Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo

Notícias

Sem resultados a apresentar
Turismo

12ª Edição da Quinzena Gastronómica do Polvo da Lourinhã convida a viagem gastronómica por 21 restaurantes da região e mais de 50 pratos onde o polvo é o protagonista

06 maio, 2021

O município da Lourinhã volta a receber, de 20 a 30 de maio, a Quinzena Gastronómica do Polvo, naquela que é já a sua 12ª edição.

O aguardado evento celebra a gastronomia da região em mais de 20 restaurantes aderentes, onde o polvo é o elemento central de todos os pratos. De entradas, a prato principal e até sobremesas, são mais de 50 as receitas criadas especialmente para a Quinzena Gastronómica do Polvo da Lourinhã.

Aliando a tradição à modernidade, poderão ser degustadas, entre muitas outras, as seguintes iguarias: Polvo panado com açorda de coentros, Tempura de polvo com arroz do mar, Caril de polvo, Polvo à Brás, Carpaccio de polvo, Pica-pau de polvo, Pizza de polvo à lagareiro, Sandes de polvo à Bulhão Pato, Macarron de polvo e Sonhos com doce de polvo.

Face à pandemia de COVID 19, o Município da Lourinhã adaptou o conceito original desta Quinzena Gastronómica às novas circunstâncias, passando o evento a poder ser usufruído, para além de nos restaurantes aderentes (no interior ou na esplanada), também em casa, através das modalidades de take-away e delivery. Para o efeito, há a referir que o executivo camarário aprovou um apoio excecional a todo o setor da restauração e bebidas para alargamento ou atribuição de esplanadas com isenção de taxa até 31 de dezembro de 2021. Além disso, o Município assinou um protocolo com a ANTRAL (Associação Nacional de Transportes Rodoviários ou Automóveis Ligeiros), disponibilizando gratuitamente o serviço de entregas na região durante os 10 dias da iniciativa.

Outra importante novidade do Município, ligada ao apoio à divulgação e promoção do comércio local, foi o lançamento da sua plataforma Buy Lourinhã, destinada a compras online do comércio local, como restauração, alojamento, saúde, cultura e ensino. Esta plataforma digital permite aos empresários da região terem uma presença online e aos consumidores, permite-lhes fazer compras no conforto e segurança das suas casas, ficando a par da diversificada oferta de negócios do concelho da Lourinhã, numa única montra.

“Depois de um 2020 tão conturbado, é com enorme felicidade que trazemos de volta à região um dos seus eventos mais acarinhados. Trabalhámos muito para adaptar esta edição da Quinzena Gastronómica do Polvo da Lourinhã à nova realidade, apoiando os negócios locais e assegurando uma experiência em segurança para todos os nossos visitantes. Deixo aqui o convite: no Restaurante, na Esplanada ou em Casa, participe na XII Quinzena do Polvo da Lourinhã!” - afirma João Serra, vereador com o pelouro do Turismo e Competitividade da Câmara Municipal da Lourinhã.

A lista de restaurantes aderentes à iniciativa conta com a presença Adega do Careca, Alma Nova, Barracão do Petisco, Restaurante Residencial Braga, Carlos dos Leitões, Restaurante Cervejaria Castelo, Chico Neto, DinossauroFood, Dom Lourenço, Foz Restaurante, Novo Parque, O Moleiro, O Pão Saloio, O Passarinho, O Viveiro, Páteo Ibérico, Pizza & Companhia, Solmar & Terrace, Terra à Terra, Vestigium e Vista Mar by Noiva do Mar.

Quinzena do polvo na Lourinhã
Turismo

CIBV passa a estar representado na plataforma digital do Roteiro de Turismo Militar

30 abril, 2021

O Município da Lourinhã, através do CIBV, vai estar representado na plataforma digital do Roteiro de Turismo Militar, que será lançada hoje, pela Associação de Turismo Militar Português.

Este, que é um projeto nacional em constante crescimento e atualização, dotado de um conjunto de serviços direcionados à promoção do turismo militar em Portugal, desenvolvido em parceria com os municípios portugueses, agrega um conjunto de rotas temáticas associadas à história militar nacional, que visam promover e divulgar recursos, equipamentos e serviços turísticos e culturais nacionais, no sentido de contribuir para a estruturação da oferta de Turismo Militar existente em Portugal. As rotas são dotadas de uma programação dinâmica e serão lançadas faseadamente. Nesta primeira fase são apresentadas a Rota da Guerra Peninsular e a Rota dos Castelos e Muralhas do Mondego. O projeto conta com o apoio da Direção Geral do Património Cultural, das Entidades Regionais de Turismo do Centro de Portugal, da Região de Lisboa, do Alentejo e Ribatejo, do Algarve e da Madeira, da patrimonio.pt, da Associação Portuguesa de Empresas de Congressos Animação Turística e Eventos, da Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém e da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.

 Roteiro de Turismo Militar
Turismo

Município da Lourinhã dá hoje início à segunda fase da campanha “Até breve, até já”

27 abril, 2021

O Município da Lourinhã dá hoje início à segunda fase da campanha “Até breve, até já”, coincidindo com o levantamento de algumas restrições de circulação e frequência dos serviços de restauração e com a possibilidade de usufruto de recursos culturais e turísticos, circunstâncias que permitem começar a convidar os visitantes e turistas a visitar a Lourinhã, com toda a segurança.

Nos canais digitais da autarquia, nomeadamente na página de Instagram @visitlourinha.IG, “Até já” vai dar destaque ao património natural do concelho e a todos os recursos ao ar livre, como os percursos pedestres, as praias, entre outros. Tal como na fase anterior, estas ações enquadram-se na Estratégia para o Turismo da Lourinhã e nos seus eixos: o Turismo Paleontológico, o Turismo Militar, o Turismo de Sol e Mar, Gastronomia de Mar, os Produtos da Terra (Pão - Moinhos de Vento e as Azenhas; Abóbora; Aguardente DOC Lourinhã) e a temática Pedro e Inês.

Dentro do Turismo Paleontológico, destaca-se a Mostra Urbana de Dinossauros, enriquecida com audioguias sustentáveis, que fornecem informação em quatro idiomas sobre cada um dos dinossauros da rota, nomeadamente em português, inglês, espanhol e francês. No decorrer dos próximos meses, a Lourinhã contará com um peddypaper (Peddysaurus) – atividade de exploração e descoberta, que irá pôr à prova os conhecimentos de miúdos e graúdos que percorrerem a Mostra Urbana. Na vertente de turismo ativo, o percurso pedestre LNH PR4 – Dos Dinossauros à Rocha, dá aos visitantes um novo olhar sobre o concelho, desde a magia do Vale da Rocha à praia de Porto Dinheiro, local onde foram encontrados vestígios de Dinheirosaurus Lourinhanensis, um dos mais compridos encontrados em território nacional.

Também o Vale Cornaga, na freguesia do Reguengo Grande e a Mostra de Arte Pública de Moledo foram contempladas com audioguias multilingue que, no primeiro caso, explicam as tradições do concelho ligadas às azenhas e, na MAP, dão uma nota explicativa sobre seis das obras de arte que a compõem.

Na esfera do Turismo Militar, o percurso pedestre LNH PR3 – Pelos Caminhos da Batalha do Vimeiro dá oportunidade aos visitantes de percorrerem os caminhos da história da Batalha do Vimeiro. Durante este período, o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro continua a apostar no digital, promovendo a sua Agenda Cultural comemorativa dos 200 anos da morte de Napoleão Bonaparte, tendo apostado, inclusive, num escape game virtual que vai realizar-se a 8 de maio.

