Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo

Notícias

Sem resultados a apresentar
Educação

Já saíram os novos horários dos transportes escolares

25 setembro, 2021

No âmbito das suas competências em matéria de transportes escolares, a Câmara Municipal da Lourinhã garante o acesso ao transporte escolar aos alunos do Ensino Básico e Secundário, residentes no concelho, comparticipando a totalidade o custo do transporte escolar, de acordo com a legislação em vigor.

São ainda abrangidos pelo transporte escolar, os alunos que frequentam escolas fora da sua área de residência ou fora do concelho da Lourinhã, devido à inexistência de vaga ou da oferta formativa pretendida.

A inscrição/renovação para atribuição de transporte escolar é efetuada anualmente, no final de cada ano letivo, por meio de preenchimento de formulários disponíveis online, ou presencialmente no Balcão do Municipe.

Consulte os novos horários aqui

Horários transporte escolar
Educação

Município da Lourinhã abre prazo para candidatura a bolsas de estudo para alunos do ensino superior

14 setembro, 2021

Para o corrente ano letivo 2021-2022, o Município da Lourinhã volta a atribuir bolsas de estudo a alunos do concelho, para apoio ao ingresso ou à continuidade dos estudos no Ensino Superior. Estes apoios traduzem-se na atribuição de uma prestação pecuniária, de valor variável, aos estudantes do ensino superior, tendo por base os critérios estabelecidos no regulamento para atribuição de apoios a estratos sociais desfavorecidos.

As candidaturas decorrem até 2 de novembro, podendo os candidatos remeter a documentação por correio registado com aviso de receção ou, presencialmente, no Balcão do Munícipe da Câmara Municipal da Lourinhã.

Documentos:

  1. Requerimento disponível no Balcão do Munícipe ou em https://portaldomunicipe.cm-lourinha.pt/2397/bolsas-de-estudo
  2. Documentos de identificação (cartão de cidadão ou bilhete de identidade ou boletim de nascimento) dos membros do agregado familiar;
  3. Cartão de cidadão ou cartão de contribuinte do candidato;
  4. Declaração comprovativa (I.R.S.) dos rendimentos ilíquidos auferidos pelo agregado familiar, no ano civil anterior ao da candidatura, ou declaração de isenção, emitida pela repartição de finanças, se for o caso;
  5. Comprovativo dos encargos (anuais) de renda de casa;
  6. Certidão de incapacidade para o trabalho respeitante aos elementos do agregado familiar nessa situação;
  7. Em caso de desemprego de qualquer dos elementos do agregado familiar, deve ser apresentada declaração demonstrativa, emitida pela entidade competente, na qual conste o montante do subsídio, bem como indicação do início e do fim dessa situação;
  8. Atestado de residência emitido pela Junta de Freguesia da área de residência, onde conste a composição do agregado familiar;
  9. Certificado de matrícula ou comprovativo de admissão ao curso;
  10. Certificado de aproveitamento escolar, no ano em que foi contemplado com apoio municipal, se for o caso;
  11. Termo de responsabilidade

Mais informações em educação@cm-lourinha.pt .

Bolsas de Estudo - Lourinhã
Educação

Sistema AVAC da Escola EB2/3 de Miragaia alvo de intervenção

05 julho, 2021

O Município da Lourinhã informa que, a partir do dia 12 de julho, o sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) da Escola EB2/3 de Miragaia, será alvo de intervenção, para realização dos seguintes trabalhos:

  • Inspeção geral
  • Diagnóstico de avarias e necessidades
  • Manutenção preventiva a todos os sistemas de AVAC

Os trabalhos, cuja previsão de duração é de até 2 semanas, serão realizados pela empresa CLIMACER, cujos técnicos estarão sujeitos a registos diários de temperatura.

Para além disso, exercerão funções devidamente protegidos, dispondo de máscaras, viseiras e álcool-gel, procedendo ainda regularmente à higienização do veículo utilizado e outros bens.

