Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo

Notícias

Sem resultados a apresentar
Município

Nota de pesar - falecimento de Hernâni Mergulhão

12 outubro, 2021
Foi com enorme consternação que a Câmara Municipal da Lourinhã recebeu a triste notícia do falecimento, aos 62 anos, de Hernâni Mergulhão. Foi Presidente da Direção GEAL – Museu da Lourinhã e Presidente da Mesa da Assembleia-Geral até ao passado mês de setembro. Pela forma íntegra e empenhada como exerceu estas funções, granjeou enorme respeito e admiração.
 
Neste momento de profunda dor, a Câmara Municipal de Lourinhã apresenta as mais sentidas condolências à sua família e amigos.
Nota de pesar - Hernâni Mergulhão
Município

Lourinhã recebe Open Day do projeto BLUEfasma

22 setembro, 2021

O Open Day BLUEfasma traz a partilha de conhecimentos e boas práticas sobre a Economia Circular no setor das pescas pelo Dr. Filipe Pedro, da Docapesca de Peniche, a experiência do Projeto Culatra 2030 – Comunidade Energética Sustentável, pela Dra. Cláudia Sequeira, da Universidade do Algarve, o tema do combate ao desperdício alimentar no setor das pescas e aquicultura, com o Dr. Eurico Estevão e a reutilização de redes de pesca descartadas através da Linha Ocean da Fapil, com a Dra. Conceição Teixeira Martins.

Ainda no âmbito deste evento irão ser dinamizadas duas ações presenciais nos portos de pesca de Peniche e Nazaré, junto ao ponto de peixe.

Esta é uma iniciativa em colaboração com a Docapesca e Associação Dos Armadores Da Pesca Local Costeira E Largo Da Zona Oeste (CAPA).

O projeto BLUEfasma visa promover a capacidade de inovação das PME, Clusters/ Redes marítimas e Entidades Públicas, nas ilhas e zonas costeiras MED, apoiando o crescimento da Economia Circular Azul nos setores da pesca e aquicultura.

 O projeto teve início em outubro de 2019 e irá decorrer até junho de 2022, no contexto do programa Interreg Mediterranean e integra um consórcio de onze países, sendo Portugal representado pela empresa CEEETA-ECO, como parceiro do projeto e o Município da Lourinhã como parceiro estratégico.

Ao abrigo do projeto BLUEfasma – InterregMED diferentes entidades são convidadas a participar com o objetivo de poderem avaliar o nível de circularidade da sua atividade

E dinamização de Blue Living Labs e Open Days, organizados de acordo com as orientações do “Greening your event”.

 

Conheça o programa aqui.

Inscrições através do link: https://us06web.zoom.us/meeting/register/tZUvf-mgrj4oGtDICeYJSN7_tu5gzZYO-Sqc

Lourinhã recebe Open Day do projeto BLUEfasma
Município

Comunicado | Aviso prévio de greve - Transportes coletivos

17 setembro, 2021

Considerando o aviso prévio de greve das entidades signatárias – Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações, Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes e Sindicato Nacional dos Motoristas, marcada para os dias 20 de setembro e 1 de outubro, poderão ocorrer, nesses dias, eventuais constrangimentos ao nível da oferta de transportes coletivos, nomeadamente do serviço de transporte escolar.

Esta é uma situação totalmente alheia à esfera de decisão do Município.

Comunicados Câmara Lourinhã
Município

Comemorações do 213º Aniversário da Batalha do Vimeiro

05 agosto, 2021

No dia 21 de agosto pela manhã, terá lugar a missa evocativa pelas 9h30, na Igreja de São Miguel do Vimeiro, a que se seguirá, pelas 11h, a cerimónia de homenagem aos combatentes da Batalha do Vimeiro, em colaboração com o Exército Português. Esta cerimónia será transmitida em live streaming na página de Facebook do Município da Lourinhã.

Da parte da tarde, entre as 15h e as 18h, terá lugar a recriação de um acampamento militar do período das Invasões Francesas pelo Grupo de Recriação Histórica da AMBV, com lições sobre a vida militar e ofícios à época, também transmitido via streaming entre as 16h e as 17h

Às 19h e às 21h será exibido o documentário “A Primeira Linha de Wellington” do realizador Paulo César Fajardo, na Associação Cultural e Recreativa do Vimeiro. 

