Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo

Notícias

Sem resultados a apresentar
Ambiente

Reciclar é a Nossa Praia

06 julho, 2021
A 8 de julho, às 11h, na Praia da Areia Branca associamo-nos ao projeto “Reciclar é a Nossa Praia”, uma ação da Novo Verde em parceria com a associação sem fins lucrativos Sailors for the Sea Portugal com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente e da RFM, em parceria com os municípios. 
 
“Reciclar é a Nossa Praia” vai passar por 30 praias de norte a sul do país, com o objetivo de promover práticas mais sustentáveis junto da população sobretudo em relação ao Oceano. Este projeto pretende impactar sobre os comportamentos a adotar, de forma a evitar que os resíduos de embalagens cheguem aos rios, lagoas e mar.
 

O Municipio da Lourinhã cederá como apoio logístico à atividade, luvas  e sacos para a remoção e deposição de resíduos sólidos urbanos (RSU) decorrentes da limpeza de praia, encaminhamento dos RSU e a disponibilização do espaço envolvente à Biblioteca de Praia.

O programa visa implementando atividades educativas de Literacia do Oceano, através do programa KELP (Kids Environmental Lessons Plan) para crianças e jovens de escolas, associações e clubes náuticos – por meio de jogos educativos sobre o mar, procurando promover o espírito critico dos jovens na busca de soluções para a proteção do Oceano. 

Participe!

 

Horário

   Tarefas

09h45 - 10h30    

   Preparação do material para limpeza + KELP

10h30 - 11h00

   Receção dos voluntários e instruções

11h00 - 12h30

   Inicio da limpeza de praia

12h30 - 13h45

   Almoço

14h00 - 16h00

   Atividades KELP

17h00

   Recolha e arrumação do material

  
 
Reciclar é a nossa praia
Ambiente

Supressão da recolha de resíduos sólidos urbanos no feriado de 24 de junho

23 junho, 2021

Município da Lourinhã informa que, no Feriado Municipal de 24 de junho, não haverá recolha de resíduos sólidos urbanos no concelho, com exceção das localidades de Casal da Murta e Miragaia, cuja recolha é efetuada apenas uma vez por semana.

Contudo, e de forma a minimizar os constrangimentos, foram efetuadas alterações na recolha que ocorrerá, excecionalmente, conforme o mapa infra:

 

 

 

Supressão resíduos 24 de junho
Ambiente

Qualidade das praias do concelho reafirmada hoje no hastear das bandeiras

23 junho, 2021

Numa cerimónia simbólica presidida pelo Vereador com o pelouro da Gestão do Litoral e Ambiente, João Serra, as bandeiras foram hasteadas nas praias do concelho que cumpriram os vários critérios de qualidade definidos pela entidades que os avaliam. São elas:  Bandeira Azul - Areia Branca, Areia Branca/ Foz, Areal Sul e Porto Dinheiro; Qualidade de Ouro - Peralta, Porto Dinheiro e Valmitão; Praia Acessível - Areia Branca, Areia Branca/ Foz, Areal Sul, Peralta e Valmitão Cada um destes galardões avalia diferentes critérios, nomeadamente:  Bandeira Azul (galardão atribuído pela Foundation for Environmental Education, anunciada em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa): - Informação e Educação Ambiental; - Qualidade da Água; - Gestão Ambiental e Equipamentos; - Segurança e Serviços. Praia com Qualidade de Ouro (galardão atribuído pela Quercus): - Boa qualidade da água

Praia Acessível (galardão atribuído pela Comissão Nacional de Coordenação para o Ano Europeu das Pessoas com Deficiência):

- Acesso pedonal; - Estacionamento ordenado; - Acesso à zona de banhos; - Passadeira no areal; - Sanitários adaptados; - Acesso ao posto de socorros; - Presença de nadadores-salvadores.

HastearBandeirasPraiaLourinhã
Ambiente

Município da Lourinhã disponibiliza viatura à Autoridade Marítima Nacional

15 junho, 2021

Com o objetivo contribuir para o aumento da segurança nas praias do concelho, o Município da Lourinhã disponibilizou uma viatura à Autoridade Marítima Nacional.

Esta ação visa tornar a praia segura e decorrerá até 12 de setembro, término da época balnear, como forma preventiva e de sensibilização, tentando minimizar os riscos dos frequentadores das praias e que estes possam usufruir deste período com maior segurança.

