021 e prosseguindo para 2022.

Para o efeito, irá realizar um estudo geológico e geotécnico, obedecendo a um plano de prospeção geológico-geotécnico constituído por:

  • Execução de carotes com vista a obtenção de amostragem, identificação do tipo de terreno e as características geomecânicas até 2,0m, ocorrentes ao longo do traçado das condutas. Serão executadas também carotes nos locais das UTARS/poços de bombagem previstos;
  • Execução de perfis sísmicos de refração com 60m de comprimento com vista à identificação numa maior extensão do tipo de materiais ocorrentes (através da velocidade sísmica caraterística dos materiais) ao longo do traçado das condutas.

Nesse sentido, nos próximos dias 7, 8 e 9 de junho entre as 8h00 e as 20h00, proceder-se-á a realização de perfurações do solo, em diversos arruamentos da localidade do Reguengo Grande, condicionando a circulação de pessoas e viaturas nos locais indicados.

Sobre o sistema de saneamento de águas residuais do Reguengo Grande, é composto por oito setores que descarregam para linhas de água situadas na periferia ou no núcleo central, onde o Rio Galvão apresenta já um emissário executado no seu leito, recebendo os caudais das bacias que para ele descarregam e encaminhando-os para uma estação elevatória, terminando na Estação de Tratamento de Águas Residuais existente.

Fecho dos sistemas de saneamento de águas residuais do Reguengo Grande