Eb 23 Miragaia - Lourinhã
Educação

Já abriram as inscrições para as colónias de férias 2021

07 junho, 2021

Este ano, as Colónias de Férias organizadas pelo Município da Lourinhã, decorrem de 12 de julho a 30 de julho. As inscrições decorrem de 14 a 23 de junho e realizam-se no Balcão do Munícipe, sito no edifício sede da autarquia (Praça José Máximo da Costa, Lourinhã). As colónias de férias destinam-se a crianças dos 6 aos 12 anos (que completem os 12 anos em 2021) e o limite de vagas por semana é de 18 participantes.

O custo por semana é de 30,00€ (inclui almoço, atividades e seguro). Os lanches serão da responsabilidade dos encarregados de educação.

A receção e a entrega das crianças será feita na Escola Básica da Praia da Areia Branca, com receção às 08h45 e entrega às 18h00.

Conheça o programa da semana 1

Conheça o programa da semana 2

Conheça o programa da semana 3

Conheça o Regulamento Interno da Colónia de Férias

Aceda à ficha de inscrição

Aceda ao formulário de autorização da cedência dos direitos de imagem e voz

 

 

 

Colónias de férias 2021 Lourinhã
Educação

Conferência digital "Lições do Autismo" decorre a 26 de maio, na página de Facebook do Município da Lourinhã

20 maio, 2021

A 26 de maio, no âmbito do Projeto Escola Saudável e do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Oeste - Aluno ao Centro - Lourinhã, decorrerá, através da página de Facebook do Município da Lourinhã a conferência digital Lições do Autismo, dinamizada por Joe Santos, cofundador da Vencer Autismo, Organização Não Governamental das Pessoas com Deficiência.

A conferência ficará disponível nos canais digitais da autarquia. Pede-se a todos aqueles que queiram participar, que se inscrevam através deste endereço. Posteriormente, será enviado um certificado de participação aos inscritos.

Sinopse da conferência:

Numa conversa inspiradora e cheia de aprendizagens, Joe convida-nos a vermos os nossos desafios do ponto de vista único de quem lida e cresce com pessoas muito diferentes das que estamos habituados. Uma oportunidade para compreender os desafios associados ao autismo e para aprender a aceitar, a não julgar, a acreditarmos em nós próprios e nas capacidades e possibilidades que os outros nos trazem, mesmo quando isso parece impossível.

Sobre Joe Santos:

Empreendedor social e palestrante internacional com influências de quatro culturas diferentes. Depois de 25 anos dedicado aos negócios e tecnologia, em 2015 sai das suas empresas com fins lucrativos para se focar exclusivamente nos projetos que têm impacto social positivo. Foi nomeado em 2016 um dos 10 principais empreendedores sociais em Portugal. Co-fundador da Vencer Autismo, uma ONGPD portuguesa. Mais de 50.000 pessoas foram tocadas pelas suas palestras inspiradoras, nas quais partilha com paixão as lições que a vida e especialmente o autismo lhe ensinaram.

(Dados fornecidos por Vencer o Autismo)

 

 

Lições do Autismo
Educação

Inscrições abertas para Atividades de Animação e de Apoio à Família - AAAF, nos meses de julho e agosto - crianças da Educação Pré-escolar

15 abril, 2021

Entre 15 de abril e 30 de maio, o Município da Lourinhã recebe as inscrições para a realização de Atividades de Animação e de Apoio à Família - AAAF, nos meses de julho e agosto - crianças da Educação Pré-escolar.

Os Encarregados de Educação poderão efetuar a inscrição online ou presencialmente, devendo, no 1º caso, aceder aos Serviços da Educação do Portal do Munícipe, em https://servicosonline.cm-lourinha.pt/ ou ao Site Institucional da autarquia, em www.cm-lourinha.pt. Presencialmente, as inscrições serão feitas no Balcão do Munícipe, da Câmara Municipal, mediante preenchimento de formulário próprio, também disponível para download em https://cutt.ly/IvoRx3K. A entrega do documento deve ser efetuada por marcação, através dos números de tel. 261 410 124 ou 261 410 116.