O Município aconselha a frequência de praias vigiadas. À chegada, os banhistas irão encontrar painéis informativos, com as zonas de circulação e as novas regras de utilização definidas pela Direção Geral de Saúde, para contenção da pandemia por Covid-19. Recomenda-se que respeitem os sinais das bandeiras bem como as instruções da Autoridade Marítima Nacional e o uso da app Info Praias, antes de sair de casa.

Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, vereador João Serra e membros da Capitania do Porto de Peniche
Ambiente

Arranque da época balnear na Lourinhã traz novas regras relacionadas com a Covid-19

12 junho, 2021

A época balnear na Lourinhã arranca hoje, 12 de junho e estende-se até 12 de setembro, com quatro praias galardoadas com Bandeira Azul, nomeadamente Areia Branca, Areia Branca Foz, Areal Sul e Porto Dinheiro.

No atual contexto da pandemia por COVID-19, a Agência Portuguesa do Ambiente definiu procedimentos a ter em consideração na utilização daqueles espaços, de forma a não colocar em risco a estratégia adotada no controlo da pandemia e permitir a todos estar na praia em segurança:

 

  • Antes de ir à praia: Verificar a afluência às praias próximas, consultando a app InfoPraia, preferindo as que estão com um nível de ocupação mais baixo, assinaladas a verde, bem como praias vigiadas e com controlo da qualidade.
  • Nos acessos à praia: Usar calçado, circular sempre pela direita e seguindo as indicações que possam existir no chão e mantendo a distância de 1,5 m dos outros utentes que não pertençam ao mesmo grupo
  • Na praia: Preservar a distância de segurança (1,5 m) aos outros utentes, na praia, à beira-mar e no banho
  • Na praia: é proibida a prática de desportos de grupo (jogar à bola, raquetes, vólei, …), quando a ocupação da praia for "elevada" ou "plena"
  • No bar da praia, instalações sanitárias: Usar calçado, desinfetar as mãos e manter a distância de segurança. Assegurar o cumprimento das recomendações definidas pela DGS por parte de trabalhadores e utentes
  • Na saída da praia: não deixar resíduos nem beatas na praia, devendo ser acondicionados e colocados nos contentores respetivos (máscaras e luvas são sempre depositados nos contentores de lixos indiferenciados

Sobre a prevenção da pandemia nas praias:

Pode contrair-se a COVID-19 se se estiver exposto, por contato direto, às secreções respiratórias (tosse e espirros) de uma pessoa infetada ou, por contato indireto, através de gotículas expelidas para superfícies.

Assim, na utilização das praias as vias de contacto mantêm-se, pelo que é importante continuar a promover as regras definidas pela Direção Geral da Saúde:

• Distanciamento físico;• Limpeza frequente das mãos;• Etiqueta respiratória;• Limpeza dos espaços;• Utilização de máscara, quando tal for obrigatório.

Quando se verificar um nível elevado de ocupação não arriscar deslocação, pois pode ser difícil manter a distância de segurança.

segurança depende em primeiro lugar de cada banhista, que deverá observar a informação e sinalética existente nas praias. Deve seguir sempre as instruções dos nadadores salvadores e frequentar os locais com controlo da qualidade da água e observar as regras de proteção pessoal.

 

 

 

 

Praia do areal sul
Ambiente

Lourinhã assinala Dia Mundial dos Oceanos com Eco Escolas do Concelho

08 junho, 2021

Assinala-se hoje o Dia Mundial dos Oceanos. Na Lourinhã, a data foi celebrada com a pintura de sarjetas, no âmbito do desafio O Mar Começa Aqui, lançado às autarquias pela Associação Bandeira Azul da Europa. Os alunos das Eco Escolas Salvador Leonardo Ferreira, Secundária da Lourinhã e Dr. João das Regras deixaram a sua marca, recordando-nos que os resíduos que não depositarmos corretamente irão parar ao mar, nomeadamente através das sarjetas e sumidouros.

A celebração dos oceanos teve origem na Conferência da Oorganização das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento, que se realizou na cidade brasileira do Rio de Janeiro em 1992. Em 2008, as Nações Unidas decidiram que o dia 8 de junho passaria a ser designado como o Dia Mundial dos Oceanos, tornando-se a data oficial. O tema para 2021 é "Os oceanos: vida e subsistência", no qual se reconhece que este é fonte de vida da humanidade e de todos os organismos na Terra.

 

Dia Mundial dos Oceanos Lourinhã
Ambiente

Já saíram os resultados dos concursos "No amarelo é que está a dar!" e "No Azul é que está a dar!"

05 junho, 2021

No Dia Mundial do Ambiente, o Municipio divulga os resultados dos Concursos Ecovalor 2020/2021 "No amarelo é que está a dar!" e "No Azul é que está a dar!".

