Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo

Notícias

Sem resultados a apresentar
Educação

Inscrições abertas para Atividades de Animação e de Apoio à Família - AAAF, nos meses de julho e agosto - crianças da Educação Pré-escolar

15 abril, 2021

Entre 15 de abril e 30 de maio, o Município da Lourinhã recebe as inscrições para a realização de Atividades de Animação e de Apoio à Família - AAAF, nos meses de julho e agosto - crianças da Educação Pré-escolar.

Os Encarregados de Educação poderão efetuar a inscrição online ou presencialmente, devendo, no 1º caso, aceder aos Serviços da Educação do Portal do Munícipe, em https://servicosonline.cm-lourinha.pt/ ou ao Site Institucional da autarquia, em www.cm-lourinha.pt. Presencialmente, as inscrições serão feitas no Balcão do Munícipe, da Câmara Municipal, mediante preenchimento de formulário próprio, também disponível para download em https://cutt.ly/IvoRx3K. A entrega do documento deve ser efetuada por marcação, através dos números de tel. 261 410 124 ou 261 410 116.

As Atividades de Animação e de Apoio à Família, realizar-se-ão entre as semanas de 12 de julho e 27 de agosto (com encerramento dos serviços a 30 e a 31 de agosto), nos seguintes períodos:
Julho:
1ª Semana – de 12 a 16 de julho
2ª Semana - de 19 a 23 de julho
3ª Semana - de 26 a 30 de julho
Agosto:
1ª Semana – de 2 a 6 de agosto
2ª Semana– de 9 a 13 de agosto
3ª Semana– de 16 a 20 de agosto
4ª Semana– de 23 a 27 de agosto

Este ano, foram criados três núcleos, divididos por áreas geográficas, que receberão os alunos e onde as atividades irão decorrer. Ressalva-se que o transporte casa/núcleo - núcleo/casa, ficará a cargo dos encarregados de educação:
• Núcleo 1, a funcionar na EB da Lourinhã, para crianças que frequentam o JI da Lourinhã, o JI da Praia da Areia Branca, o JI do Seixal, o JI da Atalaia e o JI de Miragaia;
• Núcleo 2, a funcionar no Centro Lúdico de Casal Novo, para crianças que frequentam o JI de Ribamar, o JI do Vimeiro e o JI de Ventosa;
• Núcleo 3, a funcionar na EB do Reguengo Grande, para crianças que frequentam o JI do Reguengo Grande, o JI de Moledo, o JI de S. Bartolomeu dos Galegos e o JI de Moita dos Ferreiros.

Finalmente, alertamos para o facto de, no âmbito da pandemia por COVID-19, o funcionamento destas atividades, nos meses de julho e agosto, estar sujeito às orientações das autoridades competentes, podendo ocorrer alterações ao funcionamento do serviço e ao limite máximo do número de inscritos.

Inscrições abertas para Atividades de Animação e de Apoio à Família - AAAF, nos meses de julho e agosto - crianças da Educação Pré-escolar
Educação

Município lança o livro “O céu de todas as cores”

13 abril, 2021
O Município da Lourinhã lança, na próxima quarta-feira, às 16h30, no habitual evento digital TODOS LIG@DOS, o livro “O céu de todas as cores”. Esta obra, insere-se no projeto “Crescer a VaLer” e enquadra-se nas várias iniciativas promovidas pelo Programa Aluno ao Centro - Lourinhã, com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para a importância do envolvimento precoce e natural da criança no mundo da leitura e da escrita.
 
O livro será ainda distribuído nas escolas, no dia seguinte à apresentação, aos alunos que frequentam desde as creches aos 2º ano do ensino básico, por forma a dotar as famílias dos recursos que promovam hábitos de leitura e escrita.
 
Sobre a obra, “O céu de todas as cores”, transporta o leitor para a importância de um mundo movido por sonhos, que nos tornam seres mais capazes e brilhantes. Apela ao respeito pela diferença e como essa diferença pode unir mais do que separar. Enaltece a importância da persistência, da paciência, do saber planear e do trabalho em equipa. Neste elenco o esforço e o equilíbrio andam de mãos dadas e devem ser um exercício constante nas nossas vidas, para que os sonhos, por mais irreais que possam parecer, possam acontecer!
 
Inscrições na sessão TODOS LIG@DOS aqui.
 
livro o céu de todas as cores
Educação

Crianças do pré-escolar passam a ter atividades lúdico-expressivas em formato digital

04 março, 2021

A partir de hoje, às 18h15, o Município da Lourinhã disponibiliza, em formato digital, através do grupo de Facebook Pegadas da Educação, as atividades lúdico-expressivas que as crianças da Educação Pré-escolar, inscritas nas AAAF, usufruíam semanalmente.

Assim, todas as 2ªs- feiras, 3ªs-feiras, 5ªs-feiras e 6ªs-feiras, as crianças passam a ter acesso a atividades de expressão musical, dança, atividade física e inglês, mantendo o contacto com os seus professores e dando continuidade às práticas já iniciadas em formato presencial. 

 

Crianças do pré-escolar passam a ter atividades lúdico-expressivas em formato digital
Educação

Município da Lourinhã disponibiliza mais equipamentos informáticos e pacote de ferramentas pedagógicas para alunos do concelho

05 fevereiro, 2021

A partir da próxima segunda-feira, 8 de fevereiro, iniciam-se as aulas online para os alunos das escolas públicas, uma das medidas de combate à Covid-19 em Portugal, implementadas a 28 de janeiro, com a renovação do Estado de Emergência.

Com o objetivo de apoiar as famílias que, eventualmente, possam não ser contempladas com equipamentos informáticos, disponibilizados pelo Ministério da Educação, o Município procedeu à aquisição de 90 computadores portáteis, a somar aos 50 já cedidos aos Agrupamentos de Escolas do concelho, tendo ainda adquirido 50 dispositivos de internet móvel, 80 webcams e licenças da Escola Virtual da Porto Editora, para crianças da educação pré-escolar (5 e 6 anos), alunos do ensino básico, educadores e professores, com a respetiva formação.

A disponibilização dos equipamentos aos alunos, será feita a título de empréstimo e a gestão da sua entrega ficará a cargo dos Agrupamentos de Escolas, pelo que todas as solicitações deverão ser reencaminhadas para aquelas entidades.
Para além dos equipamentos informáticos, os técnicos do Programa Aluno ao Centro procederam à adaptação e restruturação dos conteúdos e das intervenções para este regresso às aulas em regime não presencial, de forma a continuar a trabalhar com os alunos competências sócio emocionais, promoção da leitura e da escrita, métodos e técnicas de estudo e software ensino-aprendizagem. Foram ainda criados conteúdos, que irão ser distribuídos pelos alunos, estando disponíveis em formato digital, no centro de recursos, em www.cm-lourinha.pt/centro-de-recursos .

Em articulação com as animadoras socioculturais, será ainda desenvolvido um trabalho de promoção e organização do estudo e de desenvolvimento de atividades lúdico expressivas, nos tempos não letivos para os alunos que se encontram na escola de acolhimento.

Finalmente, resultado da determinação do município em envolver de forma direta e expressiva toda a comunidade educativa, surge a iniciativa Todos@Ligados, com o objetivo de promover momentos de partilha e de conhecimento, sobre diferentes temas, através da interação de alunos, pais, encarregados de educação, professores e educadores. Todos@Ligados terá transmissão no Facebook do município, todas as quartas-feiras, às 16h30, a partir de 17 de fevereiro. Os eventos serão divulgados nos meios de comunicação da autarquia.

Município da Lourinhã disponibiliza mais equipamentos informáticos e pacote de ferramentas pedagógicas para alunos do concelho
Educação

Restituição de valores dos serviços de apoio à família (AAAF, CAF e refeições escolares)

29 janeiro, 2021

O Município informa todos os pais e encarregados de educação que, na sequência do encerramento, a 22 de janeiro, dos Serviços de Apoio à Família (AAAF, CAF e refeições escolares), decorrente do aumento de casos de infeção da doença COVID-19, que levou ao encerramento das escolas, estão a ser equacionadas as melhores soluções, com vista à restituição dos valores pagos pelos serviços não prestados.

Informamos ainda que, caso existam valores a creditar, referentes a faturas de meses anteriores, os mesmos serão igualmente restituídos.

Restituição de valores dos serviços de apoio à família (AAAF, CAF e refeições escolares)
Educação

Município da Lourinhã entrega Bolsas de Estudos a Alunos do Ensino Superior

22 dezembro, 2020

O Município da Lourinhã, em cerimónia online, anunciou a atribuição de bolsas de estudo a alunos do concelho que foram contemplados com uma verba para apoio ao ingresso ou à continuidade dos estudos no Ensino Superior.

Nesta 18.ª edição consecutiva, foram atribuídas 20 bolsas a candidaturas enquadradas nos três escalões do Regulamento para Atribuição de Apoios Económicos a Estratos Sociais Desfavorecidos, num montante global de 15.937,50 Euros. Destas, cinco enquadram-se no escalão I, cinco no escalão II e dez no escalão III.

Refira-se que foram atribuídas bolsas a alunos que frequentam áreas de estudo como: medicina, enfermagem, ciências farmacêuticas, gestão, publicidade e marketing, biologia, desporto, artes visuais e tecnologias, entre muitas outras.