As Atividades de Animação e de Apoio à Família, realizar-se-ão entre as semanas de 12 de julho e 27 de agosto (com encerramento dos serviços a 30 e a 31 de agosto), nos seguintes períodos:
Julho:
1ª Semana – de 12 a 16 de julho
2ª Semana - de 19 a 23 de julho
3ª Semana - de 26 a 30 de julho
Agosto:
1ª Semana – de 2 a 6 de agosto
2ª Semana– de 9 a 13 de agosto
3ª Semana– de 16 a 20 de agosto
4ª Semana– de 23 a 27 de agosto

Este ano, foram criados três núcleos, divididos por áreas geográficas, que receberão os alunos e onde as atividades irão decorrer. Ressalva-se que o transporte casa/núcleo - núcleo/casa, ficará a cargo dos encarregados de educação:
• Núcleo 1, a funcionar na EB da Lourinhã, para crianças que frequentam o JI da Lourinhã, o JI da Praia da Areia Branca, o JI do Seixal, o JI da Atalaia e o JI de Miragaia;
• Núcleo 2, a funcionar no Centro Lúdico de Casal Novo, para crianças que frequentam o JI de Ribamar, o JI do Vimeiro e o JI de Ventosa;
• Núcleo 3, a funcionar na EB do Reguengo Grande, para crianças que frequentam o JI do Reguengo Grande, o JI de Moledo, o JI de S. Bartolomeu dos Galegos e o JI de Moita dos Ferreiros.

Finalmente, alertamos para o facto de, no âmbito da pandemia por COVID-19, o funcionamento destas atividades, nos meses de julho e agosto, estar sujeito às orientações das autoridades competentes, podendo ocorrer alterações ao funcionamento do serviço e ao limite máximo do número de inscritos.

Inscrições abertas para Atividades de Animação e de Apoio à Família - AAAF, nos meses de julho e agosto - crianças da Educação Pré-escolar
Educação

Município lança o livro “O céu de todas as cores”

13 abril, 2021
O Município da Lourinhã lança, na próxima quarta-feira, às 16h30, no habitual evento digital TODOS LIG@DOS, o livro “O céu de todas as cores”. Esta obra, insere-se no projeto “Crescer a VaLer” e enquadra-se nas várias iniciativas promovidas pelo Programa Aluno ao Centro - Lourinhã, com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para a importância do envolvimento precoce e natural da criança no mundo da leitura e da escrita.
 
O livro será ainda distribuído nas escolas, no dia seguinte à apresentação, aos alunos que frequentam desde as creches aos 2º ano do ensino básico, por forma a dotar as famílias dos recursos que promovam hábitos de leitura e escrita.
 
Sobre a obra, “O céu de todas as cores”, transporta o leitor para a importância de um mundo movido por sonhos, que nos tornam seres mais capazes e brilhantes. Apela ao respeito pela diferença e como essa diferença pode unir mais do que separar. Enaltece a importância da persistência, da paciência, do saber planear e do trabalho em equipa. Neste elenco o esforço e o equilíbrio andam de mãos dadas e devem ser um exercício constante nas nossas vidas, para que os sonhos, por mais irreais que possam parecer, possam acontecer!
 
Inscrições na sessão TODOS LIG@DOS aqui.
 
livro o céu de todas as cores
Educação

Crianças do pré-escolar passam a ter atividades lúdico-expressivas em formato digital

04 março, 2021

A partir de hoje, às 18h15, o Município da Lourinhã disponibiliza, em formato digital, através do grupo de Facebook Pegadas da Educação, as atividades lúdico-expressivas que as crianças da Educação Pré-escolar, inscritas nas AAAF, usufruíam semanalmente.

Assim, todas as 2ªs- feiras, 3ªs-feiras, 5ªs-feiras e 6ªs-feiras, as crianças passam a ter acesso a atividades de expressão musical, dança, atividade física e inglês, mantendo o contacto com os seus professores e dando continuidade às práticas já iniciadas em formato presencial. 