A fase “Até já” não poderia deixar de realçar a oferta de Sol e Mar, numa linha de costa de 12 km, com 10 praias de reconhecida qualidade: três praias “Bandeira Azul”, quatro praias “Praia Acessível, Praia para Todos” e cinco praias “Qualidade de Ouro”. Ricas em iodo, com maiores ou menores areais, excelentes condições para a prática do surf e outras atividades náuticas, possibilitam aos visitantes momentos de descanso ou de lazer, bastando apenas estender a toalha ou recorrer aos apoios de concessionários e às ofertas das várias empresas de animação turística do concelho. Ainda sobre o surf, a Praia da Areia Branca e a Praia da Peralta fazem as delícias de quem pratica a modalidade, a primeira com uma onda bastante consistente e que pode funcionar em qualquer época do ano e a segunda despertando a atenção dos surfistas apreciadores de formações gigantes.

Como complemento, o visitante poderá também apreciar uma excelente gastronomia de mar, com mariscos, caldeirada, feijoada do mar ou pratos de polvo. Sobre este último, estará em destaque entre 20 e 30 de maio, na XII Quinzena do Polvo, evento promovido anualmente pelo Município e que este ano conta com 21 restaurantes aderentes. Convidando os apreciadores a saborear todo o tipo de receitas (desde as entradas à sobremesa), esta iniciativa visa divulgar este produto gastronómico característico da região e apoiar todos os estabelecimentos de restauração que participam do evento.

Com visitas guiadas à Adega Cooperativa da Lourinhã e passeios pelos moinhos de vento da Pinhôa, em Moita dos Ferreiros, é garantido que motivos não faltam para visitar a Lourinhã. Até já!

Município da Lourinhã dá hoje início à segunda fase da campanha “Até breve, até já”
Turismo

Município participa de seminário a convite da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

13 abril, 2021

O Município da Lourinhã, a convite da Direção Científica do Mestrado de Política Cultural Autárquica da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), esteve representado no Seminário de “Projetos e Realizações Socioculturais”, com uma comunicação sobre Projetos de Turismo Histórico-Cultural e Militar dinamizados através do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro. Numa primeira abordagem, foi feita uma apresentação do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro enquanto equipamento cultural e turístico do Município da Lourinhã e da sua oferta de serviços e recursos acessíveis e inclusivos.

Numa segunda fase, foi abordada a questão da preservação do património histórico-militar, material e imaterial, da Batalha do Vimeiro e o desenolvimento de projetos de turismo histórico-cultural, referindo-se os projetos desenvolvidos no período pré-pandémico e a necessidade de fazer face à nova conjuntura com o desenvolvimento de novos projetos adaptados ao contexto pandémico.

O Mestrado em Política Cultural Autárquica pretende facultar aos alunos uma formação multidisciplinar que visa fornecer instrumentos de ordem prática e teórica com vista à conceção, gestão, execução e divulgação de atividades culturais no âmbito do trabalho em autarquias.

Mestrado de Política Cultural Autárquica da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Turismo

Postos de Turismo e Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro reabrem a 27 de abril

12 abril, 2021

No próximo dia 27 de abril, cumprindo todas as normas e recomendações emanadas pela DGS no âmbito da pandemia Covid 19, reabrem três equipamentos turísticos do Município da Lourinhã: o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV), o Posto de Turismo da Praia da Areia Branca e o Posto de Turismo da Lourinhã, sendo que o último tem vindo a ser alvo de obras de requalificação e melhorias com o objetivo de fomentar e possibilitar a visitação de todos os cidadãos e oferecendo conforto e acessibilidade.

O CIBV beneficiou também recentemente de um conjunto de intervenções em virtude da candidatura à Linha de Apoio ao Turismo Acessível do Turismo de Portugal e é, atualmente, um espaço de referência no âmbito da acessibilidade e inclusão. No período de confinamento, para além do acompanhamento dos investimentos que vão ser realizados no âmbito das candidaturas Rede Temática das Invasões Francesas do Turismo de Portugal e Renovação de Aldeias da Leader Oeste, fez-se todo um trabalho de limpeza e manutenção do espólio, estando este último trabalho em fase de finalização.