No dia 22 de agosto, voltará a ter lugar a recriação do acampamento militar, desta feita no período da manhã, entre as 11h e as 13h, e no período da tarde, entre as 15h e as 18h e, uma vez mais, haverá transmissão em live streaming entre as 16h e as 17h.

No final do dia, às 21h, na Associação Cultural e Recreativa do Vimeiro terá lugar o concerto pelo grupo Albaluna, um grupo com características multidisciplinares numa fusão entre música, poesia e dança. 

Tendo em conta as medidas impostas pela Direção Geral de Saúde, dado o atual contexto de pandemia, os lugares para o documentário e concerto são limitados. Os bilhetes são gratuitos e serão disponibilizados, a partir do dia 13 de agosto, na A.C.R Vimeiro e no Posto de Turismo da Lourinhã. 

Estas atividades enquadram-se no âmbito da Estratégica para o Turismo da Lourinhã, em que um dos eixos da aposta é o Turismo Militar ,através da preservação, salvaguarda e ativação do património histórico-militar da Batalha do Vimeiro e da promoção da marca “Batalha do Vimeiro 1808”.

213º Aniversário Batalha Vimeiro
Município

É cidadão estrangeiro e reside em Portugal? Saiba como votar nas eleições autárquicas 2021

14 julho, 2021

As eleições autárquicas portuguesas de 2021 realizar-se-ão a 26 de setembro de 2021.

Fique a conhecer toda a informação sobre este processo eleitoral e como pode participar do mesmo:

Quem pode votar?

a) Todos os cidadãos e cidadãs portugueses e os brasileiros com estatuto de igualdade de direitos políticos;

b) Cidadãos e cidadãs nacionais dos Estados-Membros da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, República Checa, Roménia e Suécia);

c) Cidadãos e cidadãs nacionais do Reino Unido com residência em Portugal anterior ao Brexit;

d) Cidadãos e cidadãs do Brasil (sem estatuto de igualdade) e de Cabo Verde com residência legal em Portugal há mais de dois anos; e) Cidadãos e cidadãs da Argentina, Chile, Colômbia, Islândia, Noruega, Nova Zelândia, Peru, Uruguai e Venezuela com residência legal em Portugal há mais de três anos. [b) c) e d) Declaração n.º 29/2021, de 25 de março] (Reino Unido: Resolução da Assembleia da República n.º 158/2019, de 4 de setembro)

Sou estrangeiro e o meu país consta na lista. Como posso votar?

Inscreva-se na junta de freguesia da sua área de residência indicada no título válido de residência. Se completar os 18 anos de idade até ao dia da eleição, também se pode inscrever.

Quais os documentos necessários para me inscrever no recenseamento?

a) Título de residência válido – Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia (CRCUE), Cartão de Residência (CR), Autorização de Residência (AR) –, se for nacional dos Estados-Membros da União Europeia ou do Reino Unido, com residência anterior ao Brexit;

b) Comprovativo do tempo mínimo de residência em Portugal : – há mais de dois anos, se for nacional de Cabo Verde e Brasil (sem estatuto de igualdade); – há mais de três anos se for nacional da Argentina, Chile, Colômbia, Islândia, Noruega, Nova Zelândia, Peru, Uruguai e Venezuela ou do Reino Unido, após o Brexit;

c) Declaração formal, especificando: – a nacionalidade e o endereço no território nacional; – se for caso disso, o caderno eleitoral do círculo ou autarquia local do Estado de origem em que tenha estado inscrito em último lugar. Esta declaração deve ainda conter, no caso de nacionais de países fora da União Europeia: – que não se encontra privado do direito de voto no Estado de origem.

Quando posso inscrever-me no recenseamento?