 

Crianças do pré-escolar passam a ter atividades lúdico-expressivas em formato digital
Educação

Município da Lourinhã disponibiliza mais equipamentos informáticos e pacote de ferramentas pedagógicas para alunos do concelho

05 fevereiro, 2021

A partir da próxima segunda-feira, 8 de fevereiro, iniciam-se as aulas online para os alunos das escolas públicas, uma das medidas de combate à Covid-19 em Portugal, implementadas a 28 de janeiro, com a renovação do Estado de Emergência.

Com o objetivo de apoiar as famílias que, eventualmente, possam não ser contempladas com equipamentos informáticos, disponibilizados pelo Ministério da Educação, o Município procedeu à aquisição de 90 computadores portáteis, a somar aos 50 já cedidos aos Agrupamentos de Escolas do concelho, tendo ainda adquirido 50 dispositivos de internet móvel, 80 webcams e licenças da Escola Virtual da Porto Editora, para crianças da educação pré-escolar (5 e 6 anos), alunos do ensino básico, educadores e professores, com a respetiva formação.

A disponibilização dos equipamentos aos alunos, será feita a título de empréstimo e a gestão da sua entrega ficará a cargo dos Agrupamentos de Escolas, pelo que todas as solicitações deverão ser reencaminhadas para aquelas entidades.
Para além dos equipamentos informáticos, os técnicos do Programa Aluno ao Centro procederam à adaptação e restruturação dos conteúdos e das intervenções para este regresso às aulas em regime não presencial, de forma a continuar a trabalhar com os alunos competências sócio emocionais, promoção da leitura e da escrita, métodos e técnicas de estudo e software ensino-aprendizagem. Foram ainda criados conteúdos, que irão ser distribuídos pelos alunos, estando disponíveis em formato digital, no centro de recursos, em www.cm-lourinha.pt/centro-de-recursos .

Em articulação com as animadoras socioculturais, será ainda desenvolvido um trabalho de promoção e organização do estudo e de desenvolvimento de atividades lúdico expressivas, nos tempos não letivos para os alunos que se encontram na escola de acolhimento.

Finalmente, resultado da determinação do município em envolver de forma direta e expressiva toda a comunidade educativa, surge a iniciativa Todos@Ligados, com o objetivo de promover momentos de partilha e de conhecimento, sobre diferentes temas, através da interação de alunos, pais, encarregados de educação, professores e educadores. Todos@Ligados terá transmissão no Facebook do município, todas as quartas-feiras, às 16h30, a partir de 17 de fevereiro. Os eventos serão divulgados nos meios de comunicação da autarquia.

Município da Lourinhã disponibiliza mais equipamentos informáticos e pacote de ferramentas pedagógicas para alunos do concelho
Educação

Restituição de valores dos serviços de apoio à família (AAAF, CAF e refeições escolares)

29 janeiro, 2021

O Município informa todos os pais e encarregados de educação que, na sequência do encerramento, a 22 de janeiro, dos Serviços de Apoio à Família (AAAF, CAF e refeições escolares), decorrente do aumento de casos de infeção da doença COVID-19, que levou ao encerramento das escolas, estão a ser equacionadas as melhores soluções, com vista à restituição dos valores pagos pelos serviços não prestados.

Informamos ainda que, caso existam valores a creditar, referentes a faturas de meses anteriores, os mesmos serão igualmente restituídos.

Restituição de valores dos serviços de apoio à família (AAAF, CAF e refeições escolares)
Educação

Município da Lourinhã entrega Bolsas de Estudos a Alunos do Ensino Superior

22 dezembro, 2020

O Município da Lourinhã, em cerimónia online, anunciou a atribuição de bolsas de estudo a alunos do concelho que foram contemplados com uma verba para apoio ao ingresso ou à continuidade dos estudos no Ensino Superior.

