Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo

Notícias

Sem resultados a apresentar
Turismo

Já é conhecido o programa do webinar "Paleontologia", a decorrer a 12 de março

10 fevereiro, 2021

O Município da Lourinhã organiza, em março de 2021, um ciclo de webinars intitulado “Turismo, Património e Inovação”, com o objetivo de debater dois temas estratégicos para o território, o Turismo Militar e a Paleontologia.

A realização dos webinars de Turismo Militar e de Paleontologia enquadra-se no âmbito da execução da candidatura à Linha de Apoio à Sustentabilidade (Programa Valorizar), do Turismo de Portugal. Estes webinars são de inscrição gratuita, aqui, e decorrerão, respetivamente, nos dias 9 e 12 de março de 2021, em formato exclusivamente digital no canal de Youtube da autarquia.

Conheça o programa do webinar de "Paleontologia" aqui.

O programa do webinar dedicado ao "Turismo Militar" será comunicado oportunamente.

Já é conhecido o programa do webinar "Paleontologia", a decorrer a 12 de março
Turismo

Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro no top 5 do Prémio Nacional de Turismo

03 dezembro, 2020

O Prémio Nacional de Turismo 2020 é uma iniciativa promovida pelo BPI e o Expresso, que conta com o alto patrocínio do Ministério da Economia e da Transição Digital, o apoio institucional do Turismo de Portugal, IP, e o apoio técnico da Deloitte, enquanto Knowledge Partner. Nesta segunda edição pretende-se distinguir as melhores empresas, práticas e projetos do setor do Turismo em Portugal.

O Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro concorre na categoria de Turismo de Confiança, que pretende eleger projetos que privilegiam a ligação ao consumidor, dando-lhe confiança e garantias nos serviços e experiências turísticas.

Os vencedores serão conhecidos na cerimónia de entrega de prémios que irá realizar-se, de forma virtual, no dia 16 de dezembro.

Conheça o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro em http://www.batalhadovimeiro.pt/

+ informações sobre o Prémio nacional de Turismo 2020 aqui: Prémio Nacional de Turismo | Banco BPI

Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro no top 5 do Prémio Nacional de Turismo
Turismo

Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV) recebe selo COME IN

16 novembro, 2020

O Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV) recebe selo de distinção por parte da Central European Initiative (CEI) no âmbito do Projeto COME IN! juntamente com outros museus europeus

Este selo é uma distinção no âmbito da criação de oferta acessível e inclusiva, numa ótica de experiência museológica para todos.

Inspirados na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e na legislação europeia, os promotores desta iniciativa criaram um rótulo mundial atribuído a museus empenhados na acessibilidade, na promoção da democracia, na não discriminação, na igualdade de oportunidades e na cultura acessível.

Com esta distinção, o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro passa, por um período de 5 anos, a ter acesso a uma rede de museus que trabalha os temas da acessibilidade, passa a poder utilizar a etiqueta e slogan do projeto, a ter acesso a material de formação, a poder trabalhar em rede e a beneficiar de intercâmbio de experiências e boas práticas com outros museus do mundo. A distinção vai permitir também a criação de melhores condições para concorrer a outras fontes de financiamento e vai possibilitar que o CIBV beneficie de promoção e visibilidade através de canais de comunicação do COME IN!.

Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV) recebe selo COME IN
Turismo

9ª Edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã

30 outubro, 2020

O ex-líbris da Lourinhã volta a marcar a agenda da região, num evento que chega dia 12 de novembro, a 17 restaurantes.

A 9ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã tem lugar de 12 a 22 de novembro. Dinamizada pela Câmara Municipal da Lourinhã, em parceria com os produtores Adega Cooperativa da Lourinhã e com vários estabelecimentos de restauração, a iniciativa tem o objetivo de, uma vez mais, promover aquela que é considerada uma das três melhores aguardentes a nível mundial.

A distinção DOC – Denominação de Origem Controlada – é atribuída às aguardentes que cumpram e apliquem o regulamento que estabelece as condições dos solos, as características de cultivo e de tecnologias de vinificação, conservação, destilação, envelhecimento e engarrafamento que devem ser seguidas para que a produção obtida possa usar a menção DOC “Lourinhã”, atribuída pela Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa criada pela portaria 739/2008.