O mais rápido possível, antes do 60.º dia anterior ao dia da eleição. Acabei de adquirir a nacionalidade portuguesa e resido em Portugal. Que devo fazer para me inscrever no recenseamento eleitoral? Nada. A inscrição no recenseamento é automática para todos os cidadãos e cidadãs portugueses e concretiza-se com o levantamento do cartão de cidadão. Estava inscrito/a no recenseamento eleitoral, mas mudei de morada para outra freguesia.

Que devo fazer?

Deve atualizar a morada no seu título de residência (CRCUE, CR, AR) e com o documento atualizado retificar a inscrição no recenseamento na junta de freguesia correspondente ao novo domicílio indicado no título de residência.

Quem pode ser eleito?

a) Cidadãos e cidadãs Portugueses e Brasileiros com estatuto de igualdade;

b) Cidadãos e cidadãs dos Estados-Membros da União Europeia; c) Cidadãos e cidadãs do Reino Unido com residência anterior ao Brexit; d) Cidadãos e cidadãs do Brasil (sem estatuto de igualdade) e de Cabo Verde com residência legal em Portugal há mais de quatro anos.

Consulte ainda o site do Alto Comissariado para as Migrações e o site da Comissão Nacional de Eleições, ou entre em contacto através da Linha de Apoio a Migrantes – 808 257 257 | +351 218 106 191.

Eleições autárquicas 2021 - migrantes
Município

União de Freguesias de Miragaia e Marteleira dispõe do primeiro Balcão SNS24 da área de abrangência do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Sul

07 julho, 2021

Fruto de um protocolo de cooperação assinado, entre o Município da Lourinhã, a União de Freguesias de Miragaia e Marteleira, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e o Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Sul esta freguesia tem uma nova resposta na área da saúde – o SNS24 Balcão.

Dos cinco centros de saúde do Agrupamento de Centros de Saude Oeste Sul, Lourinhã, Cadaval, Sobral de Monte Agraço, Mafra e Torres Vedras, o concelho da Lourinhã é o primeiro a ter o espaço SNS24 Balcão. A escolha da União de Freguesias de Miragaia e Marteleira para acolher este projeto, segundo o Presidente do Município, João Duarte Carvalho, prende-se com a necessidade de abranger, o mais possível, toda a área geográfica do concelho com serviços de saúde. Joaquim Moura, presidente do Conselho Clínico do ACES considera que a União de Freguesias de Miragaia e Marteleira e o concelho da Lourinhã passam a dispor de uma boa ferramenta e que o Centro de Saúde da Lourinhã vai também beneficiar com este equipamento.

Neste balcão SNS24, situado na Rua 1º de Janeiro, nº 4, na Marteleira, a população pode marcar consultas, renovar receitas de medicamentos, realizar teleconsultas, aceder a guias de tratamento entre outras opções, evitando a ida ao Centro de Saúde.

Um novo espaço para facilitar o acesso dos cidadãos, via digital, a vários serviços do Serviço Nacional de saúde, auxiliando aqueles que não dominam os meios digitais ou mesmo não tenham acesso a equipamentos tecnológicos ou internet.

Serviços a prestar ao cidadão no âmbito deste SNS24 Balcão:
- Consultas (Marcar | Desmarcar | Remarcar)
- Teleconsultas (Marcar | Realizar)
- Exames (consultar resultados)
- Guia de tratamento (Consultar)
- Receitas de Medicamentos (Renovar | Consultar)
- Informação de Saúde
- Realizar chamada para o SNS24
- Pedir isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica
- Teleconsultas (Marcar| Realizar)
Entre outros serviços.

 

União de Freguesias de Miragaia e Marteleira dispõe do primeiro Balcão SNS24 da área de abrangência do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Sul
Município

Festas do concelho da Lourinhã decorreram em formato híbrido, com forte componente cultural e de cidadania

29 junho, 2021

O Município da Lourinhã dedicou quatro dias às Festas do Concelho que, este ano, contaram com um conjunto de atividades diversificadas, mas ainda adaptadas ao contexto de pandemia.

A 24 de junho, dia do Feriado Municipal, o Auditório da Associação Musical e Artística Lourinhanense (AMAL) recebeu a Sessão Solene Evocativa do Dia do Concelhocom assistência reduzida, constituída pelos partidos com representação na Assembleia Municipal, pelo executivo municipal e pelas comitivas de Bad Liebenzell e de Deuil-la-Barre, municípios com os quais a Lourinhã é geminada.

A sessão contou com discursos dos líderes de bancada dos partidos com representação na AML, do Presidente da Assembleia Municipal da Lourinhã,  do homenageado com Medalha de Honra Municipal, Padre Joaquim Batalha, do representante da Presidente do Município de  Deuil-la-Barre, do Presidente do Município de Bad Liebenzell e do Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte Carvalho. Este sublinhou o trabalho desenvolvido em rede com as vilas geminadas e a possibilidade de retoma de alguma normalidade, no atual contexto de pandemia, resultado de um esforço coletivo em prol do bem comum, concretamente de todos os serviços municipais e os seus trabalhadores, das Juntas de Freguesias e suas equipas, das IPSS, dos Bombeiros Voluntários, da Cruz Vermelha, da Guarda Nacional Republicana, do pessoal médico e de enfermagem, das equipas de saúde pública, das empresas e dos voluntários. Reiterou que todos têm de continuar resilientes e em alerta, assumindo as suas responsabilidades e deveres perante a comunidade. Relembrou ainda o trabalho essencial, de referência nacional, de produção de máscaras sociais e de outros equipamentos de proteção individual, realizado por grupos de voluntários, em 2020. 

Sobre o trabalho municipal desenvolvido no último ano, realçou as iniciativas de âmbito cultural que se realizaram de forma pontual na rua, mas, acima de tudo, a realização de eventos digitais que, para além de contribuírem para a promoção dos artistas locais, permitiram também divulgar o património além-fronteiras, registando-se números de assistências nunca antes alcançados. A mesma metodologia foi aposta na área da educação, que desenvolveu ciclos periódicos de debate sobre temas atuais, convidando especialistas e intervenientes de reconhecido mérito académico e profissional. Neste âmbito, distinguiu também o lançamento de três novas plataformas de comunicação autárquica, que possibilitaram uma nova relação com milhares de pessoas que acompanham o Município nas redes sociais e nas iniciativas digitais, dando um salto essencial na comunicação municipal. Já na área de promoção do território, apontou a reestruturação de quatro espaços de receção e acolhimento de visitantes, caso do Centro Coordenador de Transportes da Lourinhã, do Posto de Turismo da Lourinhã, do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro e do novo espaço interpretativo em Ribamar, denominado “Olhar o Mar”. Hoje estamos mais capacitados para receber quem nos visita, nomeadamente ao nível das acessibilidades físicas. Concluiu, destacando que todo este trabalho foi possível de executar mantendo a responsabilidade e o rigor financeiro e orçamental, garantindo que a autarquia, para além de cumprir com os objetivos políticos, também cumpriu com os objetivos de sustentabilidade e equilíbrio financeiro, não colocando em causa o futuro da gestão autárquica.

A Medalha Municipal de Honra foi atribuída ao Padre Joaquim, nos seus quase 83 anos de vida, 57 dos quais dedicados ao sacerdócio, são imensuráveis as ações, as conquistas e realizações aplicadas ao Oeste e, particularmente, ao concelho da Lourinhã, onde dedicou especial cuidado aos idosos, às crianças e jovens e também às mães e às mulheres. Muitas foram as iniciativas e movimentos, religiosos e socioculturais, que contribuíram de forma marcante para a elevação e progresso do Município da Lourinhã e para a honra e benefício da sua população, que o reconhece com carinho, nas muitas homenagens e festas que lhe tem dedicado. Um lourinhanense de coração que, com espirito de abnegação e missão, dedicou a sua ação em prol da dignidade humana - local, nacional e internacional – contribuindo, de forma relevante e excecional, para a elevação do Município da Lourinhã e para a honra da sua população. Reconhecendo e enaltecendo o seu coração grande, os abraços e a amizade, as palavras de incentivo, conforto e inspiração, o entusiasmo e o otimismo, a dádiva, criatividade, persistência e ousadia, foi com enorme orgulho que o Município da Lourinhã distinguiu o Padre Joaquim Batalha com a Medalha De Honra Municipal.

 

Na tarde de dia 24 seguiu-se a inauguração do espaço museológico “Olhar o Mar”, em Ribamar. O espaço foi requalificado ao abrigo do fundo europeu Mar 2020 - «Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas — Programa Operacional de Portugal» e localiza-se numa propriedade onde outrora estava instalado um antigo estaleiro naval e uma escola primária e tem como objetivo homenagear os pescadores da vila de Ribamar, que com o seu árduo trabalho no mar, tanto contribuíram para o desenvolvimento da sua terra. O espaço conta com duas salas, nomeadamente a Sala dos Pescadores e a Sala de Orientação no Mar. A primeira, apresenta uma exposição de objetos, utensílios, vídeos e fotografias antigas relacionados com a pesca e com os pescadores da terra e a segunda apresenta uma exposição permanente da autoria de Estêvão Henriques, exibindo um vasto conjunto de equipamentos desenvolvidos para a comunicação e orientação dos pescadores no mar. Nesta sala, o visitante encontra ainda um exemplar de uma casa do leme que permite experienciar o comando de uma pequena traineira. O Espaço Museológico oferece ainda uma experiência de realidade virtual a quem o visita. 

Na inauguração esteve presente o executivo municipal, o presidente da Junta de Freguesia de Ribamar, as comitivas de Deuil-la-Barre e de Bad Liiebenzell, Estêvão Henriques, o Padre Joaquim Batalha e alguns habitantes da vila que fizeram questão de marcar presença na inauguração deste espaço que tão bem representa as gentes e a vida da população de Ribamar.

 

Ainda no decorrer da tarde de 24 de junho teve lugar, no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, a apresentação do livro “O outro lado da pandemia – o que se vive para lá dos cuidados intensivos”, de Marli Vitorino, uma jovem enfermeira lourinhanense que desde o início da pandemia está afeta à Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) de Covid-19, no Hospital de Sta. Maria. Marli começou a retratar, através de desenhos, a realidade do que se vivia na UCI onde trabalha, como forma de se abstrair, desenhos esses que colava, de forma anónima, em pontos de passagem da UCI, de modo a incentivar os colegas. Esses desenhos estão hoje no livro acompanhados de textos de reflexão, escritos por Marli nas horas em que o trabalho dava alguma trégua. A apresentação contou com a moderação de Brian Silva, cabeça de lista do Partido Socialista candidato à Assembleia Municipal da Lourinhã e teve como oradores convidados o médico José Santos e a enfermeira Luísa Sarreira. 

 

O dia terminou com o concerto de Sebastião Antunes & Quadrilha, no auditório da AMAL, que esgotou a lotação da sala, tendo lugares limitados dada a pandemia por Covid-19.

 

Dia 25 trouxe às Festas do Concelho a exibição do filme "Labirinto da Saudade", numa homenagem a Eduardo Lourenço, que decorreu no Auditório Dr. Afonso Rodrigues Pereira. Após a exibição, teve lugar uma conversa, moderada por Sara Gonçalves, com Miguel Gonçalves Mendes, realizador do filme e com Noiserv, autor da banda sonora. A sala esgotou a sua capacidade, reduzida para metade, dada a pandemia por COVID-19.

 

No passado sábado, dia 26 de junho e como continuação das comemorações do Feriado Municipal, o executivo municipal inaugurou a mostra de arte “Calhau no Planalto”, nas localidades de Moledo, Reguengo Pequeno e Pena Seca. Esta mostra, que decorre até dia 4 de julho, conta com peças e instalações de artistas locais e não locais, com conceito e curadoria de Manuel d’Olivares. O evento é organizado pela Associação de Amigos do Planalto das Cesaredas, com os apoios da Câmara Municipal da Lourinhã, da União de Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo, da Junta de Freguesia do Reguengo Grande, do aspiring Geoparque Oeste e do GEAL - Museu da Lourinhã. A mostra conta também com a colaboração da cidadania ativa.

Ainda na tarde de sábado foram entregues à população, por parte do executivo municipal,  três dos projetos vencedores do Orçamento Participativo da Lourinhã: Parque de Lazer da Atalaia, Melhoria das condições de funcionamento do Auditório da AMAL e da Banda Filarmónica e “Elevar a ginástica” – Homenagem à professora Jacinta Santos – Hóquei Clube da Lourinhã. Toda a informação sobre estes projetos deve ser consultada aqui.

A noite, trouxe ao auditório da AMAL o concerto de S. Pedro, numa sala com lugares limitados e cuja afluência foi igualmente muito positiva.

Na tarde de domingo, 27 de junho, pelas 15h, foi encerrada, também pelo executivo municipal, a exposição de fotografia “Atletas de Cá”, de Mário Vasa e Pedro Zenkl, que contou com a presença dos fotógrafos e de alguns dos atletas participantes e seus familiares. Para além dos habituais discursos, os fotógrafos ofereceram a cada um dos atletas as fotografias em exposição, devidamente assinadas. Atletas de Cá esteve patente ao público desde o dia 29 de maio, na Galeria Municipal da Lourinhã. Nas redes sociais do Município da Lourinhã foram também publicadas, durante o último mês, fotografias complementares a esta exposição.

As Festas do Concelho encerraram ao fim da tarde de domingo, com a abertura da Mostra de Arte “Calhau no Planalto”, nas localidades de Reguengo Grande e Cesaredas, complementando a inauguração decorrida na véspera. Este foi o primeiro ano em que a mostra passou as fronteiras do Moledo, numa experiência profundamente positiva para todos os presentes, já que, para além das peças e instalações em locais turísticos da freguesia, o Museu do Reguengo Grande foi alvo de uma requalificação, decorrente da realização da mostra.

De salientar que a sessão de cinema e os concertos inseridos nas comemoração do Dia do Concelho foram gratuitos, mas careceram de reserva prévia, dadas as limitações impostas pela Direção Geral de Saúde, face à pandemia por Covid-19.

 

 

Festas do concelho da Lourinhã decorreram em formato híbrido, com forte componente cultural e de cidadania
Município

Assinatura de acordo para obras de requalificação do posto da GNR de Moita dos Ferreiros

28 junho, 2021

O Município da Lourinhã assinou um Acordo de Cooperação com a Junta de Freguesia de Moita dos Ferreiros, para execução de obras de reabilitação no imóvel onde irá ser reinstalado o Posto da GNR daquela Freguesia.

Com o objetivo de apresentar o espaço ao Governo, o executivo municipal organizou uma visita ao local, na qual estiveram presentes o Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, a Presidente da Junta de Freguesia de Moita dos Ferreiros, outros autarcas e militares da GNR do Comando Territorial de Lisboa e do Destacamento de Torres Vedras, que abrange o Posto Territorial da Lourinhã.

O Posto da GNR irá funcionar em instalações cedidas pela Junta de Freguesia, próximas à Sede das Coletividades e beneficiará de obras de reabilitação, que serão financiadas e apoiadas tecnicamente pela Câmara Municipal da Lourinhã, através da celebração de um Acordo de Cooperação com a Junta de Freguesia de Moita dos Ferreiros, que tem por base um apoio financeiro de 21.920,24€, sendo a execução dos trabalhos coordenados por aquela Junta de Freguesia.

Assinatura de acordo para obras de requalificação do posto da GNR de Moita dos Ferreiros
Município

Acordo de Cedência do Forte de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo e Antigo Posto da Guarda Fiscal - Paimogo-Lourinhã

28 junho, 2021

O Ministério da Administração Interna, através do Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna e o Município da Lourinhã, através do Presidente da Câmara, assinaram hoje um Acordo de Cedência do Forte de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo e Antigo Posto da Guarda Fiscal - Paimogo-Lourinhã.

O acordo, que vigorará por 50 (cinquenta) anos, enquadra-se no processo em curso de descentralização da administração direta e indireta do Estado para as autarquias locais e tem por objetivo a apresentação de uma candidatura, por parte da Câmara Municipal da Lourinhã, que permita a conservação do Forte e a reconversão de todo o espaço envolvente.