Alunos contemplados:

Ana Carolina Pereira Mourato (Lourinhã e Atalaia)

Ana Rita Alfaiate da Anunciação (Ribamar)

Bruna Filipa dos Santos Pinto Correia (Lourinhã e Atalaia)

Catarina da Cruz Ventura (Santa Bárbara)

Catarina Gomes Pereira Bolila Domingos (Reguengo Grande)

Cheila Margarida Rodrigues Pereira (Santa Bárbara)

Daniela Alexandre Viegas Sousa Ribeiro (Lourinhã e Atalaia)

Diogo Filipe Santos (Lourinhã e Atalaia)

Eva Henriques da Silva (São Bartolomeu dos Galegos e Moledo)

Francisco João Sousa Matias (Miragaia e Marteleira)

Inês Gomes Henriques (Miragaia e Marteleira)

José António Nunes Andrade (São Bartolomeu dos Galegos e Moledo)

Manuel José Monterroso C. Silva Fonseca (Vimeiro)

Mariana Bastos Ramos (Miragaia e Marteleira)

Miguel Barros Montenegro Barbosa (Lourinhã e Atalaia)

Petra Sofia Pereira da Silva Namora (Lourinhã e Atalaia)

Rafael Valentim Clareu Elísio (Vimeiro)

Sara Cmak Franca Ribeiro (Reguengo Grande)

Sara Avelino Silva (Lourinhã e Atalaia)

Tatiana Filipe Santos (Lourinhã e Atalaia)

Município da Lourinhã entrega Bolsas de Estudos a Alunos do Ensino Superior
Educação

Conferência Dependência do Digital decorreu a 28 de outubro, na página de Facebook do município

31 outubro, 2020

No âmbito do Plano Integrador e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Oeste (PIICIEO) “Aluno ao Centro” o município promoveu uma conferência que visou reforçar uma maior proximidade entre a família e a escola, realizada em formato online, através da plataforma zoom e em direto no facebook do Município da Lourinhã, pela oradora, Ivone Patrão, Psicóloga Clínica e Colaboradora no NUPI (Núcleo Utilização Problemática da Internet), detentora de uma vasta experiência profissional na área das dependências digitais.

A conferência intitulada Dependência do Digital integrou o ciclo “Olhares sobre…as crianças, os adolescentes e as famílias” e proporcionou aos participantes a partilha de experiências e a colocação de dúvidas relativas ao tema.

Esta primeira conferência reflete um tema atual, que preocupa muitas famílias que o veem como um problema presente na vida dos jovens. Este momento de partilha pretendeu abordar não só o estudo realizado na comunidade educativa da Lourinhã, relativo aos comportamentos de utilização da internet, como também alertar para os perigos e dar algumas estratégias relativas ao tema.

A iniciativa contou com a participação de cerca de 75 pessoas em tempo real, entre elas, encarregados de educação, docentes, educadores de infância, técnicos e assistentes operacionais.
Neste momento, o vídeo encontra-se disponível na página de facebook do Município da Lourinhã e no grupo “Pegadas da Educação- Lourinhã”.
No decorrer desta iniciativa, o Programa Aluno ao Centro- Lourinhã dará continuidade a este tipo de conferências, sendo que a próxima decorrerá a 25 de novembro de 2020 e estará subordinada ao tema A leitura como uma porta aberta para o desenvolvimento da criança
Agradecemos a todos os que participaram. Contamos com todos nos debates que se seguem.

Conferência Dependência do Digital decorreu a 28 de outubro, na página de Facebook do município
Educação

Ano letivo 20/21 entra com novas medidas de mitigação da pandemia

17 setembro, 2020
A 18 de Setembro as escolas abrirão portas, com novas regras, temporárias e excecionais, decorrentes da pandemia por Covid-19.
 
Nas escolas públicas do concelho da Lourinhã estavam inscritos, até 15 de julho, 3372 alunos distribuídos pelos 2 agrupamentos, que terão aulas presenciais, sendo que, a qualquer momento, poderão passar para um modelo de ensino misto ou à distância, sempre por indicação da Autoridade Local de Saúde ou do Governo.
 
As principais medidas de mitigação da pandemia por Covid-19, que tiveram a colaboração da autarquia, foram as seguintes:
• Desfasamento de horários de entrada e saída dos alunos;

• Intervalos desfasados e espaços de recreio distintos para separação de grupos;

• Diferenciação nos horários de almoço e organização de espaços para permitir o distanciamento de segurança;

• Colocação de sinaléticas para definição de circuitos, identificação de salas de isolamento, organização de refeitórios, bares, pavilhões, bibliotecas, secretarias e papelarias;

• Colocação de dispensadores de gel desinfetante nas entradas dos estabelecimentos escolares e em todos os locais de maior passagem;

• Barreiras físicas em acrílico nos balcões de atendimento;

• Atualização e implementação de Planos de Higienização de acordo com as normas da DGS, formação às assistentes operacionais e distribuição de EPI’S;

• Regras e procedimentos específicos para a prática de desporto escolar, utilização de bibliotecas e salas de informática;

O investimento da autarquia nos equipamentos de proteção individual foi de 17.878,38€.

Aceda aos Planos de Contingência dos Agrupamentos de Escolas do concelho validados pela autoridade de saúde em:

Agrupamentos Escolas Lourinhã

 
Calendário do ano letivo 2020/2021:

Ano letivo 20/21 entra com novas medidas de mitigação da pandemia