Também neste período foram colocadas três réplicas 3D, em tamanho real, de um soldado das Invasões Francesas. Trata-se da mascote do CIBV, o soldado António Agostinho, que ganha vida para honrar a gloriosa Batalha do Vimeiro. O nome António é uma homenagem ao Santo António de Lisboa. Durante as Invasões Francesas este santo fazia parte do Regimento nº 19 e a imagem do santo era levada para as batalhas em cima de uma mula. O nome Agostinho deve-se ao facto de a Batalha do Vimeiro ter acontecido no mês de agosto e também porque o CIBV se localiza na Rua Agostinho Estêvão. Estas réplicas podem também ser encontradas na Praia da Areia Branca e na Estação Rodoviária da Lourinhã e foram executadas no âmbito dos investimentos da Linha de Apoio à Sustentabilidade do Turismo de Portugal.

Sobre as intervenções no posto de turismo da Lourinhã, vieram permitir que o espaço cumpra todas as normas de acessibilidade, nomeadamente na alteração da localização da entrada e na criação de uma rampa de acesso ao mesmo, na substituição das caixilharias existentes, na criação de uma antecâmara envidraçada, que serve de resguardo ao interior do posto, na eliminação dos degraus existentes no alçado frontal, na substituição do revestimento do pavimento, entre outras. Para além da alteração física do espaço, também o mobiliário, nomeadamente o balcão de atendimento, foi adaptado para receber pessoas com mobilidade condicionada. O interior conta ainda com uma estrutura decorativa constituída por peças de madeira, decorada com plantas verticais artificiais, que constitui um fundo de enquadramento a um modelo de dinossauro Allosaurus.

Sobre os horários destes equipamentos, o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro funciona de terça-feira a sábado das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Os postos de turismo encontram-se em funcionamento de segunda-feira a sábado, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Vitrine posto de turismo
Turismo

Quinzena Gastronómica do Polvo regressa em maio à Lourinhã

26 março, 2021

Dando continuidade ao trabalho de promoção e desenvolvimento da economia local, efetuado nos anos anteriores, nomeadamente ao setor da restauração, o Município da Lourinhã irá realizar a 12ª Quinzena Gastronómica do Polvo.

Esta iniciativa regressará entre 20 e 30 de maio e todos os restaurantes do nosso concelho estão convidados a participar!

As unidades de restauração poderão participar na quinzena gastronómica com uma entrada, prato principal ou até uma sobremesa, onde o polvo da Lourinhã será o ingrediente principal!

Nesta edição, haverá novas ações promocionais, como a realização de um vídeo, fotografia artística dos pratos ou a possibilidade de os restaurantes terem um momento Live na rede social de promoção turística do Município @visitlourinha.ig, com o objetivo de conferir dinâmica ao evento, promovendo o setor local da restauração.

Os restaurantes do concelho da Lourinhã interessados em participar, devem enviar email para turismo@cm-lourinha.pt, até às 17h30 do dia 8 de abril.

Para eventuais esclarecimentos, poderão contactar através do referido email ou do seguinte contacto telefónico: 261 410 183.

Este evento gastronómico terá sempre em conta as medidas preventivas e de segurança relativas ao novo coronavírus.

Cartaz 12ª Quinzena do Polvo 2021
Turismo

As primeiras PediRotas da uniquePATHS arrancam na Lourinhã! Queres ser um Pediguia?

26 março, 2021

A Lourinhã vai ser o primeiro Município a acolher a uniquePATHS, um projeto empreendedor desenvolvido pela Municípia e financiado pelo Turismo de Portugal, que oferece uma nova forma de conhecer territórios.

Garantindo um turismo de proximidade, a uniquePATHS cria um novo modelo de prática e de dinamização do turismo territorial, que valoriza o conhecimento das pessoas que habitam os locais.