Nesta 18.ª edição consecutiva, foram atribuídas 20 bolsas a candidaturas enquadradas nos três escalões do Regulamento para Atribuição de Apoios Económicos a Estratos Sociais Desfavorecidos, num montante global de 15.937,50 Euros. Destas, cinco enquadram-se no escalão I, cinco no escalão II e dez no escalão III.

Refira-se que foram atribuídas bolsas a alunos que frequentam áreas de estudo como: medicina, enfermagem, ciências farmacêuticas, gestão, publicidade e marketing, biologia, desporto, artes visuais e tecnologias, entre muitas outras.

Alunos contemplados: Ana Carolina Pereira Mourato (Lourinhã e Atalaia)Ana Rita Alfaiate da Anunciação (Ribamar)Bruna Filipa dos Santos Pinto Correia (Lourinhã e Atalaia)Catarina da Cruz Ventura (Santa Bárbara)Catarina Gomes Pereira Bolila Domingos (Reguengo Grande)Cheila Margarida Rodrigues Pereira (Santa Bárbara)Daniela Alexandre Viegas Sousa Ribeiro (Lourinhã e Atalaia)Diogo Filipe Santos (Lourinhã e Atalaia)Eva Henriques da Silva (São Bartolomeu dos Galegos e Moledo)Francisco João Sousa Matias (Miragaia e Marteleira)Inês Gomes Henriques (Miragaia e Marteleira)José António Nunes Andrade (São Bartolomeu dos Galegos e Moledo)Manuel José Monterroso C. Silva Fonseca (Vimeiro)Mariana Bastos Ramos (Miragaia e Marteleira)Miguel Barros Montenegro Barbosa (Lourinhã e Atalaia)Petra Sofia Pereira da Silva Namora (Lourinhã e Atalaia)Rafael Valentim Clareu Elísio (Vimeiro)Sara Cmak Franca Ribeiro (Reguengo Grande)Sara Avelino Silva (Lourinhã e Atalaia)Tatiana Filipe Santos (Lourinhã e Atalaia)

Município da Lourinhã entrega Bolsas de Estudos a Alunos do Ensino Superior
Educação

Conferência Dependência do Digital decorreu a 28 de outubro, na página de Facebook do município

31 outubro, 2020

No âmbito do Plano Integrador e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Oeste (PIICIEO) “Aluno ao Centro” o município promoveu uma conferência que visou reforçar uma maior proximidade entre a família e a escola, realizada em formato online, através da plataforma zoom e em direto no facebook do Município da Lourinhã, pela oradora, Ivone Patrão, Psicóloga Clínica e Colaboradora no NUPI (Núcleo Utilização Problemática da Internet), detentora de uma vasta experiência profissional na área das dependências digitais.

A conferência intitulada Dependência do Digital integrou o ciclo “Olhares sobre…as crianças, os adolescentes e as famílias” e proporcionou aos participantes a partilha de experiências e a colocação de dúvidas relativas ao tema.

Esta primeira conferência reflete um tema atual, que preocupa muitas famílias que o veem como um problema presente na vida dos jovens. Este momento de partilha pretendeu abordar não só o estudo realizado na comunidade educativa da Lourinhã, relativo aos comportamentos de utilização da internet, como também alertar para os perigos e dar algumas estratégias relativas ao tema.

A iniciativa contou com a participação de cerca de 75 pessoas em tempo real, entre elas, encarregados de educação, docentes, educadores de infância, técnicos e assistentes operacionais.
Neste momento, o vídeo encontra-se disponível na página de facebook do Município da Lourinhã e no grupo “Pegadas da Educação- Lourinhã”.
No decorrer desta iniciativa, o Programa Aluno ao Centro- Lourinhã dará continuidade a este tipo de conferências, sendo que a próxima decorrerá a 25 de novembro de 2020 e estará subordinada ao tema A leitura como uma porta aberta para o desenvolvimento da criança
Agradecemos a todos os que participaram. Contamos com todos nos debates que se seguem.

Conferência Dependência do Digital decorreu a 28 de outubro, na página de Facebook do município