O Dia Mundial do Ambiente é comemorado desde o dia 5 de Junho de 1972 e foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, marcando o início da Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano. Ficou célebre o desafio Uma Única Terra, como compromisso ético da espécie humana para com o Ambiente. É celebrado todos os anos numa cidade diferente, com um tema distinto, e é comemorado em mais de 100 países. Em Portugal, é festejado desde 1973.

Em 2021, o tema do Dia Mundial do Ambiente é a RESTAURAÇÃO DE ECOSSISTEMAS e o Paquistão será o anfitrião global. A comemoração deste ano será palco do lançamento da DÉCADA DAS NAÇÕES UNIDAS DA RESTAURAÇÃO DE ECOSSISTEMAS. A restauração de ecossistemas pode assumir várias formas: mais árvores, cidades verdes, jardins florestais, mudança nas dietas ou limpeza de rios e encostas.

Esta é a geração que pode fazer as pazes com a Natureza!

 

Ecovalor 2021
Ambiente

Encontram-se em consulta pública os Relatórios Ambientais do PDIRT 2022-2031 e PDIRG 2022-2031

04 junho, 2021

Encontra-se em consulta pública, desde o dia 4 de maio, e durante um período de 30 dias úteis, o Relatório Ambiental do Plano de Desenvolvimento e Investimento da Rede Nacional de Transporte de Eletricidade (RNT) 2022-31 (PDIRT 2022-31) e o Relatório Ambiental do Plano de Desenvolvimento e Investimento da Rede Nacional de Transporte de Gás, das Infraestruturas de Armazenamento de Gás e Terminais de Gás Natural Liquefeito (RNTIAT) para o período 2022-2031 (PDIRG 2022-31), da responsabilidade das empresas concessionárias do Grupo REN – Redes Energéticas Nacionais, S.G.P.S.,S.A., respetivamente, REN – Rede Eléctrica Nacional, S.A. e REN – Gasodutos, S.A.

O PDIRT e o PDIRG são instrumentos de planeamento, nos quais se apresenta a evolução e modernização da RNT e da RNTIAT, identificando-se as infraestruturas a construir, remodelar ou modernizar, os investimentos necessários e a respetiva calendarização. Estes planos também se encontram em consulta pública, promovida pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), até ao dia 16 de Junho — v. consultas públicas da ERSE n.º 99 (PDIRG 2022-31) e n.º 100 (PDIRT 2022-31).

Os Relatórios Ambientais dos referidos planos podem ser consultados nos seguintes sítios:

·        Relatório Ambiental Eletricidade

·        Relatório Ambiental Gás

 

Plano de Desenvolvimento e Investimento da Rede Nacional de Transporte de Eletricidade e ao do Plano de Desenvolvimento e Investimento da Rede Nacional de Transporte de Gás
Ambiente

Supressão da recolha de resíduos sólidos urbanos a 3 e 10 de junho

02 junho, 2021

O Município da Lourinhã informa que, nos feriados dos dias 3 e 10 de junho, não haverá recolha de resíduos sólidos urbanos no concelho, com exceção das localidades de Casal da Murta e Miragaia, cuja recolha é efetuada apenas uma vez por semana.

Contudo, e de forma a minimizar os constrangimentos, foram efetuadas alterações na recolha que ocorrerá, excecionalmente, conforme o mapa infra:

 

Nos casos em que a recolha é feita por baldes individuais, estes devem ser colocados na noite do dia anterior.

Apela-se ainda à compreensão dos munícipes para que, no caso de verificarem que os contentores estão sobrecarregados, procedam à colocação dos resíduos noutro contentor ou, se possível, os coloquem em data posterior.

Será efetuado o reforço de contentores em locais estratégicos, de maneira a suportar a ausência de recolha no feriado.

Supressão da recolha de resíduos sólidos urbanos a 3 e 10 de junho
Ambiente

Vacinação antirrábica decorreu em maio, na Lourinhã

31 maio, 2021

A Câmara Municipal da Lourinhã promoveu, durante o mês de maio, uma campanha de vacinação antirrábica que decorreu nos bairros sociais do concelho, tendo sito intervencionados, no total, setenta e um animais. Dos setenta e um, cinquenta e seis foram canídeos e quinze gatídeos. Procedeu-se também à desparasitação interna e externa e à medicação para a sarna sarcoptica, em todos os setenta e um animais.

Foram ainda colocados microchips em treze canídeos, sendo que os restantes já se encontravam microchipados.