Em particular sobre a Candidatura Coastal Memory Fort, foi submetida pela autarquia para financiamento EEA Grants, no âmbito do Programa Cultura, em parceria com quatro parceiros nacionais, nomeadamente o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, a COFAC - Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL Universidade Lusófona, o Centro de Estudos Históricos da Lourinhã e a União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, e com duas entidades da Noruega.

Este programa visa o fortalecimento da cooperação cultural em Portugal, designadamente apoiando projetos que promovam o desenvolvimento social e económico, através da cooperação, do empreendedorismo e da gestão cultural.

Acordo de Cedência do Forte de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo e Antigo Posto da Guarda Fiscal - Paimogo-Lourinhã
Município

Exibição do filme "Labirinto da Saudade" - Homenagem a Eduardo Lourenço será a 25 de junho

20 junho, 2021
Por motivos de reajuste de calendário, a exibição do filme "Labirinto da Saudade" - Homenagem a Eduardo Lourenço, que estava agendada para dia 23 de junho, decorrerá dia 25 de junho, às 21h, no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira.
Relembramos que, após a exibição do filme, desenrolar-se-á uma conversa, moderada por Sara Gonçalves, com Miguel Gonçalves Pereira, realizador do filme e com Noiserv, autor da banda sonora.
Esta sessão é gratuita e os bilhetes estão disponíveis no Posto de Turismo da Lourinhã.
Pedimos desculpa por qualquer inconveniente.
Exibição do filme "Labirinto da Saudade" - Homenagem a Eduardo Lourenço será a 25 de junho
Município

Cerimónias comemorativas do Feriado Municipal e Festas do Concelho decorrem de 24 a 27 de junho

15 junho, 2021

Em 2021, o Município da Lourinhã promove as cerimónias comemorativas do Feriado Municipal e Festas do Concelho, que decorrem a 24, 25, 26 e 27 de junho, em formato híbrido, decorrente da pandemia por Covid-19

Estas celebrações contarão com a presença de duas comitivas de vilas geminadas, nomeadamente o município alemão de Bad Liebenzell e o município francês de Deuil-la-Barre.

O programa tem início a 24 de junho, às 10h15, no Auditório da Associação Musical e Artística Lourinhanense (AMAL), que receberá apenas convidados, na Sessão Solene Evocativa do Dia do Concelho. Esta, será ainda transmitida em direto na página de Facebook do Município da Lourinhã. Nesta sessão, para além de outros atos oficiais, será confirmado o acordo de geminação, celebrado em 2019, entre o município da Lourinhã e o município alemão de Bad Liebenzell.

Nesse dia, às 15h00, decorrerá também a Inauguração do Espaço Museológico «Olhar o Mar», em Ribamar e, às 17h00, no Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, será apresentado o livro «O Outro Lado da Pandemia: o que se vive para lá dos Cuidados Intensivos», de Marli Vitorino, uma jovem lourinhanense, enfermeira numa Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) Médico-Cirúrgicos, do Hospital de Santa Maria, destinada para o tratamento de pessoa com Covid-19.

O dia termina no Auditório da Associação Musical e Artística Lourinhanense (AMAL), às 21h00, com o concerto de Sebastião Antunes & Quadrilha. O evento será aberto ao público e, apesar de gratuito, requererá a apresentação de bilhete, por forma a assegurar o cumprimento das medidas de contenção da pandemia por Covid-19 definidas pela Direção Geral da Saúde.

Às 21h00 do dia 25 de junho, o Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, exibe do filme «Labirinto da Saudade» - Homenagem a Eduardo Lourenço, seguindo-se uma conversa com o realizador, Miguel Gonçalves Mendes e Noiserv, autor da banda sonora do filme. Esta sessão será aberta ao público e, apesar de gratuita, requererá a apresentação de bilhete, por forma a assegurar o cumprimento das medidas de contenção da pandemia por Covid-19 definidas pela Direção Geral da Saúde.