Com a uniquePATHS, os visitantes que chegam à Lourinhã podem, através de rotas pedestres, ter um melhor conhecimento do património natural, histórico e arquitetónico, através de uma experiência única proporcionada pela comunidade local.

Numa altura em que a pandemia nos faz pensar mais sobre a escolha dos nossos destinos, a uniquePATHS oferece as melhores experiências e histórias locais contadas na primeira pessoa – os PediGuias.

Os PediGuias, envolvidos no projeto da uniquePATHS são responsáveis pela criação das próprias PediRotas tendo em conta os gostos, preferências e competências pessoais. Podem ainda escolher os melhores dias e as melhoras horas para fazer as suas rotas. Qualquer conjugação é possível.

Os PediGuias têm acesso direto a um plano de formação que os ajuda a realizar experiências melhoradas para os visitantes. Como resultado, conquistam um rendimento direto por cada turista que participe em cada uma das suas rotas. Faz a tua pré-inscrição, através de preenchimento de formulário, sujeita a validação.

Contacta a Divisão de Desenvolvimento Territorial do Município da Lourinhã: 261988471 ou turismo@cm-lourinha.pt.

Mais informação em https://www.uniquepaths.eu.

Logotipo Câmara Municipal da Lourinhã
Turismo

Município coloca audioguias sustentáveis na Mostra Urbana de Dinossauros, Vale Cornaga e MAP de Moledo

25 março, 2021

No âmbito da candidatura, por parte do Município da Lourinhã, à Linha de Apoio às Sustentabilidade, do Turismo de Portugal, foi feita a colocação de dezanove audioguias sustentáveis em pontos de visitação turística do concelho, tais como a Mostra Urbana dos Dinossauros, o Vale Cornaga e a Mostra de Arte Pública de Moledo.

Os investimentos concorrem para a concretização dos objetivos da Estratégia para o Turismo da Lourinhã e enquadram-se num quadro de ações coerente e estruturado com base na criação de uma geometria de eixos estratégicos que, em conjunto, se assumem como dinamizadores da estratégia para o turismo da Lourinhã numa linha temporal alargada.

Os audioguias, disponíveis todos os dias do ano, vêm melhorar a experiência de visitação destes espaços, pois permitem que o visitante oiça uma locução, disponível em português, inglês, francês e espanhol, obtendo informações para interpretar o património exposto.

Os equipamentos são sustentáveis e apresentam-se como um sistema inovador em Portugal, uma vez que as baterias carregam através de energia solar, mas também com dínamo, através de manivela e de forma manual, o que permite gerar a energia necessária para a audição das informações. Não tendo ligação à rede elétrica, não assumem qualquer emissão de carbono.

O Município acredita que os audioguias vão também criar novas dinâmicas entre os visitantes e no seio da comunidade local, uma vez que a experiência de girar a manivela irá contribuir para aproximar gerações e criar situações de interação entre todos, facilitando o diálogo intergeracional. Pretende-se também que estes dispositivos contribuam para a sensibilização para as questões de educação ambiental.

Dos dezanove, onze foram colocados na Mostra Urbana de Dinossauros, cada um junto a um modelo de dinossauro. No Vale Cornaga foi feita a colocação de dois audioguias, um no início do percurso e outro junto às azenhas e na Mostra de Arte Pública de Moledo foram colocados seis, junto das seguintes obras: “Inês”, de ColorBlind, "Inês", de Joana Alves, "Love Captives", Sana Nasl, “P.I.“, de Sónia Moreira, “A morte de Inês”, de Joana Alves e “Paço”, de Constança Clara.

(Georreferenciação em https://www.google.com/maps/d/edit?mid=1HWAnP-98XqGPlWXXdaWStfpVXvbE_7_c&usp=sharing)

Sobre os locais visados:

A Mostra Urbana de Dinossauros é um percurso pela vila da Lourinhã, que leva à descoberta de modelos de dinossauros à escala real e que constitui mais uma experiência ligada à paleontologia no concelho da Lourinhã.

O Vale Cornaga é um vale cheio de encanto e uma antiga zona vital de desenvolvimento da freguesia do Reguengo Grande. As azenhas, as pontes, as fontes e as cascatas dão encanto a este lugar que outrora foi bastante movimentado, não só pelos agricultores, como pelas lavadeiras e todos aqueles que se banhavam na água do rio Galvão.

O projeto da Mostra de Arte Pública de Moledo partiu de uma parceria entre a Junta de Freguesia local e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, com o profundo envolvimento da comunidade local e apresenta ao público catorze peças de escultura. Esta mostra de arte tem sido complementada com outros trabalhos de arte urbana, instalações com peças de cerâmica e azulejo e ainda Land Art.

Audioguia Vale Cornaga
Turismo

Município da Lourinhã lança campanha “Até breve, Até já!”

11 março, 2021

Em 2021, na sequência da publicação de um website inteiramente dedicado ao Turismo - www.vistilourinha.pt - e de uma página de Instagram com o mesmo propósito - @visitlourinha.ig -, o Município da Lourinhã lança hoje a campanha “Até breve, Até já!”.

Esta campanha, que decorrerá nos canais digitais da autarquia, nomeadamente na página de Instagram @visitlourinha.ig e na página de Facebook /municipiodalourinha, é composta por duas fases distintas. A primeira fase, “Até breve”, tem início no atual período de confinamento e tem por objetivo promover, exclusivamente em formato virtual, o território da Lourinhã, apelando a que os turistas e visitantes permaneçam em casa, mas continuem a viajar, através de um clique, planeando as suas deslocações para o período em que estas forem fisicamente possíveis. De realçar também que, para permitir todos os recursos digitais para esta fase, o Município criou um Tour Virtual, acessível em visitlourinha.pt, que dá a conhecer o melhor do território, com as suas paisagens costeiras e rurais, o turismo paleontológico ou o património edificado.

A segunda fase da campanha, que incide na mensagem “Até já”, iniciar-se-á quando for seguro viajar e tem por objetivo promover a visitação do território.

A campanha “Até breve, Até já!” pretende promover a oferta plural do território, que reúne as condições para uma visitação futura, com muito potencial para grupos pequenos, tanto pela natureza (trilhos, percursos) como pelos espaços culturais e de visitação turística.

As ações referidas, enquadram-se no âmbito da aplicação da estratégia para o Turismo da Lourinhã, Estratégia para o Turismo 2020-2027, a qual define uma geometria de eixos estratégicos que, em conjunto, se assumem como dinamizadores do Turismo, numa linha temporal alargada. Os eixos são o Turismo Paleontológico, o Turismo Militar, o Sol e o Mar e Gastronomia de Mar, os Produtos da Terra (Pão - Moinhos de Vento e as Azenhas; Abóbora, Aguardente DOC Lourinhã) e a temática Pedro e Inês. No que toca ao Turismo Paleontológico, o Município criou, em 2020, a Mostra Urbana dos Dinossauros, que é um percurso pela vila da Lourinhã, que leva à descoberta de modelos de dinossauros à escala real. Junto a cada dinossauro encontram-se placas interpretativas, que disponibilizam informação em português, inglês e em braille. Está também em fase de construção um website inteiramente dedicado a esta Mostra e está ainda a ser preparado o

Peddyssaurus, que consiste num peddypaper integrado nesta Mostra Urbana, que criará momentos de interação para as famílias, tanto residentes como visitantes. Quanto ao Turismo Militar, importa referir que o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro foi totalmente requalificado, sendo agora um equipamento cultural acessível e inclusivo, que recebeu a distinção europeia COME IN! e ficou no Top 5 do Prémio Nacional de Turismo 2020.

Quanto ao Eixo Produtos da Terra, referir que, no âmbito da 9ª Quinzena Gastronómica da Aguardente, que teve lugar em novembro de 2020, através de uma parceria com a empresa Wine on Ice, foi lançado um produto que promove a Aguardente DOC Lourinhã: o sorvete com Aguardente.

No que refere ao Eixo Pedro e Inês, a aposta recai na dinamização da Mostra de Arte Pública de Moledo (MAP de Moledo). O projeto da MAP de Moledo partiu de uma parceria entre a Junta de Freguesia local e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, com o profundo envolvimento da comunidade local e apresenta ao público catorze peças de escultura. Esta mostra de arte tem sido complementada com outros trabalhos de arte urbana, instalações com peças de cerâmica e azulejo e ainda Land Art. No que diz respeito à arte urbana, em 2020, destacaram-se os trabalhos de pintura mural de Jorge Charrua e de Filipa Morgado. No primeiro caso, uma abordagem contemporânea à imagem de Inês de Castro e no segundo uma interpretação da história de Pedro e Inês, com vista à criação de um espaço abstrato, mas alinhado com a ideia de caminho (interior e exterior), de fuga e esconderijo, visto que o Moledo constituiu um refúgio para os amores de Pedro e Inês. A vinda destes dois artistas à aldeia, acontece como resultado da parceria com a revista Fome e as duas pinturas encontram-se na Alameda D. Inês de Castro, junto ao ribeiro de São Domingos. A VI edição da revista Fome deu um grande destaque ao Moledo e a ilustração do artigo conta com uma série fotográfica da autoria de Nicolas Lemonnier, fotógrafo profissional que trocou a capital pelo Moledo, onde encontrou a calma do campo associada à crescente criatividade nas ruas, onde os projetos de arte contemporânea se fundem com um espaço caracterizado pela ruralidade. Referir ainda a visita de Pantónio, o artista cuja relação com o Moledo remonta a 2014 e que voltou em 2020 para, mais uma vez, oferecer a pintura do moinho à aldeia, num ato de partilha que trouxe uma nova obra sobre os mesmos muros.

Neste momento, estão também a ser colocados audioguias sustentáveis na MAP de Moledo e também na Mostra Urbana de Dinossauros e no Vale Cornaga. Estes audioguias são um sistema inovador em Portugal, totalmente sustentável pois, não tendo ligação à rede elétrica, não assumem qualquer emissão de carbono. As baterias carregam com energia solar ou através de dínamo, com manivela, de forma manual, o que permite gerar a energia necessária para a audição de informações.

O Município pretende, assim, apostar na diversidade patrimonial, natural e cultural do território, criando um produto coeso, em que cada um dos eixos concorra para a consolidação de um objetivo global.

Face à crise pandémica, as ações previstas, com vista à concretização de cada um dos eixos, tiveram que ser repensadas, de forma a fazer face aos desafios da pandemia. O turismo pós-pandémico traz novas interpretações nesta área. Deste modo, em fase de confinamento, é fulcral reforçar a aposta no digital através de plataformas digitais e na publicação de conteúdos nas redes sociais.

Em 2020, foram várias as atividades que o Município promoveu no digital. Destacam-se as iniciativas “Fique em Casa com a Batalha do Vimeiro”, “Recriação Histórica&Mercado Oitocentista – Evento Digital”, “Juntos Venceremos a nova Batalha” e “Pedro e Inês_Em Casa no Moledo”. Nos dois primeiros casos, procurou criar-se um produto digital com forte componente lúdica, tendo como público-alvo as famílias.

Já este ano, neste novo confinamento, foi lançada a Agenda Cultural do CIBV, comemorativa dos 200 anos da morte de Napoleão Bonaparte, totalmente em formato digital, e irá ser lançado um concurso de ideias, através da incubadora de empresas, Startup Lourinhã, para ideias de negócio na área do Turismo.

A aposta no público-alvo famílias prende-se com o facto de que, assim que seja possível voltar a visitar presencialmente os territórios, a visitação será, certamente, feita por estes grupos pequenos, de confiança e para destinos seguros. O território da Lourinhã é virtuoso nestes argumentos, com muita oferta ao ar livre para cada um dos eixos da estratégia. A Lourinhã é um concelho com características singulares pois conjuga oferta de mar e oferta de ruralidade, com muito potencial turístico de realização de atividades ao ar livre.

Por agora, despedimo-nos com “Até breve”. Estaremos prontos para receber os visitantes assim que seja possível e seguro dizer “Até já!”. Nessa fase, forcar-nos-emos também no Eixo do Sol e Mar e nas praias de referência e qualidade ambiental do nosso concelho.

Município da Lourinhã lança campanha “Até breve, Até já!”
Turismo

Já é conhecido o programa do webinar "Paleontologia", a decorrer a 12 de março

10 fevereiro, 2021

O Município da Lourinhã organiza, em março de 2021, um ciclo de webinars intitulado “Turismo, Património e Inovação”, com o objetivo de debater dois temas estratégicos para o território, o Turismo Militar e a Paleontologia.

A realização dos webinars de Turismo Militar e de Paleontologia enquadra-se no âmbito da execução da candidatura à Linha de Apoio à Sustentabilidade (Programa Valorizar), do Turismo de Portugal. Estes webinars são de inscrição gratuita, aqui, e decorrerão, respetivamente, nos dias 9 e 12 de março de 2021, em formato exclusivamente digital no canal de Youtube da autarquia.

Conheça o programa do webinar de "Paleontologia" aqui.

O programa do webinar dedicado ao "Turismo Militar" será comunicado oportunamente.

Já é conhecido o programa do webinar "Paleontologia", a decorrer a 12 de março
Turismo

Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro no top 5 do Prémio Nacional de Turismo

03 dezembro, 2020

O Prémio Nacional de Turismo 2020 é uma iniciativa promovida pelo BPI e o Expresso, que conta com o alto patrocínio do Ministério da Economia e da Transição Digital, o apoio institucional do Turismo de Portugal, IP, e o apoio técnico da Deloitte, enquanto Knowledge Partner. Nesta segunda edição pretende-se distinguir as melhores empresas, práticas e projetos do setor do Turismo em Portugal.

O Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro concorre na categoria de Turismo de Confiança, que pretende eleger projetos que privilegiam a ligação ao consumidor, dando-lhe confiança e garantias nos serviços e experiências turísticas.

Os vencedores serão conhecidos na cerimónia de entrega de prémios que irá realizar-se, de forma virtual, no dia 16 de dezembro.

Conheça o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro em http://www.batalhadovimeiro.pt/

+ informações sobre o Prémio nacional de Turismo 2020 aqui: Prémio Nacional de Turismo | Banco BPI

Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro no top 5 do Prémio Nacional de Turismo
Turismo

Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV) recebe selo COME IN

16 novembro, 2020

O Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV) recebe selo de distinção por parte da Central European Initiative (CEI) no âmbito do Projeto COME IN! juntamente com outros museus europeus

Este selo é uma distinção no âmbito da criação de oferta acessível e inclusiva, numa ótica de experiência museológica para todos.

Inspirados na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e na legislação europeia, os promotores desta iniciativa criaram um rótulo mundial atribuído a museus empenhados na acessibilidade, na promoção da democracia, na não discriminação, na igualdade de oportunidades e na cultura acessível.

Com esta distinção, o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro passa, por um período de 5 anos, a ter acesso a uma rede de museus que trabalha os temas da acessibilidade, passa a poder utilizar a etiqueta e slogan do projeto, a ter acesso a material de formação, a poder trabalhar em rede e a beneficiar de intercâmbio de experiências e boas práticas com outros museus do mundo. A distinção vai permitir também a criação de melhores condições para concorrer a outras fontes de financiamento e vai possibilitar que o CIBV beneficie de promoção e visibilidade através de canais de comunicação do COME IN!.

Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV) recebe selo COME IN