 

Campanha de vacinação antirrábica
Ambiente

Dia Europeu do Mar assinalado com ação de sensibilização ambiental na Praia de Porto Dinheiro

20 maio, 2021

 A ação foi direcionada aos alunos da Eco Escola EB Salvador Leonardo Ferreira, tendo também estado presentes a Junta de Freguesia de Ribamar, a Associação de Desenvolvimento e Apoio às Pescas de Porto Dinheiro e o aspirante a geoparque mundial da Unesco, o aspiring Geoparque Oeste e teve como objetivo alertar os alunos para os problemas relacionados com a poluição dos oceanos e dos mares e a premente necessidade de preservação dos ecossistemas marinhos e costeiros.

As crianças puderam realizar uma limpeza de praia, à medida que iam preenchendo um questionário elaborado pelo projeto Coastwatch Portugal, mas tiveram também a oportunidade de receber esclarecimentos sobre a geologia presente, dados pelo paleontólogo do aspiring Geoparque Oeste e de ouvir uma explicação sobre as piscinas naturais existentes na zona da Malhada, fornecida pela Associação de Desenvolvimento e Apoio às Pescas de Porto Dinheiro.

Em entrevista aos órgãos de comunicação social, o Vereador João Serra, responsável pelo pelouro da Gestão do Litoral e do Ambiente, na Câmara Municipal da Lourinhã, destacou o papel da autarquia em tudo o que se relaciona com o mar, nomeadamente através do reforço da aposta na investigação e na cooperação, ali representados simbolicamente pelo aspiring Geoparque Oeste e o importante papel da consciencialização e sensibilização da sociedade civil para esta temática, dando como exemplo o trabalho que tem sido desenvolvido pelo município em colaboração com a Eco Escola EB Salvador Leonardo Ferreira.

No Dia Europeu do Mar, mas também assinalando-se, exatamente hoje, a abertura da XII Quinzena Gastronómica do Polvo, João Serra não quis deixar de fazer referência à importância que este evento tem para o concelho, nomeadamente através do aumento do valor do pescado e da aposta que os restaurantes têm feito para captar novos clientes, inovando na criação de novos pratos, em que o polvo é rei. A XII Quinzena Gastronómica do Polvo decorre de 20 a 30 de maio, em 21 restaurantes da Lourinhã e são mais de 50 os pratos disponíveis.

Dia Europeu do Mar - Lourinhã
Ambiente

Dia Europeu do Mar e Dia Internacional da Biodiversidade assinalados com ação de sensibilização ambiental nas praias

19 maio, 2021

O Município da Lourinhã vai assinalar o Dia Europeu do Mar (20 de maio) e o Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio) com duas ações de sensibilização ambiental direcionadas aos alunos de Eco Escolas do concelho, concretamente à Escola Básica Salvador Leonardo Ferreira e à Escola Básica 2,3 Dr. João das Regras.

As ações terão lugar, respetivamente, na Praia de Porto Dinheiro e na Praia da Peralta e terão por objetivos alertar os alunos para os problemas relacionados com a poluição dos oceanos e dos mares, consciencializando-os para a problemática do lixo marinho e a premente necessidade de preservação dos ecossistemas marinhos e costeiros. Pretende-se que, no final dos dois dias, estes alunos adotem ou reforcem comportamentos ambientalmente corretos e ajudem a reduzir os resíduos gerados nas praias, seja através dos seus próprios comportamentos ou da sensibilização que possam realizar junto das suas comunidades.

No dia 20, Dia Europeu do Mar, os alunos da Escola Básica Salvador Leonardo Ferreira irão realizar uma limpeza da Praia de Porto Dinheiro e preencher um questionário, elaborado pelo projeto Coastwatch Portugal, projeto europeu de educação ambiental e ciência cidadã, que incide na caracterização da biodiversidade, da zonação costeira, dos resíduos, das contaminações e das pressões naturais e antrópicas do litoral português. Foi ainda convidada a Associação de Desenvolvimento e Apoio às Pescas de Porto Dinheiro, que irá fornecer informações aos alunos, sobre as piscinas naturais existentes na zona da Malhada, da Praia de Porto Dinheiro.

A ação de dia 21, que remete para Dia Internacional da Biodiversidade, será realizada em parceria com o aspiring Geoparque Oeste, na Praia da Peralta e será dirigida aos alunos da Escola Básica 2,3 Dr. João das Regras. Para além da limpeza da praia e do preenchimento do inquérito, será feita a apresentação deste aspirante a geoparque mundial da UNESCO aos presentes e um geólogo daquela entidade dará uma explicação sobre a geologia da Peralta.

Praia de Porto Dinheiro