Dia 26, às 15h00, decorrerá a Abertura da Mostra de Arte “Calhau no Planalto”, nas localidades de Moledo, Reguengo Pequeno e Pena Seca. Organizada pela Associação de Amigos do Planalto das Cesaredas, o evento com o apoio do Município da Lourinhã, entre outros, baseia-se na sensibilização, através da arte, para a preservação da identidade colectiva do que se entende por Território Planalto das Cesaredas, um espaço socialmente construído, que se tornou num lugar testemunho da história e de histórias formadas ao longo de gerações, conferindo-lhe uma identidade própria, mas também um espaço com recursos naturais que foram o suporte para a criação e manutenção ao longo de gerações de diversos agregados populacionais.

Ainda no dia 26, entre as 17h00 e as 18h30, será feita a entrega à população de três dos projetos vencedores do Orçamento Participativo da Lourinhã, nomeadamente o Parque de Lazer de Atalaia, a Melhoria das condições de funcionamento do Auditório da AMAL e da Banda Filarmónica e Elevar a Ginástica – Homenagem à Professora Jacinta Santos - Hóquei Clube da Lourinhã.

O dia termina com o concerto de São Pedro, às 21h00, no Auditório da Associação Musical e Artística Lourinhanense (AMAL). Mais uma vez, o concerto será aberto ao público e, apesar de gratuito, requererá a apresentação de bilhete, por forma a assegurar o cumprimento das medidas de contenção da pandemia por COVID-19 definidas pela Direção Geral da Saúde.

No dia 27 de junho, a Galeria Municipal da Lourinhã receberá, às 15h00, o encerramento da Exposição de Fotografia «Atletas de Cá» de Mário Vasa e Pedro Zenkl, que contará com a presença dos atletas e dos fotógrafos.

As cerimónias comemorativas do Feriado Municipal e Festas do Concelho terminam às 17h00, com a Abertura da Mostra de Arte “Calhau no Planalto”, nas localidades de Reguengo Grande e Cesaredas.

Os bilhetes para a sessão de cinema e para os concertos, deverão ser levantados antecipadamente pelo público, no Posto de Turismo da Lourinhã. Lembramos que as sessões são gratuitas, mas os lugares são limitados, decorrente do cumprimento das medidas de contenção da pandemia por Covid-19.

Cerimónias comemorativas do Feriado Municipal e Festas do Concelho da Lourinhã
Município

Etapa da Lourinhã, do campeonato do mundo de Freeride, não se realiza em 2021, consequência da pandemia

07 junho, 2021

O Município da Lourinhã, a Federação Portuguesa de Motonáutica e a Associação Portuguesa de Jetski, Motas de Água e Flyboard, analisaram a situação epidemiológica atual, relacionada com a pandemia COVID-19 no contexto mundial e nacional, tendo concluído que ainda não estão reunidas as condições para a realização da etapa do campeonato do mundo de Freeride em Portugal, não só devido aos constrangimentos relacionados com a mobilidade dos pilotos e das respetivas equipas em todo o mundo, mas também devido ao contexto de transmissibilidade, previsível e inerente à pandemia.

A organização da prova reconhece os esforços desenvolvidos pelas autoridades nacionais e locais para a mitigação da pandemia, continua, porém, a verificar-se uma instabilidade muito elevada a nível internacional evidenciada com o número de novos casos provocados por esta pandemia, o que impossibilita ter as certezas face à logística necessária para a realização de um evento desta natureza, nomeadamente a presença massiva de público a assistir.

Por este motivo, as entidades organizadoras da etapa em Portugal, decidiram cancelar a realização da mesma em 2021.

Mantendo o compromisso e o empenho para com a realização da prova em 2022 e a expectativa de que será um evento ainda mais espetacular do que o realizado em 2019, a organização lamenta a decisão, mas considera que o desporto tem de dar o exemplo e garantir que todos devem ficar em segurança, para que o sistema nacional de saúde e os seus profissionais de saúde possam dedicar o seu tempo e recursos para quem realmente necessita deles.

O Município da Lourinhã informa que todo o investimento previsto para a realização desta prova será canalizado na sua totalidade para as ações que estão a ser desenvolvidas no combate à pandemia COVID-19 no concelho.

Freeride2021 cancelado em Portugal