À semelhança dos anos anteriores, a Aguardente DOC Lourinhã volta a ser o elemento de destaque de um diverso rol de pratos gastronómicos criados especialmente para o evento, que poderão ser degustados em 17 restaurantes aderentes da região demarcada.

Para entradas, podem ser apreciadas receitas clássicas como Gambas Flamejadas, Manteiga de azeitona e Mexilhão de cebolada. Existem também algumas opções mais arrojadas como Camarão de Moçambique ou Consommé de peixe, todas elas confecionadas com a aclamada bebida espirituosa da Lourinhã.

Seguindo para os pratos principais, e para aguçar o apetite de todos os visitantes, o cardápio da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC de 2020, conta com uma panóplia de receitas inovadoras, que vão desde Codorniz flamejada, Naco na telha, Caldeirada, Bife mignon adornado com molho do mar perfumado, passando pelo Camarão ao vapor com flor de sal e maionese de alho. Em todos estes pratos é possível encontrar o sabor diferenciador e característico da Aguardente DOC Lourinhã.

Para um final adocicado desta edição, serão também servidas sobremesas capazes de satisfazer os mais apurados paladares, entre as quais o Bolo Sakre com recheio de damasco, o Pudim de coco, Tarte Tatin de maçã reineta com gelado, Brownie de chocolate, Pera Rocha em caramelo salgado e ainda Yukimura Black and White. A inspiração destas receitas é centrada no sabor particular do ex-líbris da Lourinhã, a aguardente.

Além disso, para assinalar de forma original a quinzena gastronómica, o Município da Lourinhã desafiou a Wine on Ice, uma empresa de sorvetes cujo ingrediente principal são vinhos e gins portugueses, para criar um sorvete com a aguardente DOC Lourinhã. Formada por três jovens empreendedores, a Wine on Ice, ambiciona ser a marca de gelados alcoólicos de referência em Portugal tendo, por isso, estabelecido uma parceria com o Chef António Vieira que assina todos os gelados da marca.

A apresentação oficial do sorvete será a 12 de novembro, às 17h00, nas instalações da Adega Cooperativa da Lourinhã, e contará com a presença de João Torres - Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor. Devido ao panorama atual, o número de pessoas no evento será reduzido e mediante a apresentação de convite, contudo, o lançamento do sorvete será transmitido em direto no Facebook do Município da Lourinhã.

“É um orgulho para a região poder concretizar a 9ª Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã. Apesar dos tempos atribulados que vivemos, não podíamos deixar de realizar esta iniciativa e divulgar aquilo de que a nossa região tem de melhor, sendo exemplo disso a nossa aguardente.”, refere João Serra, Vereador da Câmara Municipal da Lourinhã com o pelouro do Desenvolvimento Territorial.

“O sucesso que este evento tem revelado ao longo das suas edições comprova o quão importante é fazermos os esforços necessários para que tudo decorra em segurança, oferecendo aos visitantes pratos saborosos e originais que privilegiam o uso da Aguardente DOC Lourinhã, um produto de excelência apreciado em todo o mundo”, afirma o responsável pela iniciativa.

A 9ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã contará com a participação dos seguintes restaurantes: Alma Nova, Barracão do Petisco, Carlos dos Leitões, Castelo, Chico Neto, Novo Parque, O Zambujo, Os Severianos, Paraíso do Foz, Páteo Ibérico, Pizzaria da Praia, Pizza & Companhia, Pop’s Steak House, Terra à Terra, Vestigium, Vista Mar by Noiva do Mar e Yukimura Sushi Bar.

Sobre a Região Demarcada de Aguardente DOC Lourinhã:

A Região Demarcada de Aguardente Vínica de Qualidade com Denominação de Origem Controlada “Lourinhã” comemorou 28 anos em 2020 (foi criada a 7 de março de 1992) e é composta por cinco municípios (Lourinhã, Bombarral, Óbidos, Peniche e Torres Vedras). A Região, única em Portugal para a produção exclusiva de aguardentes vínicas, é uma das três regiões demarcadas da Europa.
Produtores de Aguardente DOC Lourinhã: Adega Cooperativa da Lourinhã e Quinta do Rol.

Aceda ao cartaz.
Conheça as ementas e atividades da Quinzena.

9